Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2021 - 10:28

Brasil e Catar, em Comunicado Conjunto, diz Itamaraty


Ocasião da visita oficial do senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, ao Estado do Catar. Em que também o Brasil felicitou o Catar pelos preparativos para sediar a Copa Árabe da Fifa em 2021 e a Copa do Mundo da Fifa em 2022 e colocou à disposição a experiência brasileira acumulada na organização de grandes eventos em anos recentes.

1. A convite de Sua Alteza o Xeique Tamim bin Hamad Al Thani, Emir do Catar, o senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, realizou visita oficial ao Estado do Catar no dia 17 de novembro de 2021(quarta-feira). Os dois líderes mantiveram extensas conversas bilaterais com foco nas relações entre os dois países amigos e discutiram maneiras de aprimorar e desenvolver essas relações em todos os campos. Trocaram opiniões sobre questões e assuntos de interesse mútuo. Essas discussões refletiram as boas relações bilaterais e visões compartilhadas pelos dois países.

2. Os dois líderes enfatizaram a importância do diálogo político bilateral, concordando em continuar a estreitar o relacionamento por meio de visitas de alto nível e de mecanismos de diálogo diplomático. O Senhor Presidente da República convidou o Emir do Catar a visitar o Brasil em data a ser definida por via diplomática.

3. Reconhecendo o potencial existente na economia brasileira e o avançado estágio de desenvolvimento econômico alcançado pelo Catar, os líderes concordaram em examinar maneiras para alçar a parceria econômica a patamar representativo da complexidade de suas economias. Reiteraram a intenção de continuar as negociações do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e do Acordo para Evitar a Dupla Tributação.

4. O presidente do Brasil recordou que sua visita ocorre no ano em quem se celebra o aniversário de 50 anos de independência do Catar. Essa importante data marca o surgimento na comunidade das nações do moderno estado catariano, assim como sua adesão à Organização das Nações Unidas e à Liga Árabe, entre outros importantes organismos internacionais. O líder brasileiro felicitou o governo e a nação do Catar pela efeméride e saudou o notável desenvolvimento alcançado pelo país nas últimas cinco décadas. O líder catariano, por sua vez, congratulou o Brasil por seus 200 anos de independência, a serem comemorados em 2022.

5. Reconhecendo a importância do setor de logística para as cadeias de suprimento globais e para o desenvolvimento econômico de ambos os países, os líderes concordaram em examinar as possibilidades de cooperação bilateral na área, incluindo negociações para a conclusão de um Acordo sobre Transportes Marítimos.

6. Ambos os líderes reforçaram a importância da área de defesa para as relações bilaterais. Declararam a intenção de estudar iniciativas conjuntas na área, com base no Memorando de Entendimento entre Ministérios da Defesa assinado em outubro 2019.

7. Reafirmaram a intenção de construir parceria na área de produtos de defesa envolvendo aspectos comerciais e de pesquisa e desenvolvimento. O Memorando de Entendimento sobre Parceria Estratégica relacionada ao desenvolvimento, produção e comercialização de produtos de Defesa deverá fornecer a base para esta cooperação.

8. Os dois líderes ressaltaram a contribuição fundamental do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação para a ampliação da competitividade de suas economias nacionais. Os líderes manifestaram intenção de explorar as complementaridades dos países no setor e concordaram em dar início às negociações de um Acordo de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação.

9. O Brasil felicitou o Catar pelos preparativos para sediar a Copa Árabe da FIFA em 2021 e a Copa do Mundo da FIFA em 2022 e colocou à disposição a experiência brasileira acumulada na organização de grandes eventos em anos recentes.

10. Ao ressaltarem que o conhecimento mútuo e os laços entre sociedades formam a melhor base para um relacionamento bilateral sólido e resiliente, os líderes concordaram em estimular iniciativas de cooperação nas áreas de cultura, educação, turismo e esportes.

11. Os dois lados intercambiaram opiniões sobre questões regionais e internacionais de interesse mútuo, incluindo a situação política e econômica na América Latina e no Oriente Médio.

12. Sua Excelência, o presidente Jair Bolsonaro, expressou sua apreciação e gratidão à Sua Alteza o Xeique Tamim bin Hamad Al Thani, Emir do Estado do Qatar, pela calorosa recepção e generosa hospitalidade que foi estendida a ele e à delegação que o acompanhou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira