Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2021 - 13:51

Cheque especial: o que fazer para ele não te prejudicar?


Cheque especial é tido como vilão por muitos. Afinal, este é fácil de conseguir, visto que é pré-aprovado, e acaba sendo utilizado de maneira leviana, sem que as pessoas pensem previamente em seus juros.

Além disso, este também é tido como uma tática predatória, onde os bancos oferecem tal recurso a fim de tirar o dinheiro de seus clientes, ocasionando prejuízos em seus orçamentos, visando apenas o lucro.

Por conta disso, no artigo de hoje, apresentaremos para você, nosso caro leitor, o que fazer para evitar que o cheque especial prejudique seu orçamento, fazendo com que consiga fugir dos juros.

Aproveite e boa leitura!

Como evitar que ele prejudique seu orçamento? Nem sempre nos encontramos em um momento bom em nossas vidas. As adversidades aparecem para nos ensinar lições que precisamos aprender. Entretanto, em muitos casos, quando o dinheiro está envolvido, sua urgência acaba sendo mais evidente.

Por conta disso, nestes momentos, o uso do cheque especial pode ser sim justificável. Entretanto, o problema de verdade é quando tornamos isto em um hábito, sempre buscando pelo auxílio deste, fazendo com que o cheque especial prejudique o orçamento.

Afinal, suas taxas de juros são as maiores entre as diversas opções de crédito que possuímos em serviços ao nosso dispor. Além disso, por já estar disponibilizado em nossa conta, muitos dizem que essa é uma das armadilhas mais fácil de se cair, fazendo com que a gente nem pesquise outras alternativas, como o empréstimo com garantia de imóvel , que são mais vantajosas.

Por conta disso, apresentaremos algumas dicas para evitar que tal cenário acabe se desenhando em sua vida. Além disso, estas também o permitirão reorganizar as suas finanças, caso os problemas por conta do deste serviço já tenham começado a aparecer.

Se utilizar, pague o quanto antes possível — Para pagar este sem a adição de grandes juros, o que irá causar o maior impacto em seu orçamento, é preciso se planejar para realizar a quitação do valor da melhor maneira possível.

Procure quitar esta de maneira antecipada. Se possível, torne-a uma de suas prioridades para serem pagas. Quanto antes for feito, menor serão os juros cobrados em cima do valor utilizado.

Use com consciência e responsabilidade — Como dito anteriormente, é preciso ter muita sabedoria para se utilizar deste de maneira certa. Precipitação ou uso indevido apenas irão lhe trazer uma bola enorme de neve, chamada dívida. Para se usar seu cheque especial de maneira apropriada, defina que o mesmo somente será utilizado para situações emergenciais, ou seja, quando não existir nenhuma outra saída para evitar sacar ou passar o cartão.

Ter uma reserva de emergência ajudará muito a prevenir este cenário. Ainda sim, não é sempre que podemos poupar com este objetivo ou ainda prever o dia seguinte, onde o valor dentro de suas economias não seja o suficiente para lidar com suas dívidas sem usar deste.

Se a emergência que você está passando demanda um valor maior, é mais aconselhável recorrer a um empréstimo com garantia. Isso porque, esse tipo de saída costuma oferecer menos juros e um período maior de carência para que você organize suas finanças.

Não use para valores absurdamente altos — Uma das piores práticas, além da criação do hábito de utilização do cheque especial, é realizar saques absurdos através deste dispositivo. Quando dizemos que os juros deste são um dos mais altos, está longe de ser brincadeira.

E como o juros é proporcional ao que foi retirado da reserva pré aprovada em sua conta, logo, em casos deste tipo, os tributos correrão mais acelerados, fazendo com que, em pouco tempo, esta dívida já não seja controlável.

É preciso estar muito atento à quantia de saldo presente em sua conta, e lembrar que este é um último recurso, para evitar situações desagradáveis tal como o corte da luz de sua casa.

Dê preferência ao cartão de crédito — Ainda que isso pareça soar como se estivesse trocando seis por meia dúzia, isso está longe de ser uma verdade. O cartão de crédito, ainda que possua suas taxas, ainda é muito mais interessante do que o cheque especial.

Principalmente para pequenas compras do cotidiano. Ainda que o mesmo não seja não possa pagar contas, fora alguns casos, isto irá lhe impedir de realizar compras de maneira que não se preocupe com o dia de amanhã.

Além disso, o limite acaba sendo um fator regulatório benéfico, visto que, ao estourar o cartão, a pessoa está sujeita a somente usá-lo no mês que vem. Fazendo com que a mesma controle melhor o que compra.

Além disso, a conta deste faz com que as pessoas se atentem a seu consumo, lembrando sempre de o quanto estão a comprar no mesmo. Informação esta que pode ser vista, geralmente, no aplicativo da companhia responsável por seu cartão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira