Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2022 - 10:48

A importância dos gráficos nas apresentações corporativas


Cores, números, formas. Entenda a importância dos gráficos nas apresentações corporativas e dicas para criar um gráfico de impacto.

Os gráficos estão presentes em quase todas as reuniões corporativas, seja para realizar vendas, planejar projetos ou mensurar resultados. Estes elementos visuais fazem parte do cotidiano de qualquer empresa.

Para apresentar dados e argumentos, de forma fácil de ser visualizado e entendido, os gráficos são os elementos mais usados em diversos segmentos. Eles devem ser simples, para apresentar os dados de maneira rápida e clara.

São diversos tipos de gráficos utilizados, que são indicados para várias informações. Confira alguns dos mais utilizados nas apresentações corporativas!

Dicas para criar gráficos para suas apresentações: . Entenda o contexto dos dados — Entender o contexto das informações que deseja apresentar é essencial para utilizar o gráfico indicado para esse tipo de informação, além de compor o gráfico da melhor forma. Além disso, considere o público-alvo e a intenção do gráfico.

Gráficos que serão utilizados em uma apresentação podem ser construídos por partes, exercendo a hierarquia de informações, guiando o espectador pelas informações que tem maior prioridade.

Já os que serão utilizados em documentos impressos deverão conter toda a informação em um local só, contendo as informações necessárias para serem lidas com calma e atenção.

. Conte com uma ferramenta para criar gráficos de impacto — Existem ferramentas que são verdadeiros aliados na criação de gráficos de impacto. O EdrawMax é um software de fluxogramas e ferramenta de diagramação, que simplifica o fluxo de trabalho visual e traz diversos recursos para apresentações de dados.

É possível criar fluxogramas e gráficos, contando com inúmeros templates para serem utilizados, acomodando as informações da melhor maneira. Além disso, é possível adicionar outros colaboradores para que seja criado em conjunto, ao mesmo tempo.

O software permite também a criação de mapas mentais e brainstorming em conjunto para organizar melhor as ideias de um determinado projeto. Conta com outros recursos avançados como criação de plantas, esquemas elétricos, entre outros gráficos e esquemas específicos para diversas áreas.

Tipos de gráficos mais utilizados: 1. Gráfico de Linhas — É um tipo de gráfico indicado para mostrar tendências, crescimento, padrões e valores contínuos. Mostra uma sequência numérica de um dado específico (posicionado no eixo vertical) ao longo de um tempo determinado (posicionado no eixo horizontal).

Por meio dele é possível visualizar como um determinado dado ou indicador cresceu ou regrediu em um período específico.

2. Gráfico de Barras — O gráfico de barras é um dos tipos mais utilizados para a apresentação de resultados diversos. É utilizado geralmente para comparar resultados variados ou ilustrar as alterações dos dados de uma determinada categoria ao decorrer do tempo.

3. Gráfico de Colunas — Semelhante ao gráfico de barras, é utilizado quando existem menos dados a serem Semelhante ao gráfico de barras, é utilizado quando existem menos dados a serem mostrados, facilitando a leitura e compreensão dos elementos.

4. Gráfico de Pizza ou de Setor — Este tipo de gráfico é essencial para relacionar cada parte com o todo, ou seja, indicar a proporcionalidade. Cada fatia da “pizza” corresponde a uma categoria de dados.

Ao utilizá-lo, deve-se tomar cuidado com a quantidade de categorias, para não dificultar a visualização dos dados, afetando a compreensão do gráfico.

5. Infográfico — O infográfico combina texto e diversos recursos visuais e gráficos diferentes para mostrar uma quantidade maior de dados. Pode melhorar a compreensão de dados e conceitos complexos, tornando as informações memoráveis.

E para criação de infográficos bem elaborados e sofisticados, com informações interessantes, você pode contar com algumas ferramentas. Entre as opções, o EdrawMax oferece diferentes modelos prontos para criar infográficos que podem ser personalizados.

. Por que usar gráficos nas apresentações de dados? — Os gráficos são utilizados para estruturar os elementos para serem apresentados. A estruturação de dados em um formato facilita a análise, otimizando os resultados, por permitir a obtenção mais rápida de informações.

A associação visual utilizando elementos visuais como os gráficos costuma ser mais fácil e mais rápida do que a análise matemática, por exemplo. Então, utilizar gráficos para apresentar dados numéricos é uma prática muito utilizada.

Numa reunião de mensuração de resultados, é possível verificar com rapidez os números de vendas de um produto, se estiverem dispostos no gráfico mais indicado, de forma correta.

O marketing é uma área que também utiliza muito esse tipo de representação visual de dados, trazendo para o marketing digital. Hoje, as redes sociais trazem dados dispostos em gráficos para mostrar o número de visualizações, cliques, entre outros resultados.

Lembre-se de que uma boa apresentação gráfica é muito importante para gerar credibilidade e passar seus conceitos de forma organizada. Para isso, conte com as melhores ferramentas para fazer gráficos e tenha uma apresentação mais dinâmica.

Assim, seus parceiros e clientes conseguirão ter melhor entendimento sobre os problemas, soluções e objetivos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira