Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2021 - 06:36

Aliar lucro e propósito não é utopia


Alexandre Amorim, cofundador da ASID Brasil e da AGO Social

Lideranças empresariais mostram que é possível obter resultados financeiros positivos ao mesmo tempo em que ajudam a resolver problemas sociais.

É possível gerar impacto e ter retorno financeiro? Cada vez mais, o mercado mostra exemplos de que essa conciliação está longe de ser utopia. Prova disso são as várias redes formadas por empreendedores sociais e empresários que entendem que os resultados financeiros devem ser acompanhados por impacto social positivo. Uma delas é a Meaningful Business, plataforma global para líderes que combinam lucro e propósito em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que, desde 2019, elege pessoas de todo o mundo que mais se destacaram no setor.

O empreendedor social Alexandre Amorim é cofundador da ASID Brasil e da AGO Social e foi eleito pelo Prêmio MB100 2021 uma das 100 lideranças globais que unem lucro e propósito. Ele afirma que as empresas não podem mais ver lucro como fim. “O lucro é, na verdade, o meio para chegar a um resultado que gere impacto positivo, desenvolva e aplique soluções que atendam às demandas da humanidade”.

Especializado na área de empreendedorismo e inovação social em Harvard, Stanford e INSEAD, Amorim fundou em 2020 a AGO Social, empresa que oferece programas de empreendedorismo social na prática para alavancar iniciativas de impacto. —Para fortalecer o ecossistema de impacto social é necessário fomento, desenvolvimento, conexões e investimento. Ficamos muito felizes ao ver que os frutos do trabalho realizado já são reconhecidos, nos dando mais força para seguir nesse caminho e gerar ainda mais transformação social —afirma.

Amorim também aposta na área de investimentos como forma de obter resultados financeiros e, ao mesmo tempo, fomentar o crescimento de outras iniciativas que unem lucro e propósito. Por meio da AGO Social, ele é investidor da Olha o Peixe!, negócio que conecta pescadores artesanais do litoral paranaense e consumidores. Em três anos de atuação, a Olha o Peixe! gerou R$ 445 mil de receita para as famílias pescadoras.

“Acesso ao capital é fundamental para consolidar empreendimentos sociais e aumentar a sua escala”, avalia Alexandre Amorim, que foi eleito pelo MB100 2021 junto a outros quatro brasileiros: Antonio Henrique Dianin (Project Company), Emily Ewell (Pantys), João Leal (Árvore) e Nathalia Arcuri (Me Poupe!).

Segundo Tom Lytton-Dickie, fundador e CEO da Meaningful Business, os MB100 deste ano representam o melhor do que negócios, empreendedorismo e inovação social podem ser. —Essas pessoas estão dedicando seu trabalho para resolver os problemas mais urgentes do mundo, proporcionando esperança e inspiração a todos nós”. O prêmio recebeu mais de 500 indicações de 70 países e fez a seleção com a curadoria de um painel de 21 especialistas, incluindo Nikhil Seth, secretário-geral Adjunto da ONU.

AGO Social — Criada pelos empreendedores sociais Alexandre Barbosa, Araceli Silveira e Alexandre Amorim, a AGO Social é um negócio que tem a missão de construir uma sociedade de impacto social, por meio de conhecimento, capital e conexões. Oferece formação profissional para quem atua ou quer atuar com impacto social e faz investimento em negócios sociais que estão no estágio inicial, além de fornecer mentorias e acompanhamento. | www.agosocial.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira