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24/11/2021 - 09:50

Virando a página nas vendas: como a inovação potencializa esse processo?


A presença de soluções inovadoras abre portas para uma nova abordagem sobre o relacionamento com o cliente, dessa vez, focada na construção de jornadas transformadoras.

No contexto empresarial, é unânime a necessidade de se adaptar a novas práticas de mercado, com o intuito de manter-se relevante e produtivo em termos competitivos. Historicamente, a área comercial é um grande exemplo de como o ato de mudar pode ser decisivo para o sucesso de determinado negócio, independentemente de seu porte ou segmento. Com isso posto, diante um cenário estabelecido de transformação digital, o fator tecnológico passa a cumprir uma função que vai além do aspecto técnico, servindo de parâmetro para iniciativas estratégicas mais assertivas e, principalmente, capazes de corresponder aos maiores anseios do público-alvo.

Hoje, mais do que nunca, a relação entre empresa e cliente apresenta tons inegáveis de complexidade, exigindo uma postura adaptativa por parte de todos os departamentos corporativos. É importante visualizar a tecnologia como um agente facilitador, que indica meios factíveis de se criar vínculos com os usuários. Porém, o protagonismo ainda é exclusivo às pessoas, em ambas as partes. Se por um lado as organizações estão se movimentando rumo à automatização de processos, o perfil do consumidor não tem permanecido estático, pelo contrário, se encontra em um estágio de engajamento desafiador para o quadro empresarial, acompanhando tendências que surgem a todo instante.

As novas faces da área de vendas — Por muito tempo, ter um produto ou serviço de qualidade era suficiente para alavancar os resultados da empresa em sua totalidade, até servindo como um verdadeiro propulsor para a consolidação mercadológica da marca. Atualmente, apesar de se mostrarem características de valor e que não podem ser menosprezadas, não se tratam mais de condições decisivas no que diz respeito ao crescimento econômico e competitivo da companhia em questão. É preciso transcender esse elemento unilateral e fomentar uma política de comunicação e vendas flexível, que permeie canais diversificados, compreenda as principais dores do consumidor e que reúna os artifícios necessários para conduzir uma jornada de aquisição transformadora. Somente dessa forma será possível fidelizar o cliente.

Não é uma tarefa fácil construir uma cultura comercial quer priorize os objetivos citados anteriormente. Demanda tempo, capacitação e, justificando o título do artigo, um investimento abrangente em ferramentas digitais. A inovação não é o fim, mas o meio para que os profissionais da área encontrem um espaço aberto a interações personalizadas, sempre respaldas por referenciais técnicos obtidos por meio da máquina.

Ser inovador é uma necessidade competitiva — A inovação pode ser traduzida em frentes variadas dentro de uma organização. No setor do Comércio Exterior, por exemplo, o ato de inovar apresenta um certo caráter de urgência, a fim de garantir aprimoramentos no sentido da simplificação e modernização dos processos. Em termos gerais, não se trata de uma novidade passageira, mas uma quebra de paradigmas promissora, voltada para a conquista de resultados cada vez melhores.

Entretanto, é de suma importância compreender que a tecnologia é uma das várias peças que compõem uma governança alinhada com os dias atuais. Uma postura inovadora deve refletir em práticas que respeitem essa linha de raciocínio. A transformação também é cultural e inclui a preparação dos colaboradores, para que os mesmos possam estabelecer relacionamentos enriquecedores com os clientes.

Para concluir, volto a destacar a relevância de se deixar estigmas para trás e normalizar o componente tecnológico e seu impacto para o departamento de vendas, como um objeto corporativo cujo valor é processual, estratégico e competitivo, contribuindo para uma abordagem comercial repleta de assertividade, fato que reduz a ocorrência de ações equivocadas e estimula o uso inteligente de recursos disponíveis. Sem dúvidas, essa é uma medida primordial para gestores preocupados com a estruturação de uma empresa compromissada com um futuro de grandes possibilidades.

. Por: Regiane Menezes, Coordenadora de Vendas na eComex NSI, com mais de 12 anos de experiência na área de vendas consultivas. | eComex — Fundada em 1986, a NSI, agora eComex, desenvolve aplicativos para otimização da gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior. A companhia é integrante do Grupo Cassis, que conta com mais de 250 colaboradores e 3 mil clientes em todo o Brasil.

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