Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2021 - 08:43

GE e ISA CTEEP energizam a primeira subestação digital do SIN


A subestação totalmente digital do Sistema Interligado Nacional (SIN) está localizada na cidade de Lorena (São Paulo) e beneficia toda a região do Vale do Paraíba, reconhecida como o principal centro tecnológico de São Paulo. O projeto foi construído com cabos de fibra ótica e sala de controle 30% menor em comparação com as subestações convencionais, reduzindo o impacto ao meio ambiente. O empreendimento garante maior confiabilidade e eficiência para o sistema de transmissão brasileiro.

A divisão de Grid Solutions da GE Renewable Energy comissionou recentemente a primeira subestação digital da rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN) do Brasil. De propriedade da ISA CTEEP, maior transmissora privada de energia elétrica do país, a subestação Lorena (São Paulo, Brasil) tem 1.200 MVA de capacidade instalada e beneficiará toda a região do Vale do Paraíba, reconhecida como o principal centro tecnológico de São Paulo. O empreendimento será capaz de abastecer duas cidades do porte de São José dos Campos (São Paulo, Brasil).

O time de Grid Automation da GE Grid Solutions fabricou e comissionou essa subestação totalmente digital, incluindo a automação da rede e o sistema de proteção com tecnologia de barramento de processos. Essa tecnologia permite que a ISA CTEEP registre os valores medidos dos transformadores, digitalize-os e os envie aos dispositivos de proteção. Os dados digitais são mais fáceis de transmitir e compartilhar entre os dispositivos da subestação em tempo real, permitindo uma melhor utilização dos dados.

— A subestação Lorena representa um marco na transformação digital da ISA CTEEP rumo à Subestação 4.0, essencial para sistemas de energia cada vez mais descarbonizados, distribuídos e digitalizados. Com este novo empreendimento, contribuiremos significativamente com o aumento da confiabilidade, eficiência e sustentabilidade para o sistema de transmissão brasileiro — conta Dayron Urrego, diretor executivo de projetos da ISA CTEEP.

Como a subestação digital é equipada com cabos de fibra ótica, ao invés de conexão ponta a ponta com fios de cobre, o espaço utilizado é 50% menor, em comparação às subestações convencionais, resultando em um impacto ambiental menor. A subestação ainda conta com uma sala de controle 30% menor, o que também reduz esse impacto. Em função do uso de cabos de fibra ótica, os técnicos não precisam intervir diretamente e de forma constante nos circuitos, já que o trabalho de manutenção é realizado diretamente da sala de comando.

— A digitalização do sistema elétrico é fundamental para que milhões de pessoas continuem tendo acesso à energia onde e quando ela for necessária — disse Alexandre Ferrari, líder comercial da Divisão de Grid Solutions da GE na América Latina. —Com avançadas tecnologias digitais, nós reduzimos custos com engenharia, manutenção e instalação, trazendo para o Brasil os benefícios de um sistema de transmissão de energia mais eficiente e confiável—.

O contrato referente ao projeto, que conta com duas linhas de transmissão operando a 500 kV e quatro linhas de transmissão operando a 230 kV, foi assinado em 2019.

A GE energizou outras cinco subestações digitais na América Latina nos últimos anos, na Colômbia, México, Peru e Venezuela. Ao redor do mundo, os times da divisão de Grid Solutions estão atualmente trabalhando para entregar mais de 100 projetos de subestações digitais (barramento de processo). A GE tem um compromisso com o planejamento, design e implementação de tecnologias de rede avançadas, que eletrificam o mundo e aceleram a transição energética em parceria com seus clientes.

Divisão de Grid Solutions da GE — A Grid Solutions, uma unidade de negócio da GE Renewable Energy, atende a clientes globalmente com mais de 13.000 funcionários. A Grid Solutions fornece equipamentos, sistemas e serviços às concessionárias de energia e indústrias em todo o mundo, para levar energia de maneira confiável e eficiente desde o ponto de geração até os consumidores finais. A Grid Solutions está focada em enfrentar os desafios da transição energética, permitindo a conexão segura e confiável das fontes de energia renovável e distribuída à rede. Energizamos o mundo com tecnologias avançadas para redes elétricas e aceleramos a transição energética.

ISA CTEEP — Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 94% do Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil km de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo Multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira