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20/11/2021 - 08:53

IA no varejo: a base para transformação da jornada do cliente


Recomendações personalizadas e interfaces mais inteligentes com os consumidores são algumas das vantagens da aplicação de IA no varejo.

A era da transformação digital trouxe mudanças significativas na sociedade e, naturalmente, impactou o consumo. Os consumidores de hoje são ávidos por tecnologia e sabem exatamente o que desejam , além de querer de imediato, e não aceitam comprar de qualquer marca. Esse desafio pressiona as empresas varejistas por mais inovação para elevar o seu potencial competitivo, porque do contrário, vão perder essa batalha.

Em meio a tantas inovações tecnológicas, a Inteligência Artificial é um dos pilares para a transformação digital. De acordo com dados do IDC, cerca de 1/4 das organizações brasileiras de grande porte aplica IA e Machine Learning (ML) em projetos próprios e a previsão de crescimento é de 30% ainda em 2021.

É verdade que temos um longo caminho para atingir a maturidade da IA no mercado brasileiro. Mas cada vez mais, estamos vendo a aplicação de IA ganhar notoriedade como uma ferramenta para aumentar a eficiência da operação, automatizar processos, reduzir os custos, até melhorar a interface com o consumidor.

Personalização e foco no cliente são muitas vezes vistos como uma boa estratégia de aumentar a competitividade, mas ao tentar gerenciar custos de operação, estoque, usando diferentes softwares, descobrimos que as informações necessárias para atender o cliente de forma consistente e em todos os canais pode não estar disponível.

Transformando a jornada do cliente — A vantagem de contar com uma solução de IA no varejo é a possibilidade de identificar e analisar, com enorme precisão, os padrões de consumo de seus clientes, como produtos mais consumidos, em qual período, fatores que interferem na decisão de compra, tudo de forma mais ágil e eficiente.

Com a detecção dos padrões de consumo do público-alvo, é possível realizar recomendações mais assertivas. Portanto, com mais dados em mãos, é possível oferecer um atendimento personalizado ao cliente, facilitando, inclusive, a sua jornada em inúmeras plataformas, como nas redes sociais, aplicativos, e-commerce, e oferecer informações que ele realmente precisa.

Outro exemplo de IA são os chatbots, que funcionam como assistentes virtuais e têm aprimorado ainda mais a experiência dos clientes. Trata-se de uma ferramenta que fornece atendimento 24/7, fornecendo informações e tirando dúvidas dos usuários em qualquer horário e dia da semana. A agilidade na troca de informações com os consumidores garante uma maior preferência pela marca.

Conforme vimos, a Inteligência Artificial passou a ser um fator fundamental para trazer inteligência ao negócio do varejo, conferindo desde melhor gestão do estoque, redução de custos e aumento da taxa de conversão de vendas. E quando o assunto é aprimorar a jornada do cliente, ela é indispensável.

. Por: Waldir Bertolino, Country Manager da Infor no Brasil.

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