Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2008 - 08:43

UFPR assume papel de “tutora” da Unila

O compromisso foi firmado pelo reitor Carlos Augusto Moreira Júnior com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Augusto Moreira Júnior, assinaram no dia 28 de maio, em Brasília, um Termo de Cooperação Técnica para a implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Na prática, isso significa que a UFPR assumirá a função de “tutora” da nova universidade, que será instalada em Foz do Iguaçu, em terreno a ser doado pela Itaipu Binacional.

A partir de agora, caberá à UFPR prestar todo o apoio administrativo e financeiro necessário à implantação da Unila. Para tanto, receberá dotações de verbas específicas da União, que serão liberadas conforme cronograma de desembolsos definido pela Secretaria de Educação Superior do MEC. A formalização do Termo de Cooperação deverá dar celeridade ao processo de implantação da Unila, que depende, ainda, da aprovação do Projeto de Lei nº 2878/2008, que tramita no Congresso Nacional.

O Conselho de Planejamento e Administração da UFPR (Coplad) aprovou ontem o Termo de Cooperação, referendando o ato do reitor. O próximo passo será a instituição de uma comissão específica da UFPR para acompanhar a execução dos trabalhos, em consonância com as diretrizes da Comissão de Implantação da Unila, designada pela Portaria MEC/SESU nº 43, de 17 de janeiro de 2008. A Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR vai coordenar as atividades de “tutoria” da Unila.

Com base no Termo de Cooperação Técnica firmado ontem, a UFPR está habilitada a firmar o instrumento de doação da área destinada pela Itaipu para futura instalação da Unila. Este termo conterá uma cláusula determinando que o imóvel em questão somente poderá ser usado para a finalidade a que se destina – abrigar a nova universidade. Do contrário, será retomado pela Itaipu. A área designada, com extensão de cerca de 40 hectares, está localizada entre a barreira e o Almoxarifado, fazendo frente para a pista de acesso à usina (BR-600, extensão da Avenida Tancredo Neves).

De acordo com o pró-reitor de Planejamento da UFPR, Paulo Tetsuo Yamamoto, uma das primeiras providências a ser tomada é a assinatura de um termo de cooperação com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) para uso provisório dos espaços que deverão abrigar provisoriamente a Unila até a construção das instalações próprias, com início previsto em 2009. A FPTI vai assumir os custos da reforma; a UFPR, por sua vez, vai se encarregar da aquisição do mobiliário e equipamentos, com os recursos repassados pela Sesu/MEC.

O presidente da Comissão de Implantação da Unila, Hélgio Trindade, deverá apresentar nos próximos dias uma planilha com a previsão dos recursos necessários para mobilizar e equipar os dois blocos que serão reformados pela FPTI para abrigar provisoriamente a nova instituição. Estes espaços, com cerca de 3.000 metros quadrados, deverão ser entregues até novembro deste ano. As atividades acadêmicas da Unila serão iniciadas no segundo semestre de 2009.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira