Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2022 - 08:51

Pirelli renova contrato com Stock Car


Giovanni Tronchetti e Fernando Julianelli

E segue como patrocinadora e fornecedora de pneus até 2026. Pneus serão integralmente fabricados na planta de IZMIT, na turquia, a mesma das principais competições de GT do mundo. Stock Series, antiga Stock Light, agora também terá o mesmo pneu da Stock Car Pro Series: 305/660 – 18. Circuito Panamericano, Complexo Multipistas da Pirelli, será o palco dos primeiros testes da Fórmula 4 Brasil, nova categoria nacional, que também estreia com pneus Pirelli.

A Pirelli acaba de renovar o contrato de fornecimento de pneus e patrocínio com a Stock Car Pro Series. O novo acordo tem duração de cinco anos e se estenderá de 2022 até 2026. Fernando Julianelli, o CEO da Vicar, esteve recentemente na sede da Pirelli em Milão para um encontro com Giovanni Tronchetti Provera, vice-presidente sênior Prestige e Motorsport da Pirelli. Com os laços cada vez mais estreitos, a parceria entre a empresa italiana e a maior categoria do automobilismo brasileiro entra em uma nova fase.

A partir da temporada de 2022, todos os pneus que estarão nos carros da Stock Car Pro Series serão fabricados na planta de Izmit, na Turquia, local de fabricação dos pneus para as principias competições de GT do mundo, além de ser a planta de backup da Fórmula 1. Anteriormente, essa fabricação ficava dividida com a planta de Slatina, na Romênia. A medida dos pneus é: 305/660-18.

Outra grande novidade foi a inserção desse mesmo pneu na categoria de acesso, a Stock Series, que até 2021 era denominada Stock Light. Com uma nova carenagem, ela agora se aproxima ainda mais da Stock Car Pro Series, passando a utilizar o mesmo produto presente em todos os carros da categoria principal. O pneu que a categoria usava até 2021 era um 285/645-18.

— Estamos muito felizes em poder anunciar que a Pirelli continua ao lado da Vicar e da Stock Car por mais cinco temporadas. No começo da categoria, em 1979, já estávamos juntos, e no futuro não será diferente. A Stock Car é extremamente competitiva, e temos muito orgulho de sermos uma peça fundamental nessa engrenagem que mantém o equilíbrio técnico há tantos anos. Agora, utilizando os mesmos pneus da Stock Car Pro Series na Stock Series, os pilotos que almejam subir de categoria já chegarão à divisão principal com um know how muito maior, tendo em vista a experiência de pilotar um carro com o mesmo pneu já na categoria de acesso —disse Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.

—Esse acordo dá continuidade a um relacionamento não apenas histórico, mas também fundamental para a Stock Car”, disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar. —É muito importante para um campeonato de nível técnico extremamente elevado como o nosso poder contar com um parceiro como a Pirelli, uma líder do setor não apenas em se tratando de mercado mas também quando se fala em tecnologia. É um dos fatores que nos ajuda a manter nossos índices de competitividade, com mais de 25 carros em menos de meio segundo. Além disso, a Pirelli não somente vende pneus para a categoria. Ela nos dá um suporte técnico em todos os nossos eventos e, além disso, participa do desenvolvimento e aprimoramento dos pneus da categoria. Estamos muito felizes com essa renovação —concluiu o CEO da Vicar.

A Fórmula 4 Brasil, chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), é outra grande novidade para o motorsport nacional. Assim como ocorre com as outras F4 pelo mundo, os pneus também serão fornecidos pela Pirelli. A categoria servirá como porta de entrada para as principais competições de monopostos do mundo, como a F3 e F2, tendo como objetivo final a Fórmula 1. Todas essas categorias citadas têm a Pirelli como fornecedora exclusiva de pneus.

O Circuito Panamericano, maior complexo multipistas da América Latina e verdadeiro laboratório a céu aberto da Pirelli, será o palco dos primeiros testes dos novos carros da Fórmula 4 Brasil, que irão acelerar na pista situada em Elias Fausto ao longo do ano. Além disso, há mais dois testes planejados para este ano com esses novos monopostos na pista da Pirelli no interior de São Paulo.

Vai começar! Stock Car terá início com Corrida de Duplas em Interlagos — Após uma decisão emocionante em dezembro do ano passado, que culminou com a coroação de um novo campeão, a temporada de 2022 da Stock Car Pro Series já tem data para começar: 13 de fevereiro. Novamente, o palco será o tradicionalíssimo Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), com a “Corrida de Duplas”. Muitos pilotos já anunciaram seus parceiros para a disputa, e a expectativa para a primeira largada do ano está cada vez maior entre todos os fãs da categoria.

Interlagos é uma conhecida pista de sentido anti-horário, portanto os carros apoiam bastante no lado direito, o que faz com o pneu traseiro direito seja o mais exigido. —Em Interlagos temos sempre que considerar a questão climática, que pode ser um fator agravante quanto ao desgaste dos pneus. Por isso, é fundamental que todos os pilotos e equipes respeitam as indicações de cambagem e calibragem feitas pela Pirelli — acrescentou Magliano.

A Stock Series, antiga Stock Light, por sua vez, começa o ano de competições na cidade de Goiânia (GO), em 20 de março, utilizando o veloz anel externo do autódromo da capital de Goiás. Ela seguirá como fundamental categoria de acesso à divisão principal, com o campeão Felipe Baptista tendo subido para Stock Car Pro Series após levar a taça na temporada de 2021. Já a data prevista para o início da Fórmula 4 Brasil é 15 de maio, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP).

GP Galeão — E o retorno da Stock Car ao Rio de Janeiro em 2022, um capítulo especial com o ‘GP Galeão’, primeira corrida em um aeroporto comercial na história do esporte nacional, será realizado no dia 10 de abril (domingo). A pista terá quatro quilômetros de comprimento e 45 metros de largura. A estrutura prevê a instalação de arquibancadas. A disputa será no tradicional formato de rodadas duplas, — com duas corridas no domingo.

Batizado de Circuito Cacá Bueno,  pista montada no Aeroporto RIOgaleão, na Ilha do Governador, Zona Norte da capital fluminense. — único piloto carioca em atividade.

— Tudo que hoje sou teve início na minha cidade, que é o Rio de Janeiro. Comecei no kart aqui e, por isso, é uma grande vitória. Este será o ponto de partida do retorno do automobilismo — disse o piloto Cacá Bueno.

. Calendário completo da Stock Car em 2022: 1ª etapa — Interlagos – “Corrida de duplas” – 13 de fevereiro (domingo).

2ª etapa – Goiânia — 70ª largada da história nessa pista no anel externo – dia 20 de março (domingo).

3ª etapa – Rio de Janeiro (RJ) — “GP Galeão” – dia 10 de abril (domingo).

4ª etapa – Mogi Guaçu, São Paulo — Velocitta – dia 15 de mario (domingo).

5ª e 6ª etapas – Brasília, Autódromo Internacional Nelson Piquet — 40ª largada da história – dias 02 e 03 de julho (sábado e domingo.

7ª etapa – Interlagos, São Paulo — dia 31 de julho (domingo).

8ª etapa – Rio Grande do Sul — Tarumã ou Santa Cruz do Sul – dia 04 de setembro (domingo).

9ª etapa – Mogi Guaçu(SP) — Velocitta – dia 25 de setembro (domingo,).

10ª e 11ª etapas – Goiânia — Traçado misto e anel externo – dias 22 e 23 de outubro (sábado e domingo).

12ª etapa – Brasília — “Super Final BRB no anel externo” – dia 20 de novembro (domingo).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira