Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/02/2022 - 06:56

Vale tem alta na produção de minério de ferro de 5 % em 2021


As vendas da commodity atingem 9% no período. Destaque do quarto trimestre para a produção de carvão que teve uma forte alta de 129,2%, e no ano 44,6% ante 2020.

A mineradora brasileira Vale divulgou o relatório de produção e vendas na noite do dia 10 de fevereiro (quinta-feira), onde demostra que os principais fatores que impulsionaram a produção e as vendas de 2021 foram (a) o aumento da produção de minério de ferro (5% a.a.) e vendas (9% a.a.) impulsionadas pela maior produção nas operações de Minas Gerais (17% a.a.), sendo parcialmente compensadas pelo desempenho mais fraco em S11D (-11% a.a.); (b) o cenário favorável de preços de mercado (47% a.a.); (c) a greve em Sudbury, interrompendo nossas operações por 70 dias e contribuindo para uma redução de 9% na produção de níquel e 18% na produção de cobre; e (d) o melhor desempenho da produção de carvão em Moatize (45% a.a.) juntamente com a assinatura de um acordo vinculativo para vender o ativo.

Desempenho de produção e vendas da Vale em 2021: Minério de Ferro — A produção de finos de minério de ferro da Vale totalizou 315,6 Mt2 em 2021, 15,2 Mt acima de 2020, devido a: (a) retomada de Serra Leste no fim de 2020; (b) aumento da produção de produtos de alta sílica3 em Brucutu; (c) melhor desempenho no Complexo de Itabira, apesar das restrições relacionadas à disposição de rejeitos; (d) Timbopeba operando com seis linhas de beneficiamento desde março de 2021; (e) retomada da produção via processamento a úmido em Fábrica, juntamente com a produção de produtos de alta sílica; e (f) maior compra de terceiros. Estas melhorias foram parcialmente compensadas pelo (a) desempenho em S11D, principalmente impactado pela maior relação estéril/minério e menor produtividade da mina ao longo do ano, ocasionada pela maior incidência de jaspilito no corpo mineral; e (b) disponibilidade de ROM em Mutuca, que está em processo de licenciamento.

De acordo com a mineradora, a fim de melhorar o desempenho da S11D em direção a sua capacidade nominal, levando a uma produção de 80-85 Mt em 2022, a Vale está instalando quatro britadores primários e quatro britadores móveis para processar jaspilito, que deverão estar operacionais ao longo do 1H22. Além disso, um novo britador será necessário para processar grandes blocos de estéril compacto, que restringirá a capacidade de produção em S11D em cerca de 5 Mtpa até estar operacional em 2025.

Expectativa de atingir 370 milhões de toneladas em 2022 — A Vale disse que encerrou o ano com cerca de 340 Mtpa de capacidade de produção de minério de ferro e espera atingir 370 Mtpa até o fim de 2022, após o ramp-up das plantas de filtragem de rejeitos em Itabira e Brucutu e de suas respectivas adições de capacidade de disposição de rejeitos (barragens Itabiruçu e Torto) no segundo semestre do ano.

Todas as operações em Minas Gerais afetadas pelas fortes chuvas do início de 2022 já retomaram suas atividades regulares após o restabelecimento de condições de segurança adequadas. O impacto das paralisações na produção de minério de ferro da Vale foi de aproximadamente 2 Mt4, que não altera o nosso guidance de produção, dado que já se considera o impacto sazonal da estação chuvosa.

Pelotas — A produção de pelotas da Vale totalizou 31,7 Mt em 2021, 2,0 Mt acima de 2020, como resultado da retomada da planta de pelotização de Vargem Grande em janeiro, mas ainda restrita pela disponibilidade de pellet feed em Itabira e Brucutu, que irá aumentar gradualmente no final de 2022, após o start-up da barragem Torto e as obras de alteamento na barragem Itabiruçu.

Os volumes de vendas de finos e pelotas de minério de ferro totalizaram 309,8 Mt em 2021, 23,7 Mt acima de 2020 e em linha com a produção de 2021. A produção de níquel acabado foi de 168,0 kt em 2021, 15,7 kt abaixo de 2020, principalmente explicado pela (a) interrupção do trabalho em Sudbury, que também impactou os concentrados de Thompson processados no smelter de Copper Cliff; e (b) menor produção proveniente de PTVI devido à redução das taxas de produção de matte conforme as restrições de mobilidade em razão do covid-19 exigindo a postergação da manutenção necessária do forno de 2021 para 2022. O destaque positivo foi o melhor desempenho em Onça Puma, apesar da manutenção prolongada realizada durante o ano. Além disso, a produção de minério de Voisey's Bay aumentou devido ao melhor desempenho na refinaria de Long Harbour, atingindo a melhor produção anual até o momento de 38,1 kt.

Cobre — A produção de cobre foi de 296,8 kt em 2021, 63,3 kt menor que 2020, principalmente devido a (a) paralisação em Sudbury; (b) confiabilidade do moinho SAG nas operações de Sossego, que deve ser endereçada após manutenção significativa que está em andamento no primeiro trimestre de 2022; (c) revisão das rotinas de manutenção nas operações de Salobo no início de 2021 que causaram atrasos nas manutenções programadas, restrições na movimentação da mina e impactos no teor do feed; e (d) incidente na correia transportadora em Salobo limitando a produção no quarto trimestre. Apesar dos desafios, a movimentação de mina continuou melhorando nas operações em Salobo e atingiu, no fim do ano, os níveis observados antes da revisão de segurança.

Carvão — Em 21 de dezembro de 2021 (terça-feira), a Vale anunciou a assinatura de um acordo vinculante para a venda de seus ativos de carvão em Moçambique, como parte do reshaping da Vale para focar em seus negócios core. A produção de carvão da Vale atingiu 8,5 Mt, 2,6 Mt acima de 2020, impulsionada por um melhor desempenho no segundo semestre de 2021 após o ramp-up seguido do revamp da planta.

Onça Puma (operação brasileira) — O forte crescimento da produção em Onça Puma no trimestre foi devido ao sucesso das manutenções durante o terceiro trimestre de 2021, que reduziram os volumes naquele trimestre e permitiram um forte desempenho no quarto trimestre de 2021.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira