Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2022 - 07:50

As cachaças mais vendidas de 2021 nos melhores bares do mundo


A Cachaça Leblon tomou o posto da Cachaça Yaguara e liderou o ranking de cachaças mais vendidas de 2021 nos melhores bares do mundo. Mas a Yaguara não ficou sem notícia boa: a marca que tem sua produção em Ivoti (RS) segue sendo a mais trendy para os bartenders e gerentes de bar desse seleto grupo de casas. A conclusão é da publicação Annual Brands Report, da revista britânica Drinks International, referência global do mercado de destilados.

A Leblon, produzida em Patos (MG) e hoje parte do portfólio da Bacardi, ocupou o segundo posto nas duas últimas edições do levantamento, mas ganhou espaço em 2021. Ela é a principal escolha da categoria para a composição de drinques em 20% das casas e está entre as Top 3 em um terço delas.

A pesquisa foi feita em 100 bares, abrangendo América do Sul e do Norte, Europa, África, Ásia e Oceania. Os bares foram selecionados de acordo com premiações globais e regionais. Depois da ausência no ano passado, o Brasil voltou a ser representado, mas a revista não divulgou o nome do bar – mas a gente pode especular que foi o paulistano Tan Tan, o único brasileiro na lista dos 100 melhores da The World’s 50 Best Bar.

O levantamento capta as preferências de marca dessas casas de nível mundial nas diversas categorias de destilados e elabora duas listas para cada uma delas: bestselling brands, para as mais vendidas, e top trending brands, para aquelas mais trendy, as que mais estão no radar da turma dos bares.

Esse ano, as listas dedicadas à cachaça foram ampliadas de cinco para dez marcas, como é o caso por exemplo, do pisco ou da vodca, uma sinalização da presença de maior número de marcas no exterior, apesar do volume modestíssimo.

A revista indica que —o surgimento de marcas artesanais e também de cachaças controladas por multinacionais têm causado impacto nos anos recentes—. Como consequência, três em cada quatro bares pesquisados no levantamento têm, pelo menos, uma cachaça em estoque e mais da metade contam com ao menos duas. O impulso que a caipirinha ganhou em 2021 explica bastante esse movimento, mas sobre isso falaremos em outro post.

A publicação reflete o fato de os formadores de opinião do mundo dos spirits já estarem familiarizados com a cachaça, o que não acontecia quatro ou cinco anos atrás. —É uma categoria tratada com reverência por aqueles que a conhecem, ainda que nunca tenha conseguido um jeito de se manter sob os holofotes—.

. As 10 cachaças mais vendidas de 2021:

A lista dos Best Selling Brands tem no segundo posto uma gigante do setor, a Cachaça 51, a preferida em 19% dos bares pesquisados. A Yaguara, líder no ano passado, se manteve no pódio, mas perdeu espaço, já que no ano passado era a favorita de 23% dos bares.

A Cachaça Yaguara tem, no entanto, uma bela indicação de que pode recuperar a liderança. Ela é ainda a mais trendy, a preferida da turma dos bares.

Na lita Top Trending, ela manteve a liderança que já ocupava no ano anterior. A Avuá (produzida em Carmo, RJ, pelos produtores da Cachaça Da Quinta) agora é a segunda da lista na qual aparecia em terceiro. Já a Cachaça 51 subiu da quinta para a terceira posição.

A se destacar também a consistência da Sagatiba, do Grupo Campari, que explora o mercado externo desde a primeira década do século. A marca é a quarta bestseller e a quinta mais trendy do levantamento. | Devotos da Cachaça.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira