Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2021 - 09:23

Pianista Leonardo Hilsdorf se apresenta com a OSB.


Concerto será na Sala Cecília Meireles, com obras de Beethoven no programa.

Um dos mais prestigiados pianistas de sua geração, Leonardo Hilsdorf é o solista do concerto que a Orquestra Sinfônica Brasileira apresentará no dia 30 de novembro(terça-feira), às 19 horas, na Sala Cecília Meireles. Junto com a OSB, ele interpretará o Concerto para Piano e Orquestra nº2, de Beethoven. Sob a condução do maestro convidado Roberto Tibiriçá, a orquestra executará, ainda, mais duas obras do compositor alemão: A Abertura Coriolano e a Sinfonia nº4.

Escrita no início de 1807, a Abertura Coriolano, em Dó Menor, Op. 62, peça que abre o concerto, é uma daquelas obras em que o gênio tempestuoso de Ludwig van Beethoven se manifesta com toda força. A composição é inspirada em um drama homônimo do dramaturgo Heinrich Joseph von Collin, a quem foi dedicada. A força trágica do drama de Collin é transposto em música com extremo apuro, mas ao invés de contar uma história, a Abertura Coriolano explora a tensão emocional do texto.

Na segunda obra do programa, os ares ficam mais leves e o senso de humor beethoveniano entra em cena com o divertido Concerto para Piano e Orquestra No. 2, em Si Bemol Maior, Op. 19. Cronologicamente anterior ao Concerto para Piano e Orquestra No. 1, a composição passou por várias alterações até chegar à sua forma final.

O último número do espetáculo é a Sinfonia No. 4, em Si Bemol Maior, Op. 60. Por estar inserida entre as colossais sinfonias de Nº. 3 e 5, a 4ª de Beethoven talvez goze de menor popularidade. Trata-se, porém, de uma composição solar e cheia de espontaneidade em que o compositor exibe toda a sua destreza no trato com as formas musicais. Estreada ao lado da Abertura Coriolano, a Sinfonia Op. 60 possui quatro movimentos.

Leonardo Hilsdorf — Um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros, Leonardo Hilsdorf vem se apresentando com sucesso no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Aclamado pela crítica especializada, sua performance foi saudada como ‘fenomenal’ (Fuldaer Zeitung) e ‘encantadora e magistral’ (L’Independent). Por dois anos foi um dos seletos solistas em residência na Capela Musical Rainha Elisabeth da Bélgica, onde trabalhou sob os cuidados de Maria João Pires, sua atual mentora.

Recebeu o 1o prêmio em diversas competições internacionais na Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, México e Brasil. Entre eles, obteve o prestigioso prêmio Nadia et Lilit Boulanger em Paris, e o prêmio especial da União Europeia de Concursos de Música para a Juventude em San Sebastián/Espanha. Em 2016, venceu por unanimidade o 1o prêmio no Concurso Internacional J.J.C Yamaha do México, que lhe rendeu uma turnê por diversos países da América Latina. Mais recentemente recebeu o primeiro prêmio no Festival Verão Clássico em Lisboa, e em 2020, a medalha de ouro no Concurso Internacional de Roma InMusica.

Temporadas passadas incluíram aparições no Concertgebouw de Amsterdan, Flagey e Bozar em Bruxelas, Maison de la Radio em Paris e BeethovenHaus de Bonn, além da Sala São Paulo, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e da Sala Cecília Meirelles. Já se apresentou, entre outras, com a Orquestra Filarmônica da Radio France, Orquestra Royal e Wallonie, Sinfônica de Yucatán e, no Brasil, junto a OSESP, Orquestra Sinfônica Brasileira e Filarmônica de Minas Gerais.

Leonardo é regularmente convidado a participar de festivais e masterclasses ao redor do mundo, incluindo o prestigioso Ravinia Festival nos Estados Unidos, Festival Emil Gilels na Alemanha, Académie de Villecroze na França e o Festival Campos do Jordão no Brasil. Em 2014 foi entrevistado pela renomada revista francesa Pianiste, que também lançou um CD com seu recital ao vivo na Salle Cortot de Paris, e em 2016 foi eleito o Jovem Talento do ano pela Revista Concerto, em votação dos principais críticos de música do Brasil. Gravou para France Musique e Musiq3 na Europa; Rádio e TV Cultura e Rádio MEC no Brasil.

Bacharel em Piano na Universidade de São Paulo, concluiu seu mestrado em Performance no New England Conservatory de Boston, orientado por Wha Kyung Byun e Russell Sherman. Além de um diploma de Concertista outorgado pela École Normale de Paris, Leonardo concluiu em 2018 um segundo mestrado em performance na escola de música de Colônia, Alemanha, na classe de Claudio Martinez Mehner.

Atualmente Leonardo reside em Lisboa, onde paralelamente a sua atividade artística e pedagógica, desenvolve uma tese de doutorado em Estudos da Cultura conjuntamente na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Copenhagen.|www.osb.com.br e, redes sociais.

Programa: Ludwig van Beethoven - Abertura Coriolano em Dó Menor, Op.62| Ludwig van Beethoven - Concerto para Piano No. 2, em Si Bemol Maior, Op.19 | I. Allegro con brio | II. Adagio | III. Rondo. Molto allegro | Ludwig van Beethoven - Sinfonia No. 4, em Si Bemol Maior, Op. 60. | I. Adagio - Allegro vivace | II. Adagio | III. Allegro vivace | IV. Allegro ma non troppo, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Roberto Tibiriçá, regência e Leonardo Hilsdorf, piano.

Orquestra Sinfônica Brasileira e Leonardo Hilsdorf, dia 30 de novembro 2021 (terça-feira), às 19 horas, na Sala Cecília Meireles, Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro. Ingressos: R$ 40,00 (R$20,00 meia. À venda na bilheteria da Sala e no site Sympla. | https://bileto.sympla.com.br/event/69671.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira