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02/06/2008 - 07:15

Bosch Brasil prepara o Flex-Start para 2009


Sempre cumprindo as normas ambientais e de sustentabilidade no País, a Bosch Brasil antenada com as exigências e tecnologias internacionais, já prepara para implantar o OBDBR2 e, o desenvolvimento do sistema Flex-Start, o que vai diminuir em até 30 por cento as emissões de poluentes.

A Bosch Brasil através de uma espécie de Road Show está apresentando em várias capitais a marca dos 20 anos da chegada às ruas do primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível genuinamente brasileira, a LÊ Jetronic, e o Portal da Revista Fator Brasil foi lá conferir as novidades.

Este sistema, que revolucionou a indústria automobilística, deixou para trás o antigo carburador e foi um grande passo para a redução da emissão de poluentes; os veículos equipados com este sistema emitem até dez vezes menos gases tóxicos que os antigos carros carburados. Além disso, a aplicação da injeção eletrônica trouxe maior eficiência e durabilidade aos motores.

O primeiro modelo de injeção eletrônica mundial, o D-Jetronic foi criado pela Bosch, na Alemanha, em 1967. Esta foi a primeira vez que um sistema consegue dosar com precisão a quantidade de combustível para fazer a combustão no motor, reduzindo o desperdício que ocorria com o uso do carburador.

Em sua matriz em Campinas-SP, a Bosch conta com um Laboratório de Emissões Veiculares, para pesquisar tecnologias de diminuição da emissão de poluentes, entre elas melhorias nos sistemas de injeção eletrônica. Em 2006 foi investido 1 milhão de euros na atualização dos equipamentos deste laboratório, preparando-o para as medições mais rigorosas, impostas pela fase L-5 do Proconve.

A evolução da tecnologia acrescentou outras características ao sistema de injeção. A partir de 2003 este sistema passou a equipar também os motores Flex Fuel, que utilizam gasolina, álcool ou qualquer proporção de mistura entre os dois combustíveis. Atualmente, no Brasil, a Bosch oferece ao aftermarket cerca de três mil itens relacionados ao sistema de injeção de combustível. Esta grande variedade reflete a riqueza da experiência adquirida pela empresa enquanto fornecedora líder desse equipamento original no setor automotivo.

Depois de 54 anos no Brasil, a Bosch sempre em conformidade com as leis vigentes, prepara a próxima novidade que cumpre a exigência da OBDBR2 (implantação de um dispositivo no painel do carro que indica o nível de poluentes emitidos), - fato que já acontece na Europa e Estados Unidos, no Brasil, deve estar implantado até 2010 . “Outra medida com estudos e tecnologia a partir de laboratórios brasileiros à favor do meio ambiente e que vai facilitar a vida dos condutores de automóveis movidos a àlcool, é o desenvolvimento do sistema Flex-Start, um novo conceito de partida a frio que elimina o reservatório de gasolina de veículos a àlcool ou multicombustíveis. Consiste em um sistema de aquecimento do combustível adicionado eletronicamente durante o processo de partida do carro. O Flex-Start engloba alterações em diferentes componentes do sistema de injeção e ignição, otimizados por um novo software na unidade de comando, e reduz em até 30 por cento a emissão de poluentes, o que deve acontecer em 2009”, -adianta para o Portal da Revista Fator Brasil, Flávio Vicentini, chefe de engenharia de aplicação de sistemas da Robert Bosch, e Patrícia Napolitano, do Departamento de Marketing da Gasoline Systems.

Durante encontro com jornalistas na Confeitaria Colombo, Centro do Rio de Janeiro, um dos pontos turísticos tombado pelo Patrimônio Cultural, da época em que a família real chegou ao Brasil, foi demonstrado a competência de um grupo que em parceria com a GM escreve a história da evolução tecnológica, qualitativa e ética no setor automotivo brasileiro e mundial.

Bosch Service é a mais completa rede autorizada de oficinas mecânicas do País - Com mais de 1400 oficinas credenciadas em todo território nacional, a Rede Bosch Service é a maior rede autorizada do País. São oficinas multimarcas que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia de peças originais.

"O conceito de oficinas mecânicas Bosch Service visa atender todas as necessidades de reparação do mercado automotivo em um só lugar. Por meio dos diferenciais de atendimento, qualidade e equipamentos de diagnóstico buscamos oferecer um serviço completo com a garantia Bosch", afirma o chefe de Marketing da Rede, Clécio Sanches.

Os serviços oferecidos pelas oficinas da rede - 1040 Bosch Car Service e 400 Truck Service - vão desde o diagnóstico e reparo de sistemas elétricos até a manutenção de sistemas de injeção e ignição, freios, suspensão e embreagem, dentre outros. As credenciadas são dotadas de equipamentos de última geração, que garantem diagnósticos rápidos e precisos.

Para garantir as melhores orientações ao consumidor, aplicações adequadas e diagnósticos precisos, a Bosch oferece aos profissionais das oficinas cursos sobre as novas tecnologias, modernas técnicas de reparação e atualizações técnicas. Os credenciados também recebem cursos de atendimento ao cliente, comercialização, administração e marketing e todo o suporte em materiais de consulta (www.boschservice.com.br).

Sistema ABS: uma escolha em favor da segurança veicular - O objetivo da Bosch é oferecer produtos e serviços que tragam melhorias para a vida das pessoas e, para isso, tornar as tecnologias de segurança cada vez mais acessíveis. Com este foco, em agosto de 2007, a Bosch inaugurou a primeira linha de produção de Sistema Antibloqueio de Frenagem - ABS da América do Sul. Instalada numa das unidades fabris da Bosch em Campinas-SP, esta linha produz o ABS geração 8, a mais moderna disponível no mundo.

O ABS, que é um item de segurança veicular ativa, isto é, contribui pra evitar o acidente, pode trazer uma importante contribuição de segurança veicular para o Brasil. Isto pode ser comprovado pelos resultados da pesquisa realizada no ano passado, a pedido da Bosch, com 510 motoristas brasileiros - representando a população de compradores de carros novos e seminovos. Os resultados mostram que a experiência destes motoristas ao dirigir carros com ABS é positiva; 88% afirmam que é perceptível a segurança oferecida por este sistema em situações de emergência. Ou dado mostra que 90% dos motoristas entrevistados já vivenciaram situações em que foi necessária uma frenagem de emergência.

"Ainda de acordo com a pesquisa, 75% dos motoristas brasileiros irão considerar a compra de um carro com ABS. Além disso, 90% esperam que o ABS se torne um equipamento de série, o que mostra um crescente potencial de adoção do ABS no país", afirma Carlos Gibran, gerente de marketing da Unidade de Sistemas de Controle de Chassi da Robert Bosch América Latina.

Como funciona o ABS - O principal objetivo do ABS é evitar o travamento das rodas em frenagens de emergência. Como resultado, o carro mantém-se manobrável mesmo que o pedal de freio seja acionado até o fim, permitindo que o motorista desvie de obstáculos, caso não haja espaço suficiente para parar o carro.

Na maioria das situações, o ABS proporciona uma redução significativa da distância de parada do veículo. Testes realizados pela equipe de engenharia da Bosch demostram que um automóvel de categoria média, a 80km/h, tem sua distância de parada reduzida em cerca de 20% em asfalto seco e 23% em asfalto molhado, quando comparado à parada proporcionada por um sistema de freio sem ABS.

Lançado em 1978 pela Bosch, o ABS está hoje em sua oitava geração. A redução de tamanho e peso é uma das principais modificações que o sistema vem sofrendo desde seu lançamento . Pesando apenas 1,6Kg, o ABS 8 chega a ser 4,2Kg mais leve que o modelo ABS 2.

No Brasil desde 1954, a Robert Bosch Ltda. - principal integrante do Grupo Bosch na América Latina - oferece produtos e sistemas para todos os fabricantes de veículos instalados no País. No mercado nacional de reposição automotiva, que também lidera, a empresa oferece a mais abrangente linha de produtos e a maior rede de serviços autorizados.

Em 2007, a Robert Bosch Ltda. Registrou um faturamento líquido de R$ 4 bilhões, com investimentos de mais de R$ 80 milhões. Suas quatro unidades fabris - localizadas em Campinas (SP), Curitiba (PR) e Aratu (BA) - empregam cerca de 11.200 colaboradores.

Sistemas elétricos Bosch estão focados em conforto, eficiência, menos consumo e redução de emissões - A indústria automobilística nacional vem produzindo veículos cada vez mais confortáveis e seguros. As unidades Starter Motors Generators (Motores de Partida e Alternadores) e Electrícal Drives (Motores Elétricos) da Robert Bosch oferecem produtos que atendem às exigências desta evolução.

Um exemplo disso é o High Efficiency Module (HEM), um sistema de arrefecimento que consome de 10% a 30% menos energia elétrica para o mesmo fluxo de ar, proporcionando economia de combustível nos veículos que o utilizam. Isso é possível devido ao inovador design do conjunto hélice e defletor, que proporciona maior eficiência na vazão de ar para a refrigeração do motor. Este conjunto garante também um funcionamento com menor nível de ruído, o que proporciona maior conforto aos ocupantes do veículo. O HEM é resultado de um desenvolvimento conjunto dos engenheiros da Bosch Brasil, Alemanha e Estados Unidos.

À medida que novos assessórios elétricos são incorporados ao veículo para o conforto dos seus ocupantes, maior é a necessidade de energia elétrica embarcada. Para atender essa crescente demanda, a Bosch oferece ao mercado automobilístico alternadores compactos de alta eficiência, com tamanho e peso reduzidos, contribuem para uma redução notável de consumo de combustível e emissões.

O alternador compacto Bosch possui o sistema eletrônico de carga que proporciona maior conforto e segurança na partida do veículo. Esse sistema, aplicado ao regulador multifunção de voltagem, reduz a carga elétrica do alternador no momento da partida, permitindo ao motor um acionamento mais suave e confortável.

Além disso, o sistema eletrônico de carga monitora falhas e informa, pelo painel do veículo, se há algum desequilíbrio no sistema de alimentação elétrica do alternador à bateria. O alternador compacto Bosch possui também em seu regulador de voltagem um circuito que reconhece as variações de carga elétrica do automóvel, quando, por exemplo, é acionado o ar condicionado ou outro consumidor de grande potência. Neste caso, ele compensa suavemente o fornecimento de energia, de modo imperceptível para o usuário.

No Brasil, o Grupo Bosch emprega mais de 13.500 pessoas e registrou em 2007 um faturamento líquido de mais de R$ 5.0 bilhões - O Grupo Bosch é líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2007, seus cerca de 271 mil colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 46,3 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em cerca de 50 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. Em 2007 a Bosch investiu 3 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, o que resultou em mais de 3.000 patentes em todo o mundo. A empresa foi fundada em Stuttgart, em 1886, por Robert Bosch (1861-1942) como Oficina de Mecânica Fina e Eletrotécnica.

A estrutura acionária diferenciada da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, o que torna possível o planejamento de longo prazo e a antecipação de importantes investimentos para garantir a segurança da empresa no futuro. 92 por cento das cotas do capital da Robert Bosch GmbH pertencem à Robert Bosch Stiftung GmbH (Fundação Robert Bosch), instituição sem fins lucrativos. A maioria dos direitos de votos pertence à Robert Bosch Industrietreuhand KG, responsável pela gestão empresarial do Grupo. As cotas remanescentes do capital pertencem à Família Bosch e à Robert Bosch GmbH.

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