Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2008 - 13:51

Sequestro espelha a falta de segurança nas empresas

No último dia 16, teve início mais um seqüestro, algo que infelizmente se torna cada vez mais comum em nosso país. A vítima, Pedro Souza, foi levada por dois homens na região de Carapicuíba, na Grande São Paulo. Rendido, foi transportado até um canavial na região de Americana. Dentre os criminosos envolvidos, de acordo com a imprensa, um era primo de terceiro grau e o outro já havia prestados serviços para a família do seqüestrado.

O fato dos criminosos terem esse grau de intimidade com a vítima, facilita esse tipo de ação, já que passam a conhecer detalhes de sua rotina, bem como de sua empresa. Alguns funcionários insatisfeitos podem praticar atos criminosos, que variam desde furtos até seqüestros. De acordo com o PROVAR, reconhecido Centro Brasileiro de Estudos do Mercado de Consumo e Bens de Serviços, os furtos e fraudes internos praticados por funcionários geram prejuízos às empresas do mercado de varejo na ordem de 5 a 10 % de seu faturamento. É muito para ficarmos apáticos frente à situação.

No entanto, esses acontecimentos estão ligados às falhas cometidas pelas próprias empresas na hora das contratações, que têm sido cada dia mais superficiais e menos investigativas, por conta da alta rotatividade existente no mercado. Quando falamos em pequena e média empresa a situação pode ser ainda mais crítica porque, no geral, a urgência na contração para a solução de um projeto, da entrega de um serviço, ou mesmo da continuidade de um trabalho já em andamento, força os responsáveis pela tomada de decisão a serem práticos. Dessa maneira, buscam apenas avaliar o candidato pelo currículo, realizando substituições que prezem mais pelo conhecimento e habilidades da pessoa, ao invés de dar importância a análises criteriosas sobre antecedentes criminais, histórico escolar e profissional. Só que tal situação pode ser mais do que dar "sorte ao azar", pode ser sinônimo de prejuízo às finanças e à vida.

Uma empresa precisa realizar uma minuciosa investigação para saber o máximo possível sobre o candidato e não somente tentar elaborar um mapa de competências. É imprescindível que o RH, o dono do negócio, ou o responsável pela decisão da contratação saiba quem está trazendo para ser seu colaborador, não só pelos resultados que ele pode lhe trazer, mas também pelo que ele pode fazer, e nesse momento não falo apenas de ações positivas, dentro da empresa.

As organizações precisam pensar em prevenção para as situações de seqüestro de seus executivos, furtos e fraudes internos e até assaltos à mão armada. Para isso, é importante implantarem uma política de segurança bem definida, como a contratação de um gestor de segurança ou uma consultoria externa nessa área. Além disso, é preciso identificar riscos nos processos, como por exemplo, no caso do recrutamento e seleção de candidatos. É preciso que esse gestor de segurança trabalhe de forma holística com todos os departamentos. Em conjunto com o gestor de RH, poderão analisar e contratar não apenas pessoas capacitadas e com as habilidades comportamentais desejadas, mas com a melhor integridade e desempenho em termos éticos e de valores.

Além disso, é necessário trabalhar a segurança em suas múltiplas vertentes, inclusive com planejamentos e gerenciamento de crises, envolvendo todos os setores, processos, patrimônio e recursos humanos, para evitar fatos extremos, como esse e muitos outros seqüestros que envolvem, às vezes, os funcionários das próprias vítimas.

. Por: David Fernandes da Silva, CPP, é diretor da Previne Security, empresa especializada em consultoria em segurança e sistemas integrados. É diretor do 1° Portal do Gestor de Segurança Acadêmico. No Brasil, é o 31º brasileiro a receber o CPP - Certified Protection Professional, maior certificação internacional em segurança e que representa uma medida objetiva do conhecimento e competência de um profissional na área de gestão de segurança empresarial. Em todo o mundo é o maior reconhecimento aos profissionais da área. Também é Diretor de Assuntos de Prevenção do CONSEG Água Fria / Mandaqui / Tremembé (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira