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01/06/2008 - 08:22

Boa iluminaçao, sinônimo de boas vendas

Pesquisas revelam que cerca de 85% das decisões de compra são tomadas no PDV. Por isso, a iluminação, principalmente dos supermercados, pode fazer toda a diferença. De olho no cenário, a Osram apresenta novas tecnologias para esse tipo de aplicação.

Ao ir ao supermercado o consumidor não quer somente comprar os itens da lista que leva nas mãos, mas também freqüentar um local aconchegante e prazeroso para passar o tempo. Cabe justamente ao comerciante "criar o clima" para o cliente se sentir à vontade e, principalmente, motivado a comprar mais. Bom, é saber que isso é possível com o auxílio da iluminação. Melhor, é poder contar com a tecnologia da OSRAM para oferecer lâmpadas econômicas e eficientes para essa situação.

Em busca desse "clima ideal", vale a pena ter alguns cuidados com a iluminação, aproveitar suas cores e distribuir as mercadorias na loja de modo a otimizar o resultado obtido com a luz selecionada para cada ponto estratégico do supermercado. O objetivo é tornar a loja um ambiente mais agradável e atraente para as compras.

Uma iluminação direta para todo o salão de vendas e caixas, além da luz pontual para ilhas de serviços como horti-fruti, padaria, e outros são as mais importantes nesse local. De acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a área das gôndolas deve ter uma iluminação mínima de 500 lux; a seção de check-outs, 800 lux; e o estacionamento, 50 lux.

Na maioria das aplicações são utilizadas lâmpadas de temperatura de cor mais elevada, acima de 4.000K, e com boa reprodução de cores, pois é essencial que o consumidor consiga visualizar as tonalidades dos alimentos. No passado, era mais comum o uso de lâmpadas de multivapores metálicos, porém devido à evolução da linha de fluorescentes tubulares nota-se agora o uso cada vez maior destas lâmpadas, principalmente o sistema T5 HO (High Output) que permite o uso em pé-direito mais elevado, como é o caso da rede de supermercados Wal Mart.

A empresa aplicou lâmpadas fluorescentes Osram T5 Lumilux HO de 54W em toda a extensão da loja, cujo pé direito é de 5,5m. “Anteriormente, tinha-se a idéia de que uma boa iluminação era uma iluminação forte, mas hoje, o que conta mesmo é a eficiência dos produtos aplicados e isso só se encontra em fornecedores idôneos, que vendam produtos de alta tecnologia e valor agregado”, afirma Sérgio Henrique, gerente de energia do Wal Mart.

Esta tecnologia é muito mais eficiente e tem uma durabilidade superior às lâmpadas de multivapores metálicos, reduzindo também os gastos com manutenção. Outro fator de destaque é a tonalidade de luz, normalmente adotada a luz fria, bem como a reprodução de cores. “Com a implantação desse sistema há uma redução de cerca de 30% no consumo de energia, sem perder o nível de iluminância, pois a iluminação, além de ser um atrativo para o cliente, é importante para que ele tenha uma boa visão dos produtos”, complementa Sérgio Henrique.

Atrair olhares mais atentos e, consequentemente, aumentar as vendas é o objetivo de todos os comerciantes. Preço e produtos todos os supermercados têm, mas vale lembrar que o grande desafio é criar uma atmosfera que atraia o cliente e, principalmente, o estimule a comprar.

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