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CANAIS

04/06/2008 - 11:49

Soluções CPqD enfatizam relacionamento com cliente e segurança

Crescimento no número de operações online abriu possibilidades de atendimento mas, por outro lado, trouxe novos riscos.

Campinas - Realizar uma operação bancária não significa mais necessariamente enfrentar longas filas em uma agência. Hoje, quase tudo pode ser feito de casa, em frente ao computador. E é claro que pesquisadores trabalham incansavelmente para não restringir esse avanço, que tornou muito mais simples uma tarefa antes tão angustiante com o uso de um computador. Um número muito grande de novas possibilidades abriu-se no que se refere a canais de relacionamento entre o cliente e a instituição financeira.

É esse tipo de solução - entre muitas outras - que será apresentada no Ciab (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), maior evento latino-americano do setor. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), por exemplo, vai levar ao Ciab duas soluções voltadas a esse nicho de mercado: Gestão de Canal de Atendimento (soluções para transações bancárias em múltiplos canais, como T-Banking, correspondente bancário e Mobile Banking) e Mídia Digital como Canal e Relacionamento para o Setor Financeiro. São soluções que visam facilitar ainda mais a relação banco-cliente, permitindo inclusive a realização de operações bancárias por meio da TV Digital.

Fraudes - Os canais de atendimento e relacionamento não são, entretanto, os únicos focos explorados atualmente pelos pesquisadores. Observando atentamente o crescimento de operações online realizadas no Brasil, que passaram de 359 milhões para 2,9 bilhões em apenas seis anos, o setor viu brotar entre seus clientes um temor que antes não existia: o medo de fraudes eletrônicas. Por isso que uma das principais atrações do Ciab deste ano é o segmento de soluções contra fraudes.

O próprio CPqD apresenta no evento duas soluções nessa área: Gestão Integrada de Fraudes e Eventos e Gestão de Segurança da Informação. São produtos que incluem softwares, consultoria e conhecimento de negócios para garantir que transações eletrônicas sejam feitas com segurança. "Não se trata apenas de fazer uma exposição dos produtos, mas de apresentar ao setor soluções que têm capacidade de melhorar muito o problema das fraudes", pondera Anderson Gomes, da Diretoria de Mercado Corporativo do CPqD. "Essa é uma questão discutida hoje pelos bancos no mundo inteiro", explica.

O CPqD também vai levar ao Ciab produtos voltados para a otimização de sistemas de energia e de telecomunicações, com as soluções Gestão de Gastos de Energia e Gestão de Gastos de Telecom.

Essa é a 18ª edição do Ciab que, dentro do setor financeiro, é considerado o maior evento da América Latina. O tema desta edição será "Tecnologia e Segurança". Nas últimas edições, registrou-se uma média de 1.500 congressistas (nacionais e internacionais). Além disso, participam anualmente cerca de 15 mil visitantes, além de aproximadamente 80 expositores. O evento ocorre nos dia 11, 12 e 13 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Perfil do CpqD - Há 31 anos atuando em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Emprega cerca de 1.500 profissionais altamente capacitados e está presente com suas soluções em países da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Oceania. Somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 40 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio) e diversos clientes corporativos dos setores financeiro, de energia e governamental.

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