Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2008 - 11:46

Dualtec celebra 20 anos de inovação

A Dualtec Informática comemora duas décadas de muito trabalho e inovação no segmento de tecnologia, consolidada entre as líderes no fornecimento de recursos e serviços para o mercado brasileiro. O nome Dualtec agrega uma imagem de valor a empresas de médio e grande porte, sempre que são exigidas soluções diferenciadas em inovação precisa, mas oferecendo custos competitivos, graças à modelagem de desenvolvimento inteligente, implementada a cada dia desses 20 anos e incluída em seu planejamento estratégico.

Quando a empresa foi fundada, em 1988, o Brasil passava por uma importante mudança política, com a aprovação da Nova Constituição. A TV por assinatura também era implementada, um primeiro movimento, ainda incipiente, mas que transformaria para sempre os parâmetros de mídia e de comunicação de massa no país. O país começava a mudar em todos os sentidos, mas ainda de forma tímida.

Hoje o Brasil é outro país e o mundo também. Diferenças e fronteiras geográficas não são mais tão nítidas quanto eram no passado, já que estamos em plena vigência da “Web.2”. Mas a Dualtec mantém-se firme na sua missão original de olhar além do óbvio que se apresenta no cenário de negócios, agora amplamente conectado por essa revolução promovida pela Internet a partir de 1995, quando o Brasil consolidava sua conexão à rede mundial de computadores. Naquele momento, a empresa já possuía todo o conhecimento necessário para criar esta nova configuração de negócios. Foi em 1996 que a mensagem e a proposta do empreendimento passaram a ser ‘Internet Orientada a Negócios’, incorporada à missão da empresa e hoje exercida 100% em todas as suas atividades.

“Quando um empreendimento começa a ser implementado, há duas premissas que precisam ser muito bem definidas – a visão e sua missão. A primeira é a chave-mestra, onde estabelecemos a filosofia da Dualtec, que é a de, efetivamente, olhar além do horizonte para o cenário tecnológico, buscando conhecimento fora dos limites que o mercado enxerga. Foi em 1996, por exemplo, que criamos uma nova unidade de negócios focada na Internet (ISP e desenvolvimento web)”, lembra Lauro de Lauro, sócio-diretor da empresa. “A missão, portanto, tem sido alinhar as nossas estratégias de eficiência às necessidades dos nossos clientes, no desenvolvimento de seus negócios. Em suma, esses dois eixos não sofreram nenhuma alteração, muito pelo contrário, hoje são muito mais evidentes para todos os integrantes da equipe”.

O conhecimento de tecnologias de transmissão de dados, processadores e softwares para gerenciamento tornaram possível a produção de mais de 16 mil componentes comerciados para uso no mercado financeiro brasileiro, especialmente para a Dualtec, que naquele momento já possuía todo o conhecimento necessário para criar uma nova unidade de negócios.

Ricardo Fernandes, sócio de Lauro, complementa que o maior desafio que o mercado do qual a Dualtec pertence, é sempre o novo, o avanço e até, o futuro, mas o fascinante deste contexto é justamente a polaridade complementar encontrada nessa história de duas décadas. “No Brasil, os primeiros embriões de rede surgiram em 1988. Algumas universidades locais começaram a se conectar a outras instituições, nos Estados Unidos. Mas quando olhamos para a História, lá para aquela época, isso faz com que o olhar para o futuro seja ainda mais instigante. De onde todo esse cenário se desenhou até onde podemos chegar é um caminho fantástico”, diz.

Nesses 20 anos de Dualtec, a empresa conta uma história diária, contracenada com 40 colaboradores na equipe e 564 clientes ativos. Para Renato R. de Souza, Gerente de Mídias Digitais da OESP Mídia, empresa do Grupo Estado, o relacionamento com a Dualtec iniciado em 1995 e ao longo destes 13 anos, tem sido uma das principais razões da história de sucesso comercial de seus sites na internet (guiasoesp.com.br, listao.com.br e ilocal.com.br ).

“Os sites da OESP Mídia sempre procuraram inovar e entregar o melhor resultado de buscas a seus usuários e a Dualtec sempre nos apoiou de forma muito atenciosa e competente nestas iniciativas. O Listão.com.br (hoje Ilocal) foi o primeiro site entre os editores de Listas brasileiros a colocar seus clientes na Internet. Inovou também em 2000 ao introduzir visualização em “mapas” na internet quando o assunto ainda dava os primeiros passos no país”, relata. “Com a ajuda da Dualtec também fomos pioneiros em diversas iniciativas como a criação de mecanismos de refinamento (drill down) de buscas nos sites Guias Oesp e Listão, que somente hoje os demais editores estão começando a adotar. A lista é grande, mas o que apreciamos no relacionamento com a Dualtec é o seu envolvimento com o nosso negócio e o tempo que dedica a entender as nossas necessidades. O conhecimento acumulado que hoje a Dualtec possui do negócio de diretórios e buscas, é singular e acreditamos que tal know-how os posicione entre os maiores especialistas do assunto no mercado”, encerra R. de Souza, Gerente de Mídias Digitais da OESP Mídia.

Mas a mensagem mais forte da Dualtec – Internet Orientada a Negócios, aplica-se também na responsabilidade social, interferindo nos resultados de gestão, por exemplo, da Casa de Cristo, uma instituição que há 50 anos trabalha na inclusão e apoio a crianças carentes, no bairro de Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

“Foi em 2006 que a Dualtec veio até nós oferecer suporte ao nosso site. E a gente ainda não sabia que a Tecnologia poderia vir a nos dar apoio e pró-atividade, inclusive no campo onde mais precisávamos, que é a captação de recursos”, declara Lucia Felix Zannon, gerente de comunicação da instituição.

A estrutura de tecnologia oferecida hoje ao site http://www.casadocristoredentor.org.br fez com que a arrecadação de doações crescesse em 30% nesse período. “Mas além de impactar positivamente na captação de recursos para a casa, houve um crescimento de 100% na divulgação da instituição, fator valioso para que o nosso trabalho prossiga”, esclarece. A Casa de Cristo hoje agrega 550 crianças e tem 120 funcionários registrados em folha de pagamento, ocupando uma área de 170 mil m2.

Tanto Fernandes quanto Lauro, recomendam que ‘uma inquietação saudável’ é a pílula que todo gestor desses novos tempos deve tomar diariamente. Investir em pesquisa, interagir com parceiros externos, buscar novos limites e transpô-los com eficácia - eis a dinâmica de um negócio cujo foco é a Tecnologia. | www.dualtec.com.br | telefone: (11) 5033-5900.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira