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23/11/2021 - 09:08

Yara Birkeland: 1º porta- contêiner autônomo e livre de emissões do mundo parte para a 1ª viagem


A produtora norueguesa de fertilizantes Yara depois de lançar em outubro de 2021, seu tão esperado “Yara Birkeland”, o primeiro navio porta-contêineres elétrico e autônomo do mundo para transporte livre de emissões. O navio partiu para sua viagem inaugural no dia 19 de novembro (sexta-feira) no fiorde de Oslo.

O primeiro-ministro norueguês Jonas Gahr Støre, junto com o ministro das Pescas e Política Oceânica Bjørnar Skjæran, estiveram presentes para visitar o navio após sua chegada em Oslo.

— Estamos orgulhosos de poder apresentar o primeiro navio porta-contêiner totalmente elétrico e autopropelido do mundo. Ele vai cortar mil toneladas de CO2 e substituir 40 mil viagens por caminhões a diesel por ano — diz Svein Tore Holsether, CEO da Yara.

A Yara trabalha com a empresa de tecnologia marítima Kongsberg no desenvolvimento do navio desde 2017 — um projeto pioneiro que lidera a jornada da indústria de transporte marítimo em direção a operações autônomas e transporte com emissão zero. O projeto quase foi prejudicado pela pandemia Covid-19 , que atrasou a entrega planejada do navio em mais de um ano.

O navio de 120 TEU vai cortar as emissões e reduzir o transporte rodoviário em até 40.000 caminhões por ano, enquanto transporta produtos fertilizantes da fábrica de Porsgrunn da Yara para os portos de Brevik e Larvik na Noruega.

A rota fará com que navegue dentro de 12 milhas náuticas da costa entre os portos de Herøya, Brevik e Larvik no sul da Noruega. A área é gerida pelo sistema VTS das Administrações Costeiras norueguesas em Brevik e as distâncias entre os portos são de aproximadamente 7 nm para Herøya - Brevik e 30 nm Herøya - Larvik.

Rota de Yara Birkeland. Cortesia Kongsberg — O navio foi construído pela VARD e começará a operar comercialmente tripulado a partir de 2022, dando início a um período de testes de dois anos da tecnologia que tornará o navio autopropelido e finalmente certificado como um navio de contêineres autônomo e totalmente elétrico.

O navio será operado a partir do centro de monitoramento e operações de Massterlys em Horten. Massterly é uma joint venture entre a Kongsberg e a Wilhelmsen.

—A Noruega é uma grande nação marítima e oceânica, e outras nações procuram a Noruega em busca de soluções verdes no mar. Yara Birkeland é o resultado do forte conhecimento e experiência que temos no cluster e na indústria marítima norueguesa. O projeto demonstra como desenvolvemos uma inovação líder mundial que contribui para a transição verde e oferece grandes oportunidades de exportação para a tecnologia e a indústria norueguesas —disse Geir Håøy, CEO do Grupo Kongsberg.

Yara Birkeland durante a construção. Foto cedida por Yara — Enova, uma empresa governamental responsável por promover projetos de energia renovável, alocou até NOK 133,5 milhões para o projeto.

— No caminho para uma sociedade de baixa emissão, as emissões dos transportes devem cair a quase zero. Para isso, precisamos de projetos que possam transformar o mercado - projetos que tenham o potencial de abrir o caminho para outros e aumentar o ritmo de mudança em seu setor. Isso é exatamente o que acreditamos que o primeiro navio de contêineres autônomo e totalmente elétrico do mundo fará — diz Nils Kristian Nakstad, CEO da Enova.

Juntamente com a construção da Yara Birkeland, a Yara também iniciou o desenvolvimento de amônia verde como um combustível livre de emissões para transporte marítimo, por meio da unidade Yara Clean Ammonia recém-inaugurada da empresa.

—A energia renovável foi nosso ponto de partida em 1905. Agora, a amônia pode nos trazer de volta às nossas raízes. Nossa grande rede de transporte e infraestrutura existente significa que a amônia tem potencial para se tornar o combustível líder para transporte de longa distância globalmente —disse Magnus Krogh Ankarstrand, CEO da Yara Clean Ammonia.

Como a maior produtora mundial de fertilizantes, a Yara depende da amônia para sua produção de fertilizantes. Ao mesmo tempo, a produção atual de amônia representa 2% do consumo mundial de energia fóssil, correspondendo a cerca de 1,2% do total das emissões mundiais de gases de efeito estufa.

—Como maior produtora mundial de amônia, a Yara lançou um plano ofensivo em escala internacional, tanto para remover as emissões atuais quanto para estabelecer a produção de uma nova amônia limpa — diz Ankarstrand.

Dados principais do Yara Birkeland, fornecidos por Kongsberg — o navio porta- contêineres elétrico e autônomo tem: 79,5 metros de comprimento oam 72,4 metros de comprimento pp, largura mld de 14,8 metros, plataforma de abrigo de profundidade de 10,8 metros, 6 metros de calado (completo), 3 metros de calado (lastro), velocidade de serviço de 6 nós, velocidade máxima de 13 nós. Capacidade de carga de 120 TEU, peso morto: 3 200 mt. Sistema de propulsão elétrico, com hélices de duas cápsulas de azimute, dois propulsores de túnel e bateria: 7 — 9 MWh.

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