Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2022 - 09:16

QatarEnergy em consórcio vai explorar o campo de Sépia na costa do Rio de Janeiro


Consórcio formado pela QatarEnergy, Petrobras, TotalEnergies e a Petronas conquista contrato de exploração em lâmina d'água de cerca de dois mil metros ao largo da costa do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, na prolífica Bacia de Santos, Sépia é um campo de petróleo do pré-sal de vários bilhões de barris.

DOHA, Catar — A QatarEnergy, em consórcio com a TotalEnergies e a Petronas, conquistou o Contrato de Partilha de Produção (PSC) Sépia Excedente, no âmbito da Segunda Rodada de Licitações de Excedentes de Cessão de Direitos, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural do Brasil e Biocombustíveis (ANP).

Sob os termos do PSC e acordos associados, a QatarEnergy deterá uma participação de 21% no PSC, ao lado da operadora Petrobras (30%), TotalEnergies (28%) e Petronas (21%).

Localizado em lâmina d'água de cerca de dois mil metros ao largo da costa do Rio de Janeiro, na prolífica Bacia de Santos, Sépia é um campo de petróleo do pré-sal de vários bilhões de barris. A produção do campo Sépia começou em agosto de 2021 por meio de uma unidade flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) dedicada com capacidade de produção de 180 mil barris de petróleo por dia. Espera-se que um segundo FPSO seja sancionado em um futuro próximo para aumentar a capacidade total de produção do campo para mais de 350 mil barris de petróleo por dia.

Comentando nesta ocasião, Sua Excelência Sr. Saad Sherida Al-Kaabi, o ministro de Estado para Assuntos de Energia, o presidente e CEO da QatarEnergy disse: — Essa conquista marca uma expansão significativa de nossos negócios no Brasil, um país-chave para a QatarEnergy, à medida que continuamos a entregar nossa estratégia de crescimento focada no desenvolvimento e fornecimento de hidrocarbonetos com eficiência energética—

Sua Excelência o ministro Al-Kaabi acrescentou: —Estamos particularmente satisfeitos por conseguir este acordo histórico com nossos estimados parceiros, Petrobras, TotalEnergies e Petronas, e esperamos trabalhar com eles para alcançar todo o potencial deste importante ativo. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer à Agência Nacional do petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e às autoridades brasileiras por esta oportunidade e por seu apoio contínuo e valiosa cooperação—.

A aquisição, que deve ser concluída no primeiro semestre de 2022, estabelece ainda mais a QatarEnergy como um dos principais players de upstream no Brasil, onde já detém interesses de trabalho em um campo produtor e vários blocos de exploração.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira