Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2008 - 08:53

Indústria automotiva chinesa pronta para disputar os mercados norte-americano e europeu

Em 2007, exportações das montadoras chinesas obtiveram aumento de 78,9%

São Paulo– As montadoras chinesas esperam competir favoravelmente nos mercados automotivos norte-americano e europeu. Uma nova análise da Frost & Sullivan, denominada Avaliação Estratégica dos Planos de Globalização das Montadoras Chinesas, prepara as empresas tradicionais dessas regiões para a mudança que virá, e identifica as oportunidades de crescimento por meio de parcerias estratégicas ou serviços periféricos requeridos pelos novos atores.

"Embora as montadoras de automóveis não-chinesas estejam expandindo a produção e as vendas dentro da China, as montadoras de automóveis locais estão realizando uma penetração sistemática no mercado global de veículos," diz David Zhao, analista de pesquisas da Frost & Sullivan. "Se comparadas a apenas cinco ou dez anos atrás, as montadoras chinesas são significativamente maiores em termos de capacidade de fabricação e receitas, e estão se preparando para tomar os mercados de exportação."

Em 2007, as exportações de veiculos fabricados na China tiveram aumento de 78,9%. E a previsão é de que até 2009 as marcas chinesas de veículos terão provavelmente obtido reconhecimento entre consumidores norte-americanos e europeus.

As montadoras chinesas criaram planos detalhados de globalização para estarem prontas para entrar na Europa e Estados Unidos. O país enfrenta desafios como altas barreiras para entrada e exportação/importação, custos proibitivos de fabricação, necessidade de aprimorar seu desempenho em termos de segurança, custos significativos de P&D, assim como questões políticas. As fabricantes chinesas esperam superar esses obstáculos por meio da implantação de estratégias para cada uma dessas questões.

"As maiores fabricantes chinesas já anunciaram programas de penetração no mercado, muitos dos quais baseiam-se em parcerias de sociedade mista com patronos norte-americanos, europeus e asiáticos," observa o analista de pesquisa da Frost & Sullivan. "Esses patronos possuem interesses investidos no sucesso global das empresas chinesas e serão o compromisso, a habilidade política, e os recursos financeiros da parceria que determinarão em último caso quando e como os veículos chineses entrarão no mercado norte-americano."

De forma geral, a China busca se desfazer de sua reputação de fabricante de produtos de qualidade inferior, na medida em que se transforma em uma economia baseada na manufatura. E continua a evoluir para se tornar uma potência industrial global para bens de consumo e de tecnologia, ao mesmo tempo em que atua nos mercados globais de produtos tecnologicamente avançados.

Perfil da Frost & Sullivan - A Frost & Sullivan, empresa global de consultoria de crescimento, atua em parceria com seus clientes para acelerar seu crescimento. Os serviços de Growth Partnership, Growth Consulting e Career Best Practices da companhia incentivam os clientes a criarem uma cultura focada no crescimento que gera, avalia e e implementa estratégias de crescimento efetivas. A Frost & Sullivan tem mais de 45 anos de experiência e parceria com empresas Global 1000, negócios emergentes e a comunidade de investimento, em mais de 30 escritórios nos seis continentes. || www.frost.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira