Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2008 - 09:16

Depois de 30 anos, Ivens Machado retoma trabalhos em vídeo


Artista visual recupera acervo e apresenta obras inéditas no Oi Futuro

.O Oi Futuro recebe a partir do dia 4 de junho a exposição “Encontro/Desencontro“, reunindo obras inéditas do artista visual Ivens Machado. A mostra reúne, além do material novo, vídeos realizados pelo artista nos anos 70 e restaurados nos Estados Unidos especialmente para exposição, que serão exibidos no térreo, quarto e quinto níveis e no elevador. A entrada é franca.

“Encontro/Desencontro” apresenta a exibição de um conjunto de vídeos feitos pelo artista nos anos 70 e de videoinstalações realizadas com novo tipo de linguagem, caracterizada pelo artista como “motivadora” e ao mesmo tempo “assustadora”. As videoinstalações, que serão as principais obras da exposição, foram desenvolvidas especialmente para o Oi Futuro. A mostra é uma retomada de Ivens, um dos precursores da videoarte no Brasil, na produção em vídeo. “De 74 a 76, eu produzi muito material. Mas comecei a me assustar com os rumos que os vídeos estavam tomando e com as possibilidades tecnológicas que fugiam de o que eu pretendia com os filmes. Eu também já tinha um trabalho como escultor e acabei indo para esse lado. Comecei a expor no exterior e minha carreira de videoartista parou por aí”, lembra Ivens.

Com uma carreira consolidada e consagrada como desenhista e escultor, Ivens foi procurado pelo curador de Artes Visuais do Oi Futuro, Alberto Saraiva, para expor no espaço. “Em 2006, o Alberto, que conhecia o meu trabalho da década de 70, me procurou. Ele queria exibir os meus trabalhos antigos e me sugeriu produzir coisas novas. No ano seguinte, durante um projeto em Florianópolis, produzi, depois de 30 anos, ‘Apertando Silvana’. A partir dele, resolvi retornar à videoarte”, explica Ivens.

“Encontro/Desencontro“ , que dá nome à exposição, é também a mais longa das videoartes inéditas, todas com direção de Samir Abujamra e Ivens Machado, e será exibida numa tela no quarto nível. Trata-se de um vídeo dividido em atos. A obra começa com imagens de uma passarela inutilizada no centro do Rio de Janeiro, onde pessoas correm em direção ao público. O outro ato, que dá nome à obra, apresenta acrobatas em imagens multiplicadas. A leveza dos movimentos é interrompida por colisões entre os corpos e, posteriormente, pessoas acompanham os corpos inertes nas cordas ainda se movimentando. Em seguida, um anão retira os corpos já caídos. Para finalizar o trabalho curioso e não linear, as imagens exibidas voltam à passarela inicial, mas dessa vez em plano fechado. Partes do corpo humano serviram de inspiração para a criação da obra. “Os pedaços se juntam, dançam e fazem movimentos”, define Ivens Machado sobre o vídeo que apresenta uma sinfonia de movimentações de braços e pernas.

No outro vídeo, “Ordem Unida”, 48 umbigos foram gravados fazendo movimentos simultaneamente. O público poderá ficar entre a projeção, realizada em três telas, em formato de “u”.

Uma das obras que promete chamar a atenção do público é ”Perseguição”. No exterior do elevador, um projetor exibirá imagens de uma perseguição realizada por quatro homens atrás de uma mulher, representada pela atriz Karla Dalvi. O filme exibido de forma vertical em preto e branco foi gravado no Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro. A obra se apresenta em flashes e o ritmo lento do início vai aumentando até demonstrar a agressividade e velocidade características de uma perseguição.

Para a exposição, Ivens Machado fez a regravação de um vídeo feito na década de 70, com imagens do público na barca que atravessa a Baía de Guanabara e transita entre Rio de Janeiro e Niterói. Gravado de forma discreta e sem que o público percebesse, o vídeo é um retrato do cotidiano de muitos brasileiros. “Eu perdi o original, mas resolvi refazer o vídeo da mesma maneira que o produzi há 30 anos”, lembra.

Além das obras inéditas, serão apresentados no quinto nível, os vídeos documentais “Slavemaster/Slave”, de 1974; “Versus”, 1974; “Dissolution”, 1974, todos restaurados.

Perfil do Ivens Machado - Ivens Machado, artista consagrado na história da arte brasileira, autor de uma obra singular, possui vasto currículo nacional e internacional, tendo participado de várias versões da Bienal de Paris, da Bienal de São Paulo, e mais recentemente da Bienal do Mercosul, além de mostras individuais e coletivas em diversos países do mundo. Sua obra desperta grande interesse de galerias, museus, curadores e estudiosos desde seu surgimento, constituindo material permanente de reflexão. Exímio desenhista e escultor, Ivens se destaca no cenário artístico pela imaginação altamente fantasiosa com que depura e transforma o mundo orgânico da natureza e as construções da cultura. Na década de 70, começam os primeiros vídeos que, assim como as fotografias, eram registros de performances e, logo desponta como um dos pioneiros da vídeoarte no Brasil, ao lado de Anna Bella Geiger, Sônia Andrade, Letícia Parente, Fernando Cocchiarale, dentre outros.

“Encontro/Desencontro“, de Ivens Machado, de 4 de junho a 3 de agosto – térreo, níveis 4 e 5, de terça a domingo, das 11h às 20h, no Oi Futuro, Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro, telefone (21) 3131-3060. Exposição de videoarte | Curadoria: Alberto Saraiva | Direção: Samir Abujamra e Ivens Machado | Entrada Franca / Classificação etária 18 anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira