Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/12/2021 - 09:15

Naturgy e Minsait, premiadas por enertic por sua solução "verde"


Para prevenir incêndios através da visão artificial. Fire Detection, proposta vencedora na categoria “Predictive Maintenance” do Enertic Awards 2021, é um sistema que aplica Inteligência Artificial e que, a partir do topo das torres elétricas, permite uma vigilância 360º para detectar incêndios de forma antecipada em grandes massas florestais. A solução é alimentada com energia solar, o que reduz as emissões de CO2, e inclui um software que minimiza seu consumo após cada operação.

Fire Detection, a solução “verde” para a detecção antecipada de incêndios através de Inteligência Artificial e Internet of Things (IoT) foi premiada na IX edição do enerTIC Awards, na categoria de “Predictive Maintenance”. O projeto foi desenvolvido pela UFD, distribuidora de eletricidade do grupo Naturgy, e Minsait, uma empresa da Indra.

O enerTIC Awards, que organiza há nove anos a Platform enerTIC, tem como objetivo identificar, premiar e divulgar casos de sucesso e boas práticas inovadoras que sirvam de referência para avançar e sensibilizar sobre as oportunidades que a digitalização oferece na melhoria da eficiência energética e da sustentabilidade.

A premiação é um reconhecimento ao compromisso da UFD e da Minsait nessas áreas, refletida no desenvolvimento de um projeto tecnológico inovador que prioriza a proteção do meio ambiente e o uso de energias renováveis para reduzir as emissões poluentes.

Fire Detection é uma solução inteligente, baseada na plataforma Onesait Phygital Edge da Minsait, que utiliza torres e linhas de eletricidade como torre de vigilância e facilita o controle 360º da massa florestal para detectar possíveis incêndios em questão de segundos e com total confiabilidade em grandes áreas de vegetação, mesmo em áreas de difícil acesso. O sistema envia alertas que são processados por meio dos recursos edge computing da plataforma, um modelo que aproxima a computação de dados do local onde são necessários para melhorar os tempos de resposta e economizar banda.

A redução das emissões de CO2 é outro dos grandes benefícios da solução, uma vez que é movida a energia fotovoltaica e a armazena para garantir o seu funcionamento 24 horas por dia, todos os dias do ano. Além disso, possui um software de controle que permite ao sistema hibernar após cada operação para minimizar o uso de energia.

Graças aos algoritmos de Inteligência Artificial, Fire Detection é capaz de analisar e extrair informações em tempo real das imagens obtidas nas câmeras localizadas nas torres de alta e média tensão e identificar indícios de fogo e fumaça. Se o resultado for positivo, o sistema transmite um aviso à central de controle com a identificação da câmera, a orientação em que foi tirada, a imagem e a zona de detecção destacadas.

Além disso, ele incorpora sensores IoT que ajudam a reduzir os "falsos positivos" e otimizar os recursos de energia armazenados. Ou seja, medem temperatura, umidade e pressão atmosférica para evitar a realização de imagens em condições meteorológicas incompatíveis com o risco de incêndios e para potencializar sua captura quando houver alto risco de ocorrência de incêndio.

Fácil implantação — Fire Detection é um sistema facilmente escalonável e fácil de implantar que permite a obtenção de imagens em grandes áreas de ambientes naturais. Na verdade, o alcance das câmeras para detectar pequenos incêndios é de cerca de 2 quilômetros.

Fire Detection também permite hospedar algoritmos para monitorar o estado das próprias torres elétricas, avaliar o comportamento das infraestruturas em condições meteorológicas extremas ou detectar incursões em áreas restritas por segurança. Além disso, sua aplicação para controlar constantemente a velocidade do vento na seleção de novos locais de parques eólicos está sendo estudada.

A Comissão Técnica da Plataforma enerTIC avaliou os mais de 100 projetos apresentados e escolheu os vencedores em cada uma das categorias premiadas, tendo em consideração os seguintes critérios: grau de inovação aplicada, usabilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação, impacto na redução de energia, consumo e emissões de CO2, exemplares ou aplicabilidade em outras organizações/ambientes e uso de métricas e indicadores de melhoria.

A contribuição para os objetivos de sustentabilidade em seus múltiplos aspectos de redução da pegada de carbono, economia circular e impacto social é um dos principais desafios do Phygital, novo vetor estratégico para o crescimento da Minsait, que também busca melhorar a eficiência, rentabilidade e flexibilidade das operações em todos os tipos de ativos, produtos e infraestruturas físicas e transformam a interação das pessoas com o mundo físico, unindo informações reais e virtuais.

UFD (grupo Naturgy) — A UFD é a terceira maior operadora de distribuição de energia elétrica da Espanha, com 3,8 milhões de pontos de abastecimento e 114.000 quilômetros de linhas de transmissão. Há anos vem incorporando novas tecnologias em suas redes elétricas para torná-las cada vez mais inteligentes. O esforço de investimento realizado na Espanha nos últimos anos permitiu-lhe reforçar a sua infraestrutura, prestando serviços digitais mais respeitosos ao ambiente e melhorando a qualidade do fornecimento para tornar a sua rede uma das mais modernas, competitivas e eficientes da Europa.

Minsait — A Minsait é a empresa da Indra líder em transformação digital e Tecnologia da Informação. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil — Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta integral de seus produtos próprios, com uma abordagem end-to-end, alto valor e um elevado componente de inovação. No exercício de 2020 registrou um volume de vendas de 3.043 milhões de euros, cerca de 48.000 profissionais, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira