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08/02/2022 - 09:19

Inadimplência no varejo de moda registra queda de 3% em dezembro


Índice Meu Crediário aponta que 7,59% das parcelas do crediário - agora também conhecido como ‘buy now pay later’ - estavam atrasadas em até 90 dias no encerramento do mês, enquanto o indicador era de 7,82% em novembro.

A inadimplência do crediário no varejo de moda registrou queda de 3,03% em dezembro em relação ao mês de novembro. O levantamento revela que 7,59% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês de dezembro, enquanto o indicador era de 7,82% em novembro. Na comparação anual houve um aumento de 32,17%, uma vez que o índice ficou em 5,15% em dezembro de 2020. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país.

Realizado pelo Meu Crediário - fintech especializada no setor - o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de dezembro de 2021 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em setembro e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.

—Apesar de dezembro apresentar maior volume de compras no varejo em razão das festas de final de ano, o mês também é o período em que as pessoas recebem o 13º salário, que muitas vezes é destinado para o pagamento de dívidas. Esse é um dos fatores que levaram à ligeira queda no índice de inadimplência em dezembro. No entanto, quando olhamos para o índice de 2020, o cenário é outro em razão do impacto da inflação no bolso dos consumidores em 2021. Para o varejista, é muito importante neste momento, diante deste panorama, ajustar a régua de limite de concessão de crédito e intensificar as ações de cobrança para que parcelas atrasadas sejam quitadas. Nos próximos meses, a tendência é de que o índice sofra um aumento natural de início de ano —explica Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário.

Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.

Solução garante pagamento aos lojistas —A fim de aperfeiçoar a modalidade, a fintech também lançou no ano passado o Meu Crediário Garantido, que oferece ao lojista a garantia do recebimento das parcelas do crediário, mesmo se o cliente não efetuar o pagamento. “Esse é um serviço que agrega mais tecnologia e praticidade na operação de vendas a prazo dos varejistas que já possuem crediário próprio, além de trazer maior tranquilidade para o empresário tocar o negócio”, finaliza Schneider.

Meu Crediário — Fintech lançada em 2016, o Meu Crediário é proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil. A empresa oferece uma solução completa para a concessão de crédito, do carnê ao digital, em lojas de diversos segmentos varejistas como calçados, moda, óticas, materiais de construção, entre outros. Para facilitar a gestão, reduzir o risco de inadimplência e aumentar a rentabilidade dos lojistas, o Meu Crediário dispõe ainda de um sistema eficiente de análise de crédito, com automatização de cobranças e negativação de devedores, além de permitir variados métodos de pagamentos aos clientes, inclusive o Pix. A fintech atende atualmente 800 lojas em todo o Brasil, com presença em mais de 500 cidades e todos os estados do País. Mensalmente também realiza o Índice Meu Crediário, levantamento que traz um panorama sobre a modalidade no varejo brasileiro.

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