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10/03/2022 - 08:32

Fórum Fimec traz conteúdo para transformar o setor coureiro-calçadista


Atração reuniu palestras e debate sobre sourcing mundial, apresentando oportunidades e proporcionando conhecimento aos visitantes.

Proporcionar um conteúdo transformador para movimentar a indústria foi o objetivo do 4º Fórum Fimec, que aconteceu no dia 09 de março (quarta-feira), junto à programação da 45ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). A atração trouxe palestras e um debate conduzidos por profissionais de referência nacional e internacional e com temas pertinentes do setor, buscando promover networking e atualização profissional para potencializar negócios. A feira segue até quinta-feira (10), na Fenac, em Novo Hamburgo/RS.

Um dos temas abordados nesta edição do Fórum foi “Recomendações para a Moda Sustentável Brasileira”, quando foi lançado um instrumento para orientar mudanças na forma de produzir, vender e consumir moda no Brasil. Na conversa, Lucilene Danciguer, diretora do Colabora Moda Sustentável destacou que, atualmente, a sustentabilidade é uma jornada difícil de ser comunicada. —O consumidor está perdido e se questionando o que é sustentável, por isso é necessário investir nisso. Acreditamos que a moda é um vetor de mudança e também algo a ser transformado. A gente transforma e é transformado pela própria moda— enfatizou Lucilene.

A conversa também contou com a participação de Laura Madalosso, Cofundadora da Cora Design e Cristian Schlindwein, Gestor de Projetos da Abicalçados. —Todo mundo está discutindo os problemas, aqui nós temos os caminhos para resolvê-los”, apontou Laura. Já Schlindwein destacou que a sustentabilidade também deve considerar o processo e não somente o produto final. “Nós, da cadeia do calçado e que estamos trabalhando nesse desenvolvimento, podemos dizer que existe uma vertente, pois há empresas do setor que já olham para o seu impacto e para o seu processo sustentável, que já tem um cuidado com os resíduos, as pessoas e o meio ambiente —pontuou.

A segunda palestra da tarde abordou “Sustentabilidade e Inovação em Adesivos – Henkel”, com Jeferson Segantini, Gerente de Vendas Brasil e Desenvolvimento de Negócios Latam na Henkel e Pedro Bueno, gerente técnico na Henkel Latam. Bueno explicou sobre as propriedades da inovação. —É um adesivo reativo, ou seja, necessita de calor para ser aplicado, porém é 100% sólido, então não possui nenhum tipo de solvente nem água em sua composição. Assim, o primeiro ponto é que não é necessária uma etapa de secagem— destacou. Além disso, eles explicaram que se trata de um produto que possibilita automação, o que gera redução no custo total do produto.

Na sequência, Matt Priest, presidente e CEO da Footwear Distributors & Retailers of America (FRDA), associação dos revendedores e distribuidores de calçados nos Estados Unidos, falou sobre o “Mercado Americano de Calçados”. Na oportunidade, Priest explicou que esse é um mercado que cresce massivamente. —O mercado americano de sapatos se define em duas palavras: resiliência, pois enfrentamos a tempestade juntos com os parceiros; e agilidade, já que enfrentamos os problemas de forma rápida —explicou. Ele ainda falou sobre as oportunidades do Brasil no cenário atual. —Atualmente, 42% dos fornecedores são chineses. Embora a liderança seja deles, muita coisa está mudando, pois o Brasil está ressurgindo desde 2021 e se tornando mais competitivo —contextualizou, explicando que o volume de importações e exportações do Brasil está crescendo. —Muitos negócios podem vir do Brasil, pois as questões geopolíticas da China geram uma certa instabilidade no mercado —pontuou. Priest incentivou o Brasil a continuar investindo para ter preços competitivos no mercado. —A cultura brasileira e latino-americana são fortes aqui no mercado norte-americano. O Brasil precisa ter dinamismo na nossa indústria, procurando bons negócios de forma inteligente. É preciso encontrar novos fornecedores, com produtos inovadores e preço competitivo —complementou.

Sourcing mundial em debate —O evento ainda contou com um debate com a temática “Sourcing Mundial de Calçados: a oportunidade da América Latina”. Na ocasião, Marcelo Schmidt, SVP, Head of Global Sourcing – Camuto Group, a Designer Brands Company, destacou que é possível transformar a crise em uma oportunidade de negócio. —A demanda pode existir de maneira permanente. Temos que ter consciência de olhar a longo prazo, acreditamos muito no potencial e na capacidade do Brasil de se adaptar— pontuou.

Já Christian Thomas, general manager Brazil Office também da Camuto Group, a Designer Brands Company..., explicou que o Brasil precisa “pegar essa fatia do mercado e não a deixar escapar de novo”. Para ele, este é um momento especial, já que a demanda dos americanos está maior. —Os pedidos que estão migrando da Ásia para o Brasil irão para outros países da América Latina e precisamos nos unir, todos os setores do cluster calçadista”, pontuou. Ele ainda destacou que encontros como o Fórum Fimec são importantes para o setor. —Esta é a última chance do calçado. Se algo não for feito de imediato, o setor irá morrer nesta geração — contextualizou.

Considerando este cenário, André da Rocha, diretor da Master Soluções Que Conectam, destacou que a indústria de máquinas brasileira tem muito a evoluir e trazer soluções para as fábricas. —Os sapatos da New Balance demoram três horas para serem finalizados, enquanto no Brasil demoram, em média, 5 dias para ficarem completamente prontos —exemplificou, destacando que há espaço para crescer.

Também participaram do momento: Gerson Berwanger, presidente da Bertex Produtos para Moda; Eduardo Fuga - diretor da Fuga Couros S/A; Mauricio Wendling – diretor Comercial da Indústria de Calçados Wirth; e Luiz Valentim Corneo – diretor Presidente na ECX Global. O debate teve a mediação de Diogo Carlos Leuck, presidente da ACI-NH/CB/EV. 45ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), de 08 a 10 de março 2022(terça a quinta-feira), das 13 às 20 horas, na Fenac | Acesso exclusivo pelo novo Salão Nobre: Av. Nações Unidas, 3825 – Bairro Ideal – Novo Hamburgo/RS, Brasil.Credenciamento: antecipe o credenciamento pelo site. Credenciamento gratuito para profissionais do setor. Feira profissional - proibido o acesso de menores de 16 anos. Realização: Fenac Experiências Conectam. Patrocínio: Covestro, Sicredi Pioneira e Transduarte. Apoio: Abicalçados, Abiacav, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV, Aicsul, Assintecal, CICB, Fiergs, IBTeC e Sebrae/RS. | www.fimec.com.br e as redes sociais.

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