Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2021 - 13:51

A taxa Selic influencia nas transações imobiliárias?


A taxa Selic é um dos fatores que mais influenciam o mercado como um todo. E com o setor imobiliário não é diferente. Esta taxa trata de alguns “juros básicos” dentro das áreas comerciais capazes de influenciar diretamente nos valores que são oferecidos para a clientela, tendo um impacto direto em nossas vendas.

A fim de informar ao caro leitor mais sobre a taxa Selic e como esta exerce grande influência dentro do mercado comercial por inteiro. Este artigo lhe apresentará características fortes desta que acaba por influenciar os preços de, praticamente, todas as áreas do país.

Aproveite e boa leitura!

Ela está diretamente ligada a inflação — A taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, conhecida como Selic, tem grande relação com a inflação, visto que, é através desta que o banco central pode controlar o imposto.

Como a taxa Selic se trata da taxa básica de juros, esta é capaz de restringir o crédito se aumentada, assim, esta freará o consumo do público.

Exemplificando a situação, com o aumento da taxa Selic e a restrição do crédito, os produtos deixam de ser negociados e, como descrito na lei de oferta e procura, os preços destes irão, geralmente, cair e a inflação acabará por diminuir.

Em contrapartida, se a economia do país se encontra estagnada e a inflação controlada em baixos níveis, o governo irá reduzir a taxa Selic. Assim, como os títulos públicos passam a ser desinteressantes para os bancos, estes tendem a oferecer mais crédito, em busca de conseguir uma maior rentabilidade.

Com a maior oferta de crédito no mercado, as empresas e as pessoas podem conseguir realizar os seus projetos, fazendo com que a economia do país volte a girar com uma maior intensidade. Esses momentos são indicados, por exemplo, para fazer um empréstimo com garantia de imóvel e investir na ampliação do seu negócio.

Ela favorece o mercado imobiliário — Quem procurar um financiamento de imóvel, geralmente irá realizar transações de longo prazo. Estas que, em determinadas condições, podem sofrer com reajustes anuais taxados de acordo com o credor.

Mediante a esta realidade, muitas pessoas ficariam com medo de pegar crédito em alguma empresa para conseguir comprar sua casa ou apartamento caso as taxas de juros se tornam-se muito altas.

Por isso, se a taxa Selic se mantiver baixa, as condições de financiamento ficam mais vantajosas a favor do devedor, uma vez que as empresas financeiras também abaixam suas taxas de juros.

Isso porque, a consequência de comprar um imóvel passa a ser muito menor, e sua operação bem menos arriscada, visto que o impacto na aquisição do bem será menor.

Uma curiosidade é que, no começo de 2018, o Brasil chegou a atingir a taxa Selic mais baixa da história,que chegou a apenas 7% ao ano. Em uma comparação histórica, em 2015 esta se encontrava em 14,25% de juros base, valor que era mais que o dobro do ano passado.

Sua baixa aqueceu a indústria — Como o juros básico se encontrava em baixa durante os anos de crise, este favoreceu a indústria ao ponto de que ela pudesse retornar a números, ao menos, satisfatórios. Mesmo que o cenário não fosse o ideal, estamos já um tanto distantes da crise que afetou nosso país.

Uma vez que a taxa Selic afeta diretamente o crédito e, portanto, as transações comerciais dentro do mercado, um produto pode chegar com um valor muito oscilante para o cliente final.

Como, durante a época de crise, em todos os setores houveram baixas, principalmente no imobiliário, o número de imóveis em estoque contabilizados no país ultrapassa a marca de 25%, a taxa Selic se manteve o mais baixa possível para que houvesse incentivo fiscal para as pessoas consumirem.

Assim, este foi um dos fatores mais determinantes para que a melhora pudesse ser feita de maneira bem sucedida. Ainda estamos longe dos preços que gostaríamos de chegar, como consumidores, mas o mercado mostra, dia após dia, uma expressiva melhora em relação aos anos árduos de desemprego em alta.

Mesmo que o maior prejuízo dentro do mercado imobiliário não tenha sido por conta do desemprego, este ainda influenciou em 10% da perda total. Número este que, quando colocamos em escala nacional, não é nem um pouco baixo.

Assim, é tão importante para a indústria que haja aumento na taxa Selic, evitando que estoques sejam esgotados, quanto baixas, para incentivar o público a realizar suas compras.

Ela é um fator determinante — É tamanha a importância desta taxa que ela é capaz de influenciar diretamente no mercado comercial, lhe proporcionando respiros em épocas difíceis. A taxa Selic existe na realidade de todo o brasileiro, e contribui para cada produto que uma pessoa consome.

Como vimos, essa é, sem dúvidas, um indicador para ficar de olho, especialmente para quem quer investir em imóveis. Um imóvel é uma aquisição bastante vantajosa e ainda que você precise fazer um empréstimo com garantia para concluir esse negócio, ele com certeza valerá a pena.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira