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22/02/2022 - 08:00

Wilson Sons aposta no Arco Norte para o crescimento do setor de apoio portuário


Investimentos previstos para a região podem impulsionar a movimentação portuária no local.

A Wilson Sons vem, cada vez mais, consolidando sua liderança no setor de apoio portuário no Arco Norte. Em 2021, a companhia teve um crescimento expressivo no volume de manobras nos portos da região e tem expectativas positivas para os próximos anos, principalmente, pelos diversos investimentos previstos para o setor portuário, além da otimização da logística de escoamento das cargas. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq), os portos do Arco Norte, em conjunto, cresceram mais de 25% de 2016 a 2021.

—O investimento em infraestrutura como ferrovias, por exemplo, será fundamental para suportar os projetos dos grandes players do mercado. O modal ferroviário é importante para o desenvolvimento do Arco Norte, além de ser uma excelente forma de conectar seus portos às demais regiões do país —destaca Mateus Melo, gerente regional da divisão de Rebocadores.

O ano de 2021 ficou marcado também por ter representado os primeiros 12 meses completos da atuação da companhia em Santarém, porto em que a unidade de Rebocadores passou a operar em novembro de 2020. Sabendo da importância do terminal para a região, a Wilson Sons foi a primeira operadora a atuar com um rebocador azimutal com mais de 45 toneladas de tração estática (TBP) em Santarém e, para que isso fosse possível, a companhia estudou a operação local, treinou a sua tripulação e implantou todo o controle necessário para que sua atuação fosse altamente segura e eficiente.

Entre as principais cargas movimentadas pelos portos do Arco Norte estão minério de ferro, petróleo e derivados, grãos e fertilizantes. A divisão de Rebocadores tem forte atuação no terminal de Ponta da Madeira, contribuindo para que o minério de ferro seja a carga de maior representatividade para a companhia no Arco Norte. O petróleo e seus derivados também é um setor importante para a unidade, principalmente no porto de Itaqui. Já no agronegócio, que inclui cargas como soja, milho e fertilizantes, a Wilson Sons cresceu quase 20% no volume de manobras de navios, no último ano, com destaque para o Porto de Itaqui, terminal que vem se tornando cada vez mais importante para a região.

O posicionamento estratégico e a visão de longo prazo possibilitaram que a Wilson Sons atuasse com uma frota de rebocadores dimensionada para acompanhar o desenvolvimento dos portos do Arco Norte. —Somos a empresa com maior disponibilidade de rebocadores na região e com maior abrangência de atendimento nos portos do Arco Norte. Além disso, somos referência no atendimento de apoio portuário em diversas cargas relevantes para a região como as cargas do agronegócio— explica Mateus.

São quase 20 rebocadores alocados para atender o Arco Norte. Com a entrada em operação dos novos rebocadores previstos para os próximos anos, que estarão de acordo com o padrão IMO TIER III, que reduz em mais de 75% os níveis de emissão de óxidos de nitrogênio, a região faz parte da lista de prioridades da companhia. Referência em segurança, a unidade de negócio está há mais de seis anos sem acidentes com afastamento nos portos do Arco Norte.

Com uma frota de 80 rebocadores, a maior do Brasil, a Wilson Sons está presente em 25 localidades, cobrindo quase toda a costa brasileira. A companhia conta com a Central de Operações de Rebocadores (COR), que monitora as embarcações 24 horas por dia, 365 dias por ano. Além disso, possui o Centro de Aperfeiçoamento Marítimo (CAMWS), onde são realizados treinamentos periódicos das tripulações e projetos específicos de clientes e outras partes interessadas, com equipe técnica especializada e reconhecida por todo o mercado, por meio do simulador de manobras próprio da Wilson Sons, que é capaz de oferecer diferentes cenários operacionais.

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