Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Déficit da Previdência cresce 12% em 2006

Brasília - O déficit da Previdência Social em 2006 foi de 42,07 bilhões de reais, 12 por cento acima do ano anterior devido ao aumento dos pagamentos aos beneficiários, disse o ministro da Previdência, Nelson Machado.

O crescente déficit da Previdência é considerado um grande obstáculo ao crescimento econômico do país porque eleva a despesa do governo para financiá-lo, desviando dinheiro que poderia ser usado em mais investimentos.

Nelson Machado estima que em 2007 o déficit previdenciário chegue perto dos 47 bilhões de reais.

Em 2006, não só o número de pagamentos foi maior, como a média das quantias pagas aos beneficiários também subiu. Isso se deveu, principalmente, ao aumento de 17 por cento no salário mínimo ano passado.

"Mas o déficit foi menor que o esperado, pela melhora na eficiência e pelo maior número de contribuições ao sistema", disse Machado a jornalistas. A previsão do déficit era de 42,4 bilhões.

Em dezembro, o déficit se reduziu para 2,05 bilhões de reais ante 2,89 bilhões de reais em novembro e 6,91 bilhões de reais em dezembro de 2005.

Semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs a criação de um fórum para debater maneiras de melhorar o sistema previdenciário. Machado afirmou que o fórum não tentará cortar atuais benefícios, mas buscará melhorias a longo prazo.

Machado repetiu os comentários da semana passada do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que o governo quer impedir que os gastos com a Previdência cresçam mais rápido que o Produto Interno Bruto. Mantega defendeu que os gastos com a Previdência se estabilizem em 8,2 por cento do PIB. | Por: Andrea Welsh/Reuters

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira