Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/12/2021 - 08:04

BNDES e Coca-Cola Brasil doam refrigeradores de vacinas


Para mais de 400 municípios com baixo índice de desenvolvimento. Doação beneficiará cerca de cinco milhões de pessoas em cidades de pequeno porte com menores IDH e níveis de cobertura vacinal.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiará com R$ 3,5 milhões não reembolsáveis o projeto “Refrigeradores para Armazenamento de Vacinas”, apresentado pela Coca-Cola Brasil. O mesmo valor será aportado pela The Coca-Cola Foundation, o braço social da empresa, somando um total de R$ 7 milhões. O apoio representa a continuidade do projeto “Matchfunding Salvando Vidas”, criado pelo Banco em 2020, e que já está em sua segunda fase.

Com os recursos, estima-se que sejam adquiridas mais de 400 câmaras refrigeradoras, que possuem tecnologia inovadora para a conservação de imunobiológicos. Os primeiros 151 equipamentos já começaram a ser entregues, contemplando 106 municípios do Nordeste e 25 da região Norte (86% do total). As câmaras, registradas e aprovadas pela Anvisa, mantêm imunizantes em temperaturas que variam entre 2ºC e 8ºC e servem para o armazenamento futuro de todos os tipos de vacinas utilizadas no país, não somente contra a covid-19.

A doação cria ou reforça a estrutura de imunização de mais de 400 municípios brasileiros, beneficiando cerca de cinco milhões de pessoas. As cidades escolhidas têm população inferior a 20 mil habitantes, menor índice de cobertura vacinal e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) — critérios definidos pela equipe do Salvando Vidas em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Para o diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha, —o projeto possibilita um maior acesso às vacinas para populações carentes, tanto para a vacinação contra a covid-19, quanto para as vacinas que integram o Programa Nacional de Imunização (PNI), com foco principalmente nas regiões Norte e Nordeste. É um projeto especial do Salvando Vidas porque deixa um legado estrutural para os municípios, melhorando a saúde e qualidade de vida dos brasileiros—.

Esta não é a primeira vez que a Coca-Cola Brasil se soma aos esforços do combate à pandemia. Em parceria com o movimento Unidos pela Vacina, a empresa doou refrigeradores e outros equipamentos para 57 municípios amazonenses.

Segundo Silmara Olivio, diretora de Relações Corporativas Cone Sul na Coca-Cola América Latina, —a vacinação, seja contra a Covid-19, gripe ou febre amarela, é uma importante ferramenta de proteção à vida e sempre fará parte da nossa existência—. E acrescenta: —Por isso, estamos empenhados em ajudar os municípios mais vulneráveis a vencer a distância em relação aos grandes centros no combate à pandemia de covid-19, além de colaborar para que consigam manter, no longo prazo, outros programas de imunização—;

A vacinação contra Covid-19 é uma medida importante no combate à doença, no entanto, o índice de imunização entre as regiões brasileiras mais necessitadas e geograficamente afastadas, além de áreas pobres e populosas do planeta, ainda é baixo. Diante deste cenário, o BNDES considera que a situação continua merecendo atenção especial: —A parceria entre BNDES e Coca-Cola no Matchfunding Salvando Vidas reforça a importância da colaboração entre diversos atores para o alcance e a eficiência de ações sociais e ambientais. Esse é o caminho que estamos trilhando no BNDES para ações ASG— afirmou Petrônio Cançado, diretor do banco responsável pelo Departamento de Relacionamento de Impacto com o Setor Corporativo.

O projeto da Coca-Cola Brasil atende à política do BNDES de distribuição para as instituições de saúde e às normas do regulamento de compras e contratações do Salvando Vidas, o que mantém a transparência e comprova a economicidade na compra dos equipamentos. Os recursos do projeto são repassados à Sitawi Finanças do Bem, organização especializada na gestão de recursos filantrópicos para impacto social. Já o processo de aquisição das geladeiras, escolhidas de acordo com as especificações para atender cada município, é realizado na plataforma da Bionexo do Brasil, que conecta fornecedores e compradores de produtos médicos, garantindo transparência e redução de custos.

O Matchfunding Salvando Vidas foi criado pelo BNDES, que se responsabiliza pelo aporte de R$ 1 a cada valor igual doado por empresas do setor privado. O fundo destina-se a apoiar hospitais públicos e filantrópicos no combate à Covid-19 e é considerado um dos maiores programas de matchfunding do país. O projeto já captou R$ 130 milhões desde sua criação. Entre seus principais resultados estão a doação de 59 milhões de EPIs, 15 usinas e 217 cilindros de oxigênio e 337 equipamentos médicos, beneficiando 779 hospitais públicos e filantrópicos que atendem o SUS.

O BNDES — Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.

Coca-Cola Brasil  — O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua. 

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira