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01/06/2008 - 08:58

Convenções: O desafio da inovação

Motivar seus times e compartilhar planejamento, objetivos e metas é uma busca cada vez maior das empresas. Para isso, utilizam várias ferramentas, entre elas, as convenções, uma das soluções mais antigas e efetivas no mercado.

No início, as convenções eram genuinamente de vendas, ou seja, eventos onde se reuniam todo o time e eram discutidos assuntos como meta, posicionamento, concorrência etc. Além disso, eram desenvolvidas atividades motivacionais que fechavam o ciclo entre o real e o lúdico com “chave de ouro”, trazendo ao dia-a-dia dos vendedores elementos fundamentais para que o time atingisse seus objetivos. No entanto, essas atividades eram realizadas em forma de apresentações pouco interativas, que nem sempre cumpriam o papel de despertar o interesse e incentivar a equipe.

Atualmente, as convenções estão se tornando mais elaboradas e estratégicas, pois houve uma conscientização de que o conhecimento está depositado integralmente na equipe e deve ser melhor aproveitado pela corporação. Outro fator incentivador da realização das convenções é relacionado aos vendedores externos, que permanecem um grande período sem ter um contato direto com a empresa. Desta forma, o encontro tem o papel de reforçar o vínculo com a companhia e a equipe interna de apoio ao seu trabalho no campo.

A oportunidade de reunir num mesmo local os profissionais que têm o contato direto com os clientes e os responsáveis pelas decisões da companhia propicia importantes correções de rumo nos planos das corporações. Áreas como Recursos Humanos, Relacionamento com o Cliente, Finanças, Gestão de Qualidade, Marketing e Trade são as que mais realizam eventos desse tipo.

Os encontros estão se tornando cada vez mais especiais, elaborados e interessantes. Os funcionários são levados para hotéis fora da cidade, muitas vezes até no exterior, e ficam de três a quatro dias assistindo palestras motivacionais, apresentações sobre resultados anteriores e metas, além de planejar e discutir os próximos passos.

Para se destacar perante eventos anteriores, as empresas investem muito em inovação, como por exemplo, realizar os encontros em locais inusitados, como tendas em parques, navios, casas noturnas etc. A convenção passou de uma simples reunião para um verdadeiro espetáculo, que gera muita expectativa nos participantes. Diante desta realidade, com muita demanda de eventos diferenciados, as agências trabalham intensamente para surpreender em suas propostas.

Este cenário cria um ambiente de competitividade ainda maior entre as agências. A que conseguir equalizar melhor inovação versus budget, ganha a concorrência e leva pra casa o desafio de materializar um projeto diferenciado. As convenções devem estar sempre alinhadas a outras ações de marketing e vendas das empresas, além de estarem atualizadas com as principais tendências do mercado.

Destacam-se as agências com equipes de criação e produção de eventos capazes de oferecer soluções criativas, valorizar o produto e os vendedores, além de potencializar as demais ações e iniciativas de seus clientes. Do planejamento à implementação, as melhores agências inovam em formatos e métodos, criando uma experimentação da marca e serviços de forma diferenciada e marcante para o time de vendas.

. Por: Gláucia Colaço, Gerente de Eventos e Promoções da Visual Presence, uma das principais empresas de soluções de Retail Marketing da América Latina

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