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03/06/2008 - 14:04

Audi lança mega campanha de posicionamento de marca


Com estratégia arrojada, empresa aposta em campanha institucional voltada para o mercado de luxo.

De olho nos consumidores de produtos de luxo apaixonados por carros, a Audi investe R$ 1,3 milhões em campanha institucional criada pela agência AlmapBBDO.

Nos últimos três anos, as ações de marketing foram focadas em lançamentos de produtos e campanhas de varejo, estratégia elaborada em virtude da fase de mudança de portifólio pela qual passava a empresa. Este ano, com muitos lançamentos e composição da linha de produtos todo o investimento desta campanha será para reforçar o posicionamento da marca no mercado automotivo Premium.

O mercado de luxo tem demonstrado grande crescimento no Brasil nos últimos anos. Segundo dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), a venda de carros luxuosos no Brasil subiu de 8.177 em 2006 para 9.130 em 2007. E a Audi acompanha a tendência do mercado, com o aumento de 10% nas vendas dos modelos importados no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

A nova campanha institucional tem como foco o Audi R8, superesportivo de luxo que já tem 30 encomendas e fila de espera de seis meses no Brasil. Modelo conhecido no País como o carro do personagem Tony Stark, que está nos cinemas com o filme Iron Man, o carro possui carroceria em alumínio, design elegante, interior sofisticado, suspensão aerodinâmica, além de luzes diurnas com tecnologia LED. "O R8 reúne os principais atributos da marca em design, tecnologia e performance. Resultado de quase 100 anos de pesquisa e desenvolvimento, ele é o símbolo atual da Audi", explica o gerente de marketing da Audi, Felipe Gomes.

A campanha, criada por André Kassu e Marcos Medeiros, com direção de criação de Luiz Sanches e Dulcídio Caldeira, destaca os atributos do Audi R8 que possui porta-malas na parte da frente e motor na parte traseira com cobertura de vidro para visualizar o que a Audi considera a jóia do carro: o motor. Vários anúncios serão veiculados em revistas de interesse geral, Life Style Premium e automobilismo. O primeiro deles, em página dupla, traz uma foto do Audi R8 com sua frente imponente e design moderno. Ao lado, uma breve história da marca Audi, que termina com a frase: "Audi R8.

Um carro pensado por mais de 100 anos de história". A segunda peça, também em página dupla, compara o design do Audi R8 a uma concha que contém uma pérola, destacando que, no caso do R8, "a parte mais valiosa, que é o motor, aparece". Este anúncio estará nas principais revistas Premium do mês de junho.

Ficha Técnica – Anúncio - Anunciante: Audi / Título: Concha / Produto: Audi R8 / Diretor de Criação: Luiz Sanches, Dulcidio Caldeira / Redator: André Kassu / Diretor de Arte: Marcos Medeiros / Fotógrafo: Arquivo / Ilustrador: Ricardo Campesi / Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra / Atendimento: André Furlanetto, Martha Almeida, Carol Derra / Mídia: Wanderley Jovenazzo, Camila Moraes / Aprovação: Andreas Deges e Felipe Gomes.

Outros eventos - A Audi também realiza outros eventos de posicionamento da marca junto ao lançamento do R8. O carro do Iron Man, do filme de mesmo nome que ainda está em cartaz nos principais cinemas, é também apresentado em um trailer de 30 segundos exibido antes do filme. Além disso, neste mês, o carro, único no País, ficou duas semanas em exposição nos shoppings Iguatemi e Villa Lobos, junto a uma tela de plasma que apresentava o trailer do filme e um totem que exibiu um vídeo da marca incentivando os consumidores a ativar o bluetooth de seus celulares para fazer dowload de um ringtone, um wallpaper e o trailer do filme.

A première do carro aconteceu no 11o. Rio Boat Show, no último mês, quando os visitantes puderam conferir de perto o design e a tecnologia do Audi R8 que esteve a bordo do iate Pink Fleet, de Eike Batista, durante o evento.

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