Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2008 - 09:04

Estratégia sustentável melhora resultados de indústria de medicamentos homeopáticos

É possível aumentar a produção e, ao mesmo tempo, reduzir a quantidade de resíduos lançados pela empresa? Com uma boa gestão, controles rígidos e treinamento adequado do pessoal, é possível, sim. Foi exatamente isso o que aconteceu com a empresa Dr. Waldemiro Pereira Homeopatia, indústria paranaense de medicamentos homeopáticos que, nos últimos meses, dobrou a capacidade produtiva, mas conseguiu reduzir muito a proporção de resíduos lançados ao meio-ambiente.

Segundo a farmacêutica industrial Giselle da Costa Mateus, responsável técnica da empresa, hoje em dia, além do esgoto normal, apenas a água da lavagem de mãos e vidraria é lançada na rede, o que não compromete o efluente, não havendo, portanto, a necessidade de tratamentos específicos. O restante todo entra como resíduo controlado.

A empresa intensificou o controle da destinação dos resíduos a partir de 2005 e, em 2007, promoveu nova revisão no plano de gerenciamento, implantando melhorias. O plano de gerenciamento de resíduos foi desenvolvido com exclusividade dentro da empresa, a partir das necessidades específicas da indústria. “ADr. Waldemiro Pereira Homeopatia produz medicamentos muito específicos. Não poderíamos simplesmente adotar um plano qualquer, que não seguisse as nossas particularidades”, explica Giselle.

O plano de gerenciamento de resíduos consiste, entre outras coisas, no monitoramento mensal criterioso de todos os resíduos gerados na empresa, inclusive o lixo comum. Tudo é pesado e controlado: plásticos, papéis, metais e resíduos orgânicos não recicláveis. Os relatórios são acompanhados por uma empresa de consultoria e comparados em relação à produção total da empresa. Assim é que foi possível concluir que, mesmo com o aumento sensível da produção, houve drástica redução nos índices de resíduos destinados ao aterro sanitário.

O processo de tratamento de resíduos de microrganismos, por exemplo, tem de ser ainda mais minucioso, o que resulta em um trabalho longo e muito detalhado. “É preciso todo o cuidado para nos certificarmos de que, quando são descartados, os resíduos perigosos não representam qualquer risco para o meio ambiente. Os resíduos passam por tratamentos térmicos específicos para a inativação total de microrganismos antes do descarte final, que é feito via empresa terceirizada” avalia Giselle. “Só depois da certeza da inativação é que o material vai para a empresa responsável pela destinação final, a fim de que novo tratamento térmico seja adotado para só então ser enviado ao aterro sanitário”, explica.

O gerenciamento não é apenas dos resíduos industriais, mas de todo o lixo gerado pela empresa. Isso tem provocado maior consciência ambiental em todos os funcionários. “Hoje fazemos muito além do que prevê a lei. Não basta não agredir o meio ambiente. Nós temos que implantar a cultura da sustentabilidade”, afirma a farmacêutica.

A campanha de envolvimento dos colaboradores da Dr. Wademiro Pereira - Homeopatia é feita com treinamentos semestrais e muita comunicação visual, com cartazes e lembretes por toda a empresa. A farmacêutica lembra que pequenas atitudes, como a separação detalhada do lixo reciclável e até mesmo a lavagem de copinhos usados, antes de descartá-los no lixo, podem fazer a diferença para aumentar a efetividade da reciclagem. Por isso, é grande o esforço da empresa em promover campanhas de conscientização. “Hoje já percebemos que os colaboradores são verdadeiros multiplicadores das idéias de sustentabilidade, porque eles levam essa consciência ambiental para suas famílias e tomam todos esses cuidados também em casa”, garante.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira