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03/12/2021 - 04:35

MAR se torna espaço no Rio de Janeiro da Co.Liga


A Escola virtual de economia criativa terá lançamento regional nesta sexta-feira, dia 3, e vai debater potencial do setor no estado com organizações sociais e autoridades

O Museu de Arte do Rio se tornará oficialmente um Co.Ligado da escola digital de Economia Criativa Co.Liga. O lançamento regional no Rio de Janeiro será no dia 03 de dezembro (sexta-feira), no MAR. O evento vai reunir representantes da Secretaria de Cultura da cidade do Rio de Janeiro, gestores e Conselhos Municipais de Juventudes de todas as regiões do estado, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias. O objetivo do encontro é discutir oportunidades de potencializar iniciativas de Economia Criativa, conhecer a proposta da Co.Liga e traçar estratégias para contribuir com o acesso à educação profissional dos jovens. A imprensa pode acompanhar o evento presencialmente a partir das 17 horas no auditório do MAR.

A Co.Liga Foi criada para conectar jovens, profissionais e empresas dos diferentes espaços de atuação, através de uma plataforma digital que oferece cursos gratuitos e outras soluções para facilitar a inserção produtiva dos jovens. O principal objetivo é fortalecer as parcerias institucionais com os agentes públicos e empresas locais.

A programação conta com painéis e apresentação cultural. Participam da mesa de debate Raphael Callou, Diretor e chefe da representação da OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) com o tema “Panorama da Economia Criativa num recorte Nacional e Internacional”; João Alegria, gerente- geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, que falará sobre “A Solução Co.Liga E a Inclusão Produtiva”; Ana Cristina, assessora de Economia Criativa na Secretaria de Cultura do, abordando um contexto das políticas públicas; Erinaldo Batista das Chagas, Superintendente de Juventude do Estado do Rio de Janeiro; Isabela Souza, Diretora do Observatório de Favelas, com o tema “Economia Criativa e Impacto Social”; Salvino Oliveira, Secretário de Juventudes do Rio de Janeiro, que fala sobre "Juventudes e Territórios"; Larissa Garcez, representante da Forjuve, abordando a questão da “Descentralização da Cultura e a Potência da Economia Criativa no Estado do Rio de Janeiro”; e Taísa Machado, da Afrofunk Rio, trazendo a perspectiva de gênero e afrocentricidade para pensar a economia criativa. Neste evento, a Co.Liga conta com o apoio do Conjuve, Forjuve, Juv Rio E Cojuerj.

Escola vai conectar jovens às oportunidades nas empresas — Co.Liga é uma parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) com a Fundação Roberto Marinho e se organiza nos eixos de educação, trabalho e comunidade, oferecendo conteúdo educacional desenvolvido por profissionais do mercado; mentores para apoiar a formação dos estudantes; oportunidades de trabalho oferecidas por empresas e uma comunidade de ‘co.legas’ para trocar ideias. Atualmente a escola virtual oferece cursos livres de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa – Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais — e temas transversais que dialogam com todos os setores, como empreendedorismo, cidadania e elaboração de projetos culturais. Os conteúdos foram desenvolvidos por nomes reconhecidos em suas áreas e entre as opções segmentais estão desde fotografia, design para web e roteiro audiovisual até turismo para cidades criativas, passando por produção musical, produção de infográficos e muitos outros. Todos os cursos são on-line e gratuitos: cada estudante escolhe sua trajetória e acessa quando e onde puder, por celular ou computador.

No eixo do trabalho, a escola promove a conexão dos estudantes com o mercado: empresas, gestores, produtores, desenvolvedores e empreendedores ‘coligados’ vão oferecer, na própria plataforma, oportunidades de trabalho para os estudantes, a partir de uma rede de parcerias estratégicas organizada pela Co.Liga. Os estudantes também poderão compartilhar seu portfólio na plataforma coliga.digital.

Lançamento regional da Co.Liga, escola digital de economia criativa, no Rio de Janeiro, dia 03 de dezembro de 2021 (sexta-feira), no Auditório do Museu de Arte do Rio, das 17h às 18h30.

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) — A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) tem como objetivo principal a cooperação entre países ibero-americanos no campo da educação, ciência e cultura com vistas ao desenvolvimento integral e sustentável.

Com centenas de projetos ativos com entidades públicas, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outras organizações internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação na Ibero-América. Na área da cultura, a OEI implementa diversas ações de cooperação técnica na região, tais como as reuniões periódicas de alto nível, particularmente as Conferências e Cúpulas Ibero-americanas de Cultura; na elaboração de projetos, acordos e agendas regionais, como a Carta Cultural Ibero-americana (CCI); e por meio de programas e projetos técnicos com os Estados membros, com foco principal nas atividades de capacitação de agentes culturais, acesso à cultura, formação de redes e novos negócios em economia criativa.

A Fundação Roberto Marinho inova, há 40 anos, em soluções de educação e cultura para não deixar ninguém para trás. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de desafios que impactam a vida de milhares de jovens brasileiros, como distorção idade-série, evasão escolar e inclusão de jovens no mundo do trabalho, visando contribuir para uma sociedade mais ética, inclusiva, sustentável e solidária.

O Museu de Arte do Rio — Iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro deste ano, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. “A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil.

Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação.

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor como patrocinadora master e a Bradesco Seguros como patrocinadora, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Escola do Olhar conta com o apoio do Itaú, da Machado Meyer Advogados e da Icatu Seguros via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, é também patrocinada pelo Grupo GPS, RIOgaleão, ICTSI Rio Brasil, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e HIG Capital. O Instituto Olga Kos patrocina os recursos de acessibilidade do MAR.

O MAR conta ainda com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. | www.museudeartedorio.org.br

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