Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2021 - 08:04

Cruzeiros aquecem a economia carioca na temporada 2021/2022


A partir de dezembro, o Pier Mauá receberá 22 navios com aproximadamente 165 mil pessoas.

É com muita alegria que o setor marítimo recebeu a notícia divulgada no mês de outubro, pelo Ministério do Turismo, sobre a liberação dos cruzeiros, que voltam a navegar por águas brasileiras neste verão. A temporada 2021/2022 vinha sendo mais esperada do que nunca por conta da inércia que tomou conta do setor em todo o mundo devido à pandemia covid-19. Mas, depois de muita luta, a temporada na Cidade Maravilhosa está liberada e teve início no dia 04 de dezembro no Pier Mauá, com o navio MSC Preziosa, e termina em maio de 2022 com o Navigator of the Seas, que chega no dia 11 e segue viagem no dia seguinte.

Para a temporada 2021/2022 são esperados no Pier Mauá 22 navios, com aproximadamente 165 mil passageiros, o que beneficia muito o turismo local, porque os cruzeiros proporcionam uma espécie de degustação, despertando em muitos turistas, que possuem um tempo curto para desfrutar de tantas atrações na Cidade Maravilhosa, a vontade de voltar para passar mais tempo na região.

O Porto do Rio de Janeiro tinha expectativa de receber 400 mil turistas entre novembro de 2020 e abril de 2021, antes da covid-19, — o que não se confirmou pro conta das novas variantes. Na temporada 2019/2020 foram mais de 357 mil pessoas desembarcando no período de 20 de outubro de 2019 a 15 de março de 2020, sem contar os embarques. No total o movimento no Pier Mauá para a nova temporada foi muito bom, — fechando com 100 atracações, 32 navios, sendo 24 internacionais e oito nacionais. Seis deles vieram ao Rio de Janeiro pela primeira vez.

Segundo a Clia Brasil, em 2019, os cruzeiros foram responsáveis por um impacto de R$ 2,08 bilhões na economia brasileira, além da geração de cerca de 32 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Para essa temporada são esperadas 57 atracações e 22 navios, sendo 18 internacionais e quatro nacionais. Se tudo correr bem, o turismo marítimo deve injetar US$ 50 milhões na capital fluminense.

A partir da aprovação pelo governo federal, o terminal internacional de cruzeiros do Pier Mauá iniciou com seus principais clientes externos (armadores) e parceiros internos (Receita Federal; Polícia Federal; Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anisa); Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), entre outros) os procedimentos necessários para atender todos os protocolos que a Anvisa apresentará em breve.

Neste cenário, pelo menos na retomada, os cruzeiros serão diferentes do que costumavam ser. As grandes armadoras já se organizaram e implementaram uma série de procedimentos para voltarem a realizar seus roteiros com total segurança. Controle de passageiros, incluindo teste de covid-19 no terminal antes do embarque, higienização das embarcações e prevenção da proliferação de doenças são algumas das medidas adotadas.

Américo Rocha, diretor de operações do Pier Mauá, comenta entusiasmado e muito feliz com a liberação: —Agora pudemos recontratar parte de nossos colaboradores que, sem receita e com dor no coração, tivemos que desligá-los, com a promessa que estamos cumprindo contratando-os novamente. Mantivemos a manutenção de nossos equipamentos e prédios nas melhores condições de sempre, já que a esperança em voltar a recepcionar nossos passageiros era enorme e quase certa. E o outro lado bom é que os cruzeiros estão com preços bem acessíveis. Vale uma consulta nas agências de viagens para adquirir um bom pacote e realizar uma verdadeira trip dos sonhos no verão!—.

Destinos — Além do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Búzios, Cabo Frio, Ilha Grande, Santos, Balneário Camboriú, Fortaleza, Ilhabela, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife, Ubatuba, Salvador e Ilhéus são outros destinos queridos e bem requisitados pelos brasileiros.

Mais detalhes, programações, clique no Banner do Píer Mauá ao lado neste Canal Turismo de Negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira