Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2022 - 07:50

Caipirinha ganha adeptos e chega ao top 25 dos 100 melhores bares do mundo


O Devotos já havia cantado a pedra em setembro: a caipirinha vive um bom momento no exterior.

Naquele mês, noticiamos sobre um relatório da consultoria CGA dando conta de que, na Alemanha, o drink brasileiro tornara-se o mais pedido nos bares, superando longo reinado do Aperol Spritz. Nesse princípio de ano, mais duas prestigiosas publicações comprovam que nosso coquetel nacional, se não é ainda o “drink do momento”, vem ganhando espaço: a Drinks International (DI) e o Difford’s Guide.

A caipirinha — é bom lembrar — é o único coquetel de origem brasileira e o único composto com cachaça a constar da carta de drinks da International Bartenders Association (IBA), na categoria de “clássicos contemporâneos”.

Portanto, pelo menos enquanto não conseguirmos que outros coquetéis nacionais — como o rabo de galo — constem dessa carta, a caipirinha é a melhor aposta para abrir a porta dos bares planeta afora para a cachaça.

Chegando ao estoque dos bares, é claro que a cachaça vai chamar a atenção dos bons bartenders e novas aplicações vão surgir, a exemplo do drinque Around the Kitchen, que estreou no ano passado na carta do cultuadíssimo Bar Artesian, de Londres (cachaça infusionada com banana, café, abacate, gin e gelo de casca de abacaxi).

Ou seja, a difusão da caipirinha e de outros coquetéis com cachaça é um dos mais óbvios caminhos para fomentar as exportações de cachaça, gerando renda, impostos e empregos aqui dentro.

Agora, vamos às boas notícias.

Caipirinha nos melhores bares —A cada princípio de ano, a Drinks International publica o Annual Brands Report, um levantamento sobre marcas de destilados preferidos nos melhores bares do mundo. A cachaça está inclusa no levantamento e falamos sobre as favoritas nesse post.

O levantamento também contempla os drinks clássicos mais pedidos nesses bares – 100, nessa edição. No início de 2021, a caipirinha ocupava a 41ª posição. Agora, saltou nada menos que 17 posições e aparece em 24ª, logo à frente da piña colada e superando clássicos com rodagem, como o bellini e o sazerac.

Segundo a DI, —embora seja difícil dizer que há uma onda da caipirinha, ela nunca esteve fora de moda—. —A chegada de cachaças artesanais certamente melhorou a credibilidade do coquetel nos melhores bares— defende a publicação.

Segundo a publicação, a caipirinha está entre os dez clássicos mais pedidos em 13% dos bares pesquisados. | Devotos da Cachaça.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira