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12/02/2022 - 07:59

Ações internacionais para potencializar exportações de calçados


Com perspectivas positivas, depois de um crescimento de mais de 32% nas exportações ao longo de 2021, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), apresentou suas ações de promoção comercial e de imagem no exterior para 2022. O webinar aconteceu no dia 10 de fevereiro e foi conduzido pela gestora e pela analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli e Paola Pontin.

Detalhando — A dinâmica para a construção do convênio com a ApexBrasil, Letícia elencou os mercados-alvo do Brazilian Footwear para o próximo biênio: Estados Unidos, Colômbia, Reino Unido, França, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul. Segundo ela, em cada mercado existe uma estratégia, um direcionamento para ações de promoção do calçados brasileiros.

Estados Unidos — Nos Estados Unidos, principal destino do calçado brasileiro no exterior, estão mapeadas estratégias para a consolidação. É lá que acontecem, em agosto, a Playtime Nova Iorque e a KidsHub. —A Playtime e a KidsHub são feiras infantis que congregam diversos setores, não somente calçados. São eventos criteriosos, que selecionam marcas com propósito, aspectos de sustentabilidade e design autoral —explica Letícia, ressaltando que são eventos muito relevantes para o posicionamento no mercado norte-americano. A Playtime conta ainda com uma versão digital, que ocorre durante todo o ano e tem as mesmas características de compradores e expositores.

Ainda nos Estados Unidos, acontece, em agosto, a Sourcing at Magic, a Magic e a Project, todas em Las Vegas. Os eventos ocorrem durante a Magic Week, que une eventos de calçados, vestuário e acessórios, facilitando a logística dos compradores. Letícia explica que a Sourcing tem um perfil voltado para vendas private label - com a marca do cliente -, enquanto a Magic é mais comercial e a Project focada em produtos de maior valor agregado. “São eventos de grande importância que atingem, sobretudo, compradores da Costa Oeste dos Estados Unidos”, conta. Também nos Estados Unidos acontecem a Atlanta Shoe Market, em Atlanta, e a Magic e Coterie, em Nova Iorque. A primeira feira acontece em agosto e é organizada para distribuidores e representantes, com foco em negócios e muito visitada por compradores do Sudeste do País. —É uma feira com montagem simples, mais em conta, e muito focada na realização de negócios e parcerias com distribuidores locais— ressalta Letícia. Já a Magic é mais comercial, enquanto a Coterie é direcionada para produtos de maior valor agregado. Ambas acontecem durante a Semana de Moda de Nova Iorque, em setembro.

Itália — A Itália, embora não seja um mercado-alvo do Brazilian Footwear, recebe eventos que têm impactos importantes nos principais mercados para o calçado verde-amarelo. O primeiro deles é a Expo Riva Schuh, tradicional feira de calçados que acontece em Riva del Garda, em junho. O evento abre o calendário internacional no segundo semestre, antecipando pedidos para os principais players de calçados do mundo. —É uma das mostras mais procuradas e bastante focada em volume. Nós temos lista de espera, então sempre sugerimos que as marcas interessadas busquem a Abicalçados com a maior antecedência possível”, comenta Letícia. Ainda na Itália, em Milão, acontece a Micam Milano, considerada a maior feira internacional do setor. A mostra acontece em setembro e é bastante democrática, tendo expositores e visitantes dos mais variados nichos de atuação. Além da versão física, a Micam Milano possui uma versão digital, que pode ser acessada o ano todo.

Colômbia —Importante mercado para o calçado brasileiro na América Latina, a Colômbia receberá, em julho, uma Missão Comercial organizada pelo Brazilian Footwear. O evento consiste em um showroom com as marcas participantes, um seminário preparatório sobre aquele mercado e relacionamento com a imprensa local. —Para a Missão, realizamos matchmaking - reuniões pré agendadas cruzando a oferta dos expositores com a demanda dos compradores —, o que otimiza as negociações. É um evento que permite a abertura e a ampliação daquele mercado —detalha Letícia.

França —Em julho, o Brazilian Footwear promoverá a participação de marcas brasileiras na Playtime Paris, com foco em compradores europeus. Assim como a versão estadunidense, a mostra é infantil e possui rigorosa curadoria, sendo importante para o posicionamento no mercado local.

Projeto Vendedor — Novidade para o próximo biênio do Brazilian Footwear, o Projeto Vendedor promoverá reuniões com compradores potenciais em seus escritórios na França (junho), Emirados Árabes Unidos (setembro) e Reino Unido (outubro). As reuniões são marcadas via matchmaking e personalizadas. O projeto permite a abertura e ampliação de mercados e um contato mais próximo com os compradores de cada país selecionado.

Ações individualizadas — Ao longo de 2022, o Brazilian Footwear promoverá também ações personalizadas para empresas associadas. Serão três os formatos: marketing digital, para ações visando a promoção de imagem no ambiente on-line; personalizadas, para participação em ações de nicho e que não sejam apoiadas pelo Programa; e diferenciadas, que deverão ter foco no consumidor final. As empresas interessadas no apoio em ações específicas devem fazer contato com o Brazilian Footwear e enviar as informações necessárias.

Digitais - Uma tendência que vem ganhando cada vez mais força no mercado internacional, especialmente a partir das restrições aos eventos físicos impostas pela pandemia de Covid-19, é a digitalização. Neste contexto, para 2022 o Brazilian Footwear prevê uma série de iniciativas.

A primeira delas é as Rodadas de Negócio On-line com compradores da América Latina, que acontecerá em maio. A ação consiste na realização de reuniões de negócios com compradores interessados nas marcas participantes e possibilita a abertura e ampliação de mercados sem a necessidade de grandes investimentos.

Ainda no ambiente digital, o Brazilian Footwear trabalha com duas plataformas para conexões e negócios. A primeira delas, que existe desde 2015 e passou por uma reformulação no final do ano passado, é o BrazilianFootwear.com (www.brazilianfootwear.com). No site, as marcas participantes mantêm perfis atualizados com informações e fotos de produtos e são acessadas por compradores do mundo todo. A participação nesta ação é gratuita. Já para a efetivação de negócios B2B (business to business), o Brazilian Footwear mantém uma parceria com a norte-americana Joor. O projeto, batizado de BrazilianFootwear.com Powered by Joor, permite que as marcas participantes vendam no ambiente on-line com mais de 355 mil compradores de 150 países cadastrados. O projeto tem duração de seis meses e está iniciando a sua terceira edição, com apenas duas vagas restantes.

Influenciadores e marketplace — Novidade no escopo do Brazilian Footwear, será realizada uma ação com influenciadores digitais com foco nos mercados dos Estados Unidos e da América Latina. A iniciativa prevê a identificação de influenciadoreslocais e não terá custo para empresas associadas. Em breve o programa divulgará mais informações.

Também na Colômbia, o Brazilian Footwear promoverá, no segundo semestre, uma ação de marketing digital com marketplace local que trabalhe com marcas brasileiras. O objetivo é alavancar as vendas para o consumidor final, ampliando o mix de marcas brasileiras disponíveis na plataforma digital onde acontecerá a ação.

Amazon no radar — Outra novidade no Brazilian Footwear é o Dropshipping Estados Unidos, que será realizado no primeiro semestre do ano. De acordo com o projeto, será realizada uma mentoria transitória de gestão, estudo estratégico de viabilidade e testes de performance para inserção de produtos na Amazon. A ação terá duração de seis meses e tem foco no mercado B2C norte-americano.

Sustentabilidade para o mundo — A sustentabilidade da cadeia calçadista brasileira terá sua divulgação potencializada internacionalmente a partir do próximo convênio do Brazilian Footwear. No biênio, serão promovidas participações em eventos internacionais de sustentabilidade e a promoção de um documentário sobre práticas sustentáveis do setor para divulgação mundial. O esforço de comunicação terá o auxílio de escritórios de Relações Públicas dos Estados Unidos e da Colômbia.

Capacitação — Com o objetivo de auxiliar empresas na inserção ou mesmo na ampliação de sua presença em mercados internacionais, o Brazilian Footwear promoverá o projeto dez passos para Exportar. De forma prática e operacional, consultores trarão dez passos para a estruturação da exportação na empresa, com entregas em forma de e-book e mentorias individuais. | . Apresentação: www.youtube.com/watch?v=mrIyXlpYs6U.

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