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04/06/2008 - 13:31

Norma da ANP garante transparência e qualidade nos postos de bandeira branca

Atualmente, 45% dos postos revendedores de combustível no país optaram pela liberdade na compra.

Abastecer em postos de bandeira branca era uma dúvida constante do consumidor, mas hoje essa situação está sendo revertida. De acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos últimos anos, pelo menos 45% dos postos revendedores de combustíveis do país abandonaram as marcas das companhias distribuidoras e passaram a trabalhar com fachadas próprias.

Essa mudança não significa que a qualidade do combustível irá cair, muito pelo contrário, os mais de 3 mil clientes da FIC Petróleo, são postos de bandeira branca e contam com todos os itens de qualidade da distribuidora, podendo passar o máximo de credibilidade a seus clientes. “A FIC procura sempre atender da melhor maneira possível seus clientes, já que com a bandeira branca eles ficam livres para comprar com qualquer distribuidor, tentamos manter uma relação recíproca”, esclarece Édio Nogueira, presidente da FIC Distribuidora de Combustíveis Líquidos.

A FIC é a primeira empresa do setor privado a possuir três certificações: ISO 9001 (gestão da qualidade dos processos e produtos da empresa), ISO 14001 (responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades) e OHSAS 18000 (segurança e saúde no trabalho) para a base de Paulínia. Tais certificações representam inúmeros benefícios para a distribuidora e seus clientes, que têm a garantia reconhecida pela comunidade mundial (120 países) da idoneidade e confiabilidade dos produtos FIC.

Todo o processo para a obtenção dos certificados foi acompanhado pela TW Consultoria, que auxiliou na definição do sistema de gestão, verificando se todos os processos da empresa estavam sendo realizados de acordo com as normas exigidas.

“Sempre trabalhamos pela qualidade dos nossos produtos e eficácia de nossos processos, o que muda com a certificação é que agora esta preocupação tornou-se um compromisso público frente ao mercado”, afirma Édio Nogueira.

Os benefícios não são apenas esses, os donos de postos também aprovaram a liberdade de escolha. Após mais de dez anos utilizando a bandeira de uma distribuidora, o Postinho São Bernardo, localizado em São Pedro, interior de São Paulo, optou por inovar. No início de 2007, como conta a gerente Meire Pucci, o estabelecimento passou a trabalhar sem a bandeira de distribuidoras, pois constatou que, desta forma, conseguiria baixar os preços e melhorar as condições para os clientes. “É muito mais vantajoso você não estar preso a uma marca. Dizem por aí que muitos clientes não utilizam os produtos e serviços de postos sem bandeira, mas, no nosso caso, a clientela só aumentou!”, comemora Meire, que desde então é cliente da FIC Distribuidora.

Normas e portarias - Em julho de 2000, a ANP expediu a norma de maior importância na definição da estrutura de comercialização de combustíveis automotivos, a Portaria nº 116, que estabelece os critérios para o exercício da atividade de revendedor varejista de combustíveis automotivos, inclusive álcool combustível.

Essa portaria promove uma centralização das atividades de comercialização de combustíveis. O combustível só pode ser vendido no varejo por um posto revendedor, que, por sua vez, só pode adquirir o produto de empresas distribuidoras.

Para controlar a sonegação no mercado brasileiro de combustíveis, que gera um rombo anual de mais de R$ 2,6 bilhões, a ANP determinou a Resolução 07/2007, que trata da proibição da venda, pelas distribuidoras, a postos de outras bandeiras. Entre outros objetivos, a medida também deverá aumentar a proteção ao consumidor e a segurança para investidores, além de restringir a evasão fiscal e intensificar o controle na origem e na qualidade dos produtos comercializados. Além disso, a resolução também terá como objetivo restringir o crescimento dos postos de bandeira branca, que representavam apenas 8,2% do total em 2000 e, hoje, já chegam a mais de 45%.

A recente resolução inviabilizou que donos de postos com bandeira comprem combustível de distribuidoras que não sejam da mesma marca. Ainda não se sabe quais serão os reflexos dessa medida no mercado, mas ela já começa a gerar controvérsias. Até então, postos bandeirados eram obrigados a comprar de suas distribuidoras até que atingissem a cota exigida. Após esse valor, os estabelecimentos se viam livres para comprar de outras empresas, barateando custos e conseguindo maior lucro sobre seus produtos. A partir de agora, a ANP promete aumentar a fiscalização sobre os postos bandeirados.

A idoneidade dos postos com os quais trabalha, como citou o empresário de Laranjal Paulista, aliada ao rígido controle de qualidade, desde a compra até a entrega do combustível e ainda a comodidade e a segurança trazidas pela nota fiscal eletrônica, colocam a FIC como uma das mais importantes distribuidoras de combustíveis líquidos do País, com expectativas de crescimento e consolidação cada vez maiores no mercado.

Perfil da FIC - Com 14 bases de distribuição e escritórios comerciais localizadas em nove estados brasileiros e uma capacidade própria de tancagem de 27 milhões de litros de combustível, a FIC é a primeira distribuidora de combustíveis privada tricertificada do Brasil em sistema de gestão integrada. As bases da FIC estão em SP: Paulínia, Guarulhos, São Paulo, São José dos Campos; MG: Betim, Uberaba, Uberlândia; RS: Canoas, Triunfo; BA: Itabuna, Jequié; PR: Araucária; SC: Itajaí; MS: Campo Grande; GO: Senador Canedo; MT: Cuiabá.

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