Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2008 - 08:05

Sociodrama nas organizações


Na contramão da competitividade no ambiente de trabalho, onde se suprimem a criatividade, a espontaneidade e a satisfação pessoal, a obra de Joceli Drummond e Andréa Claudia de Souza propõe condutas de valorização da iniciativa individual em benefício da produtividade. Elas apresentam exercícios de psicodrama desenvolvidos com base nos conceitos de Moreno para superar conflitos e integrar equipes.

Ao aliar a espontaneidade almejada por J. L. Moreno aos recursos do sociodrama, o livro Sociodrama nas organizações lançamento da Editora Ágora, trata da necessidade de resolver entraves do cotidiano das empresas por meio do aprimoramento individual. As autoras Joceli Drummond e Andréa Claudia de Souza sugerem novas possibilidades para o bom desempenho pessoal e profissional, usando as técnicas de psicodrama para solucionar conflitos com o auxílio de exercícios e dramatizações. O lançamento do livro acontece no dia 19 de junho, quinta-feira, na Livraria da Vila – Madalena (Rua Fradique Coutinho, 915), a partir das 18h30, no piso inferior.

Didaticamente, a obra explica o psicodrama, o sociodrama e a aplicação de seus recursos na estrutura organizacional. “No contexto atual, o sociodrama surge como inovação para administrar conflitos e sistematizar os relacionamentos grupais, provocando a reflexão dos colaboradores”, afirmam as autoras. Ao acompanhar a evolução do mercado de trabalho e suas tendências, as especialistas avaliam que as corporações devem privilegiar a contribuição espontânea e autêntica em benefício dos bons resultados.

“Ainda vemos empresas em que a busca de resultado faz que os profissionais permaneçam estressados e infelizes com a rapidez e o estado de alerta necessários para dar conta das constantes demandas e iniciem caminhos que possam trazer resultados com menor esforço. A busca de equilíbrio entre resultado e satisfação é a busca atual das empresas que se orgulham de ser as melhores para trabalhar”, afirma Joceli Drummond.

Seguindo as teorias de J. L. Moreno, que refutam o comportamento robótico em detrimento da flexibilização, as autoras dão diversas demonstrações de como aplicar o sociodrama nas empresas. O livro é indicado para profissionais de RH, gestores, consultores, estudantes de psicologia, psicodramatistas e demais agentes das relações institucionais.

As autoras - Andréa Claudia de Souza é psicóloga pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (Universidade Metodista de São Paulo – Umesp), psicodramatista didata pela Potenciar Consultores Associados, psicodramatista pela Potenciar Consultores Associados, especialista em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e técnica acadêmica em Dança pela Escola Manon Freire Giorgi. Cursa o mestrado em Psicologia da Saúde na Umesp, é membro da Diretoria de Ensino e Ciência da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap) e colaborou no projeto “Sexualidade” do Hospital das Clínicas. Presta consultoria para diversas empresas, entre elas Sodexho e Roche, e também para a Secretaria da Agricultura, a Secretaria da Educação, os Correios, o Colégio Singular, a MSA do Brasil e as prefeituras de São Bernardo e Santo André.

Joceli Drummond é licenciada em Pedagogia e Psicologia Educacional, com especializações em: Psicodrama Reverso SP Direct Group pelo Instituto Moreno de Beacon (EUA); Operações Lógicas pelo Sacré Coeur de Lindthout (Bélgica); Nosologia pelo Instituto J. L. Moreno (Argentina); Círculo de Controle de Qualidade pelo Instituto Llorenzo Torres (México); Assertividade pela Universidad Nacional Autónoma de México; Creative Problem Solving pelo Creative Problem Solving Institut (EUA); e Fenomenologia e Psicodrama Pedagógico – Reverso pela Universidade de São Paulo. É também mestre em Administração, Comunicação e Educação pela Universidade São Marcos e professora da pós-graduação da Fundação Getulio Vargas e da Faculdade de Jaguariúna. Presta consultoria para diversas empresas, como Petrobras, Rede Globo, Sodexho (Brasil e Chile), Roche, Porto Seguro, H.Stern (Brasil e Alemanha) e MasterCard, e também para a Secretaria da Agricultura, a Secretaria da Educação, os Correios, o IBGE, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco). É autora de Liberdade e criatividade (Editora Aquarius) e colaborou com um capítulo no livro Intervenções grupais nas organizações, organizado por Heloisa Fleury (Editora Ágora, 2005).

Sociodrama nas organizações, lançamento pela Editora Ágora, 184 páginas, ISBN: 978-85-7183-036-3 | Atendimento ao consumidor: (11)3865-9890 | Site: www.editoraagora.com.br. Por R$ 36,50 | O lançamento do livro acontece no dia 19 de junho, (quinta-feira), a partir das 18h30, na Livraria da Vila – Madalena, S. Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira