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11/02/2022 - 06:56

Puerto Cortés movimentou 5 milhões de TEUs em seus primeiros 8 anos de operação


O terminal hondurenho pode receber navios New Panamax com capacidade para transportar até 12.500 TEUs.

Oito anos depois de assumir a operação de Puerto Cortés, a Operadora Portuaria Centroamericana (OPC), conseguiu mobilizar cinco milhões de TEUs no tráfego de contêineres e foi com um contêiner da transportadora CMA CGM que foi possível chegar a esse número. O navio que atracou em Puerto Cortés foi o "M/V Alexis" operado em 19 de janeiro de 2022.

O “M/V Alexis” é, depois do “Mary”, também da CMA CGM, o segundo maior navio que atracou em Puerto Cortés. Tem capacidade para transportar 6.900 TEUs e uma extensão de 271 metros. No Atlântico Norte da América Central, Puerto Cortés é o único porto com capacidade para receber navios deste porte. O terminal hondurenho pode receber navios New Panamax com capacidade para transportar até 12.500 TEUs.

Puerto Cortés recebe cargas da maioria das companhias marítimas cujos navios vêm dos Estados Unidos, Panamá, América do Sul, Caribe e Europa, e o atendimento aos navios por parte dos operadores é qualificado como altamente produtivo sob os mais altos padrões de segurança, permitindo que os operadores continuem com os itinerários estabelecidos para as suas embarcações.

Os principais produtos mobilizados no terminal são: carga de maquila têxtil e autopeças, tanto na importação de matéria-prima quanto na exportação de produto acabado. Destaca também a exportação de café, já que Honduras é o quinto maior exportador deste produto no mundo, a exportação de melão, melancia, hortaliças, açúcar, madeira e alimentos preparados, entre outros.

Ao nível dos tempos de atenção ao transporte, estes melhoraram muito desde que a OPC opera o terminal portuário, foi possível reduzir os tempos de atenção por camião dentro do terminal de 120 minutos em 2014 para 40 minutos em 2022, produto do processo de modernização de Puerto Cortés que inclui investimentos em tecnologia e infraestrutura novas e existentes, realizadas no terminal.

— Puerto Cortés é o porto mais eficiente da região CA-4, com águas profundas e infraestrutura e equipamentos de última geração para a indústria portuária de contêineres e carga geral. O terminal continua com seu cronograma de investimentos para ampliar a capacidade e eficiência do terminal, fazendo de Puerto Cortés o porto de entrada e saída de cargas CA-4 devido à sua competitividade e potencial para atrair o desenvolvimento de novos negócios que utilizam o porto como um importante elo de sua cadeia logística para o comércio internacional — disse Puerto Cortés em comunicado.

Com o projeto de modernização que inclui o píer 6, os guindastes Super Post Panamax (os únicos da região) e a dragagem, já estão sendo recebidos navios de grande porte. O terminal atingiu uma capacidade anual de movimentação de 1 milhão de TEUs. Desta forma, Puerto Cortés é, por enquanto, o porto CA-4 que mais recebeu investimentos, o que o torna o mais eficiente e competitivo da região. | MM

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