Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2022 - 07:17

Expo 2020 Dubai: Pavilhão Brasil passa de 1 milhão de visitantes, dizem ANBA e Apex Brasil


O espaço brasileiro na exposição universal de Dubai recebe público diverso e tem na Praça das Águas o seu principal atrativo. Presença nacional também vem sendo geradora de negócios.

O Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai, exposição universal que ocorre nos Emirados Árabes Unidos, já avançou a marca de um milhão de visitantes. Até a última terça-feira, dia 25 de janeiro, tinham passado pelo espaço 1.017.010 visitantes, segundo números informados à Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), responsável pelo local.

Apesar de não haver um ranking oficial, a percepção da Apex-Brasil, com base nas informações dos visitantes e das equipes que trabalham na exposição, é que o pavilhão está entre os cinco mais visitados. A Expo é uma mostra que ocorre a cada cinco anos em diferentes cidades do mundo, cada uma por seis meses, e na qual os países mostram o que têm de melhor. A atual edição, que iniciou em outubro e vai até o final de março, estava prevista para 2020, mas foi adiada por causa da covid.

Segundo a Apex-Brasil, o espaço brasileiro tem figurado nos principais rankings de pavilhões a serem visitados na Expo 2020 Dubai feitos pela mídia local, estando no top 10 em quesitos como arquitetura destacada, para visitar com crianças, para relaxar, para se refrescar, para se alimentar, entre outros. O público que abastece essa movimentação é variado, desde pessoas com filhos pequenos até delegações de negócios.

As experiências possíveis no Pavilhão Brasil, que tem a água como base da expografia, são diversas. Há shows com artistas brasileiros, apresentações de dança, instalações artísticas na Sala Igarapé, petiscos no café, refeições no restaurante Nossa, produtos à venda na loja, mostras e exposições, além de ações de empresas e entidades públicas como governos e instituições voltadas para investimentos, desenvolvimento tecnológico, inovações, entre outros temas.

A Praça das Águas, grande espaço do pavilhão com um olho d’água central lembrando um lago, tem sido o principal atrativo, junto com a arquitetura. —Torna-se um local refrescante onde se pode não apenas molhar os pés para aliviar o calor e a caminhada pela Expo, mas também refrescar-se para esperar o calor passar — informou a Apex-Brasil sobre a Praça. A agência diz que o pavilhão tem se mostrado a “casa brasileira” na Expo e foi pensado para criar uma experiência imersiva sobre o País, transportando os visitantes de Dubai ao Brasil.

A Apex-Brasil foi nomeada pelo governo brasileiro para ser responsável pela presença do País no evento e trabalhou para engajar parceiros dos setores públicos e privado nos esforços da Expo 2020. Tanto que entre as ações e atividades do Pavilhão Brasil, muitas são feitas pela Apex-Brasil em conjunto com esses parceiros. A cada dez dias, em média, há uma nova exposição para o público na Sala Igarapé do pavilhão. São realizados em média oito eventos mensais de grande porte e mostras por empresas e estados, e participações em debates da Expo, fora as atividades menores, como apresentações de música e dança.

O Pavilhão Brasil já recebeu a Semana do Espaço, promovida pela própria Expo e com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, o astronauta brasileiro Marcos Pontes; a visita do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em 15 de Novembro, no Dia do Brasil na Expo; a mostra fotográfica Para Além das Margens, realizada pelo Instituto Cultural Vale com imagens de fotógrafos consagrados como Pierre Verger, entre outras muitas atividades.

Para os cerca de dois meses de Expo 2020 que ainda restam há uma vasta programação prevista: cooking shows sobre o bioma Caatinga (em 31 de janeiro) e sobre a Amazônia, Semana da Agricultura para mostrar o Brasil como potência agrícola sustentável (paralelamente à feira de alimentos e bebidas Gulfood, em fevereiro, e na semana seguinte), evento Agritalks sobre oportunidades no agronegócio brasileiro, lançamento das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, Fórum de Investimentos América Latina e Semana da Água, entre outros.

Em Dubai — Além dos eventos que ocorrem no próprio pavilhão brasileiro, a Expo 2020 é chamariz para a realização de ações dos setores público e privado do Brasil em outros espaços em Dubai, e a Apex-Brasil participou de vários deles, como o Invest In Brazil Dubai, em novembro de 2021. Também grandes feiras como a Beautyworld Middle East, em outubro de 2021, ou mesmo a Gulfood, que acontecerá em fevereiro deste ano, acabam se tornando agendas interativas com a Expo 2020 Dubai.

Negócios — Todo esse calendário vem sendo gerador de negócios para o Brasil. “A vertente de negócios é um dos focos da participação do Brasil na Expo 2020 Dubai”, informa a Apex-Brasil. A Apex-Brasil cita os setores de beleza e cosméticos e o de cafés especiais como alguns dos que abriram frentes de negócios no período e diz que os retornos obtidos não foram apenas de negócios em si, mas também de portas abertas, relacionamentos estabelecidos, imagem, posicionamento do País, entre outros.

O Pavilhão do Brasil recebeu inúmeras delegações empresariais estrangeiras, representantes de governos ou de setores econômicos de países parceiros interessados em fazer negócios com os brasileiros. De acordo com a Apex-Brasil, isso ocorreu não apenas no setor de alimentos e bebidas, onde o País já é referência internacional.

— Conseguimos mostrar que o Brasil é atrativo tanto para aquisição de produtos e serviços de excelência em áreas desde a produção de energia e neutralização de emissões de carbono até o cuidado com as águas e populações ribeirinhas— informa a Apex-Brasil, complementando que foi mostrado ainda o potencial turístico e de investimentos em infraestrutura.

Resultados — A Apex-Brasil se diz muito satisfeita com o desempenho do Pavilhão Brasil e das atividades desenvolvidas no âmbito da Expo, e diz que o sucesso da presença brasileira na Expo 2020 Dubai representa anos de esforços de muitas das suas equipes. “Até o momento, o retorno tem sido positivo de todos os parceiros que atuaram conosco no evento”, informa a agência, que espera mais frutos da participação. —Estamos seguros de que a Expo 2020 Dubai continuará gerando resultados positivos para o Brasil por um bom período após o seu término em 31 de março — disse a Apex-Brasil para a ANBA por e-mail. | ANBA

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira