Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2008 - 13:30

Brasil em edição gigante chega a São Paulo


Mostras reúnem produção inédita do fotógrafo português, Mica Costa-Grande, com as maiores paisagens do mundo já capturadas no Brasil.

Fotografias que não utilizam flash, filtros, tecnologia digital e sem uma única grande-angular ou ampliação têm dimensões de 3,70 m X 1,30 m.

Este é o resultado do projeto – Brasil Pelo Buraco da Agulha – produzido pelo fotógrafo português, Mica Costa-Grande, a bordo de um caminhão VW Constellation 17.250 que foi cedido pela empresa e transformado em câmera móvel. O fotógrafo acaba de chegar a São Paulo onde realiza duas mostras do “Brasil Pelo Buraco da Agulha”. A primeira acontece na Cinemateca de 6 a 8 de junho, das 14 às 21 horas. A mostra segue para o Museu de Arte Brasileira (MAB) da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) onde vai estar aberta ao público dias 12 e 13 das 14 às 21 horas, dias 12 e 15 de junho das 14 às 18 horas.

De acordo com Costa-Grande, nos eventos apresentada a câmera gigante, o processo de produção das fotos, algumas das tomadas feitas nos 22 estados brasileiros já percorridos pelo projeto nos últimos 8 meses, a funcionalidade da casa sobre rodas montada no baú do caminhão e um slide show sobre a expedição fotográfica numa tela externa do veículo.

O “Brasil Pelo Buraco da Agulha” conta com o patrocínio da S. C. A. Mobiliário Contemporâneo, grande incentivadora do projeto, que cedeu todo o mobiliário e concebeu com Costa-Grande um sofisticado projeto de uma casa móvel inteiramente adaptado à expedição fotográfica. Também conta com o apoio técnico da Bosch, Vivo, Brisa, Porto Seguro, Pertech, Cinex, Corian, Baterias Moura e Instancolor.

Costa-Grande que recebeu o prêmio de melhor fotógrafo do ano da Kodak pode ser considerado um verdadeiro “piloto de imagens”. Há mais de 20 anos faz expedições fotográficas pelo mundo. Já percorreu 70 países, sempre acompanhado pela esposa, a jornalista Sofia Salgado, o filho Eloi (13) e a filha Sáskia (11).

Ele conta que tudo começou em 1984 numa Kombi. Em 2000 iniciou com toda a família uma volta ao mundo a partir de Macau (China). A expedição que chegou em março de 2006 aqui no Brasil, está em sua penúltima etapa e vai terminar na China.

Foram 14 meses de preparação para dar início ao “Brasil Pelo Buraco da Agulha”, que tem como peculiaridade o desenvolvimento através da técnica pinhole. Para chegar aos maiores originais, já produzidos de panorâmicas do Brasil, o fotógrafo explica que no baú do caminhão a S. C. A. montou uma casa móvel de luxo tanto em nível de design como de tecnologia. Durante a produção das fotos a área da sala foi revestida de preto se transformando na maior câmera do mundo. Por um orifício de 1,6 milímetros, tamanho que equivale ao buraco de uma agulha, Costa-Grande capturou uma imagem representativa de cada estado. No interior do baú a imagem foi projetada em papel fotográfico que funciona como negativo. Para gerar cada fotografia, comenta, foram necessárias de 1 a 8 horas de exposição à luz, conforme a luminosidade de cada local. Até chegar a São Paulo nem ele conhecia o resultado da produção que só agora está sendo revelada, mas garante que o resultado foge de imagens clichês. Isso porque, o objetivo estético do projeto é oferecer um novo olhar sobre o Brasil, país que é totalmente surpreendente pela diversidade das belezas naturais e relações humanas, afirma.

De São Paulo a expedição segue para Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, completando 28 mil km rodados no país. “Ainda em 2008 realizarei uma exposição itinerante das fotos gigantes em que estarei presente virtualmente” diz. O objetivo final do “Brasil Pelo Buraco da Agulha” é realizar mostras em outros continentes para revelar a visão estrangeira sobre o país e desenvolver um livro fotográfico da iniciativa.

Cinemateca - Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino/ SP, de 6 a 8 de junho – 14 às 21 horas.Presença Costa-Grande: Das 15 às 17 horas (dia 6); das 17 às 19 horas (dias 7 e 8).

Museu de Arte Brasileira – Portaria G1 da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) Rua Alagoas 903, Pacaembu/ SP. De 12 e 13 de junho – 14 às 21 horas (com última entrada às 20 horas), 14 e 15 de junho - 14 às 18 horas (com última entrada às 17 horas. Presença Costa-Grande: 15 às 17 horas (dias 12 e 13) e das 16 às 18 horas (dias 14 e 15). | Foto: Mica Costa-Grande e a esposa, a jornalista Sofia Salgado

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira