Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2008 - 08:53

Variedade de picapes compactas e médias impulsiona o consumo

Segmento cresce e aumenta sua participação no mercado brasileiro.

Brasília – O mercado automotivo brasileiro está aquecido. Desde meados do ano passado, a indústria bate recordes de produção um mês após o outro e as vendas crescem virtuosamente nas concessionárias. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no primeiro trimestre de 2008, a fabricação de automóveis aumentou 31%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O segmento de picapes conquista cada vez mais espaço neste cenário. De acordo com dados da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de picapes cresceu 28% no primeiro bimestre de 2008, em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o diretor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv/DF), Hélio Aveiro, o aumento da participação das picapes no mercado se deve às boas condições de financiamento e à disposição das montadoras em atender a demanda. “O acesso ao crédito permite ao consumidor adquirir veículos desta categoria e a disposição do mercado em produzir incentiva o consumo. Antes, além de ser difícil o acesso ao veículo utilitário novo, as montadoras demoravam a entregar o produto”, diz.

As picapes são veículos utilitários e multifuncionais. Esse conceito, com a chegada de novas marcas ao país, ganhou o incremento de novas características, que aliam conforto, design, potência e estilo. Antigamente, era impensável que um veículo desse porte pudesse ser luxuoso, ter motores silenciosos e acessórios opcionais.

O segmento se subdivide em dois grupos principais: compactas e médias. No primeiro, as mais vendidas são a Fiat Strada, VW Saveiro, Chevrolet Montana e Ford Courrier. Entre as médias, Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger e Mitsubishi L200 são os modelos que lideram o mercado.

Entre os compactos, existe uma forte disputa entre as montadoras no sentido de oferecer ao consumidor o maior espaço utilizável possível, tanto no que concerne à carroceria quanto ao espaço interno. O sucesso de um utilitário de pequeno porte está vinculado à relação de aproveitamento que a montadora faz do ambiente do carro.

O motor de um compacto também é quesito importante. Atualmente, as principais montadoras apostam em duas propostas inovadoras: o motor 1.8 e o 1.4, um pouco mais requintado. Ambos estão, teoricamente, no mesmo patamar. Entretanto, a discussão sobre qual motor tem o melhor desempenho causa divergências entre os especialistas.

A briga entre os médios se acirrou na medida em que o poder aquisitivo do brasileiro aumentou. A demanda por caminhonetes acompanha o crescimento da economia, que possibilita maior volume de financiamentos e, conseqüentemente, a aquisição de veículos mais caros. Este cenário privilegia as montadoras que conseguem aliar com sutileza as características do bom e velho off road e o novo conceito de conforto urbano dos carros grandes.

Perfil da Sincodiv-DF - O Sincodiv-DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira