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24/02/2022 - 08:57

Empatia no trânsito


Que passa de geração em geração no novo filme criado pela SPR para o DetranRS.

Com o conceito “Você dá o exemplo e a empatia no trânsito vai adiante”, campanha de verão do DetranRS é protagonizada por menina que aprende com o pai bons exemplos no trânsito.

Verão pede cuidado e empatia no trânsito. Afinal, neste período do ano todos pegam o carro para ir ao litoral curtir os dias de férias e o calor. E se planejamos com tanto carinho as férias durante o ano todo, não podemos colocar tudo a perder por erros e descuido no trânsito. É essa mensagem que a campanha de verão criada pela SPR para o DetranRS busca transmitir para a população gaúcha. A agência imprimiu a sua conhecida criatividade e ousadia na criação do filme e demais peças da campanha anual de verão do DetranRS.

Além de evidenciar a empatia necessária no trânsito para um veraneio tranquilo e feliz, a campanha criada pela SPR mostra que o aprendizado se dá pelo exemplo. O filme da campanha é protagonizado por uma garotinha em três fases da vida – ou três verões. Uma menina que cresce diante dos olhos do público e aprende empatia com o bom comportamento do pai. No primeiro verão, ainda criança, ela observa o pai, que é bastante cauteloso, cuidadoso e empático no trânsito. Inclusive brinca com a insistência do pai em passar orientações, fazendo uma caretinha. E o pai não apenas passa recomendações, como o uso do cinto de segurança, mas mostra na prática como ser empático. No segundo verão, já adolescente, ela vê os gestos de cuidados do pai e se inspira nisso, embalada pela letra da música: “eu me coloco no seu lugar...” Já no terceiro verão ela cresceu e já dirige. E se coloca no lugar do pai usando os mesmos cuidados e as mesmas palavras, até como forma de demonstrar e reconhecer o que aprendeu com ele. O comercial mostra que a empatia se ensina pelo exemplo – seja no trânsito ou fora dele.

Com o conceito “Você dá o exemplo e a empatia no trânsito vai adiante”, a campanha destaca a empatia de geração em geração. “Buscamos inspiração no visual, como no reflexo do vidro do carro, do retrovisor. Reflexo é um bom signo do aprendizado. Refletir sobre as atitudes no trânsito, sobre nós, nos espelhando naquilo que a gente vê. Muito mais do que nos dizem, acabamos repetindo os gestos que vimos, principalmente as crianças se inspiram muito no que elas veem os adultos fazendo e estão sempre abertas a esse aprendizado. A melhor forma de ensinar é pelo exemplo”, destaca Fábio Henckel, diretor de criação da SPR.

O desafio da agência na criação do filme foi retratar em 60” e 30” histórias de três verões da protagonista e acrescer a isso informações sobre empatia no trânsito e contemplar ainda nas cenas diferentes atores e modais, como automóvel, moto e bicicleta. “Tivemos esse exercício criativo: mostrar a menina crescendo, o pai envelhecendo, o crescimento pelo aprendizado, os diferentes atores do trânsito e gestos de empatia, o que não é tão fácil retratar. Conseguimos mostrar o trânsito fluindo quando existe empatia e um pensa no outro. Condensar tudo isso com vários níveis de emoção foi o grande desafio da SPR na criação deste trabalho”, complementa Henckel. | Filme: https://bit.ly/3BLp8lC

Campanha: Empatia no Trânsito – Verão 2021/2022 | Peças: Filme de 60” e 30”, peças para redes sociais e mídia externa e digital | Cliente: DetranRS | Agência: SPR | Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann | Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel | Diretora de Atendimento: Giorgia Antunes Lorenz | Executiva de Contas: Barbara Vellwock | Atendimento: Ritiele Medeiros e Natália Paszinski | Direção de Criação: Fábio Henckel | Direção de Arte: Cléber dos Anjos | Assistente de Arte: Felipe Serafim Costa | Redação: Aroldo Thaddeu Anderso | Arte-finalização: Joel Nunes| Revisão: Bruna Martins Vilagran | Mídia: SPR – Clarissa Dornelles; Secom – Rosangela Johansson | Mídia Digital: Thaise Veiga | Produção Gráfica: Branca Cardos | Fornecedor: Zeppelin – Direção Fernanda Rotta e Paula Jobim | Produção Musical: SoundThinkers | Aprovação do Cliente: Secom – Tânia Moreira, Malu Macedo e Manuel Ramalho; DetranRS – Diza Gonzaga, Letícia Sielecki e Marcia Uhry Boeira.

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