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22/01/2022 - 07:32

Saúde faz brasileiros de baixa renda consumirem mais produtos à base de plantas


Aponta pesquisa inédita. Estudo encomendado pela ONG Mercy For Animals também revela que oito em cada dez consumidores experimentaram produtos à base de plantas nos últimos seis meses no país.

Uma pesquisa inédita encomendada pelo programa EscolhaVeg, desenvolvido pela ONG Mercy For Animals (MFA) no Brasil, aponta que os brasileiros com renda inferior a quatro salários-mínimos por mês estão consumindo mais produtos à base de plantas buscando mais saúde.

A pesquisa, que entrevistou 500 pessoas em setembro de 2021 em todas as regiões do país — a maioria das classes D/E (42,3%) e C (37,9%) -— revela que 97,6% das classes D/E apontaram em primeiro lugar a saúde como principal motivação para a mudança alimentar. Do total de entrevistados, 78% também indicaram a saúde como elemento principal da subsituição.

Os alimentos à base de plantas são aqueles de origem 100% vegetal, in natura ou processados, como grãos, cereais, legumes, verduras, frutas e sementes. A pesquisa também considerou nesta categoria os produtos que recriam, a partir de ingredientes 100% vegetais, a textura, cor e sabor de alimentos de origem animal.

No levantamento, feito pela empresa de pesquisa de consumo Cint visando entender melhor as percepções e comportamentos dos brasileiros sobre a alimentação à base de plantas, apenas 8,5% dos respondentes declararam ter uma dieta vegetariana estrita ou vegana.

O estudo também indicou que a maioria dos entrevistados (53%) considera os produtos à base de plantas como substitutos da proteína animal, enquanto 47% veem como alimentos adicionais na sua dieta. Entre os jovens, essa percepção ganha ainda mais força, uma vez que 64%, entre 25 e 34 anos, declaram utilizar produtos à base de plantas como substituição aos de origem animal.

Para Julia Seibel, gerente do programa EscolhaVeg, desenvolvido pela MFA para auxiliar empresas a incluírem e promoverem opções à base de plantas, o resultado é promissor considerando que o lançamento dos primeiros produtos análogos aos de origem animal no Brasil —como o hambúrguer da Fazenda Futuro, por exemplo — ocorreu em 2019.

— É impressionante ver a popularidade que eles ganharam em apenas dois anos. O crescimento desse mercado, com mais variedade de marcas, produtos e preços, além da presença mais forte em diferentes regiões do Brasil, pode fortalecer ainda mais a preferência do consumidor por essas alternativas — destaca Julia.

Aceitação dos plant-based — À medida que esses novos produtos chegam aos supermercados e restaurantes, o conhecimento de opções vegetais já é expressivo — 77% dos entrevistados concordaram fortemente ou concordaram ter familiaridade com esses tipos de produtos e 84% relataram ter uma visão favorável.

Além disso, 78% dos respondentes disseram que, provavelmente, contariam às pessoas em sua rede social sobre uma empresa que oferece alternativas vegetais e 66% declararam que teriam maior probabilidade de visitar tal estabelecimento.

— Isso sinaliza que os interessados em oferecer alternativas à base de plantas aos clientes devem promover com orgulho suas opções vegetai, fazer a conexão com o tema saúde, oferecer opções mais populares e indulgentes, como hambúrgueres, e encorajar os consumidores a experimentarem os produtos pela primeira vez — recomenda Julia Seibel, do EscolhaVeg.

A pesquisa ainda indicou que 63% já compram produtos à base de plantas regularmente no Brasil. Esse comportamento reflete as estimativas de crescimento do setor no país — relatório recente do Euromonitor indica que o mercado de proteína alternativa crescerá de US$ 20,7 bilhões para US$ 23,2 bilhões nos próximos quatro anos. Em nível mundial, segundo a Bloomberg Intelligence, o mercado deve crescer de US$ 29,4 bilhões em 2020 para US$ 162 bilhões em 2030.

MFA — Fundada há mais de 20 anos nos Estados Unidos e presente no Brasil desde 2015, a Mercy For Animals (MFA) é uma das principais organizações sem fins lucrativos do mundo dedicada a combater a exploração de animais para consumo, especialmente em fazendas industriais e na indústria da pesca.

A MFA trabalha para transformar o atual sistema alimentar e substituí-lo por um modelo que seja mais compassivo com os animais e garanta um futuro melhor para o planeta e todos que o habitam. Atualmente, a Mercy For Animals também opera em outros países da América Latina, no Canadá e na Índia.

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