Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2008 - 09:13

Paraty se prepara para ser referência cultural

Ministério do Turismo investiu quase R$ 400 mil em ações no município que resultaram no Plano de Marketing para projetar o destino como opção de Turismo Cultural.

Brasília - Mar de Cultura é o nome do evento que será realizado no dia 6 de junho (sexta-feira), em Paraty (RJ), para apresentação do Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural do município. Esse mapeamento inédito das manifestações culturais de Paraty é um dos resultados do projeto "Paraty - Referência em Turismo Cultural", realizado pela Associação Casa Azul com o apoio do MTur, que investiu cerca de R$ 400 mil na parceria firmada em novembro de 2007. O plano, elaborado pela Chias Marketing, apresenta, além do diagnóstico das manifestações culturais do município, as estratégias que podem ser adotadas para projetar Paraty como destino de turismo cultural. Na oportunidade, também será apresentada a marca turística do destino.

O objetivo do projeto desenvolvido em Paraty é redesenhar os roteiros e levar aos turistas produtos culturais e todas as belezas naturais da cidade. "A intenção é transformar o município em referência para as práticas de Turismo Cultural no Brasil", disse o secretário Nacional de Políticas do MTur, Airton Pereira. Durante o Mar de Cultura, será inaugurada uma exposição, que leva o mesmo nome do evento, e estará disponível até 6 de julho. "Nesse espaço, o público poderá conferir o potencial de Paraty identificado pelo plano para o segmento cultural", explicou Pereira. A exposição é outro resultado do trabalho aplicado em Paraty.

De acordo com o levantamento da Chias Marketing, 13% dos turistas acreditam que o Centro Histórico é o melhor de Paraty, percentual que ficou em primeiro lugar. Para 11%, em segundo lugar, estão as praias do município. Já para 7%, terceiro lugar, o melhor é a história e o patrimônio.

As atividades realizadas pelos turistas em Paraty também foram identificadas na análise. Quando questionados, 39% responderam que fizeram visitas a museus e monumentos em 2008. "Em 2003, ano de criação do MTur, o percentual de turistas que afirmou realizar atividades culturais era de 15%", lembrou o secretário do MTur. A segunda atividade mais realizada neste ano, segundo 34% dos entrevistados, estava relacionada à natureza.

O diagnóstico identificou também as dificuldades enfrentadas pelo município para se desenvolver como destino cultural, entre elas baixa qualidade da oferta comercial e da capacidade de inovação na elaboração e oferta do produto turístico cultural. "A partir daí, o plano propõe objetivos e metas a serem aplicados e cumpridos em Paraty, e isso vamos validar com a comunidade", disse Airton Pereira.

O plano de marketing foi construído com o apoio de comissões, formadas por representantes da comunidade local, meios de hospedagem, receptivo, entre outros. A idéia traçada foi a de desenvolver Paraty como produto cultural com o foco em duas características marcantes do município: centro histórico e vivência com comunidades tradicionais (caiçaras, quilombolas e indígenas).

O evento, que é uma oportunidade para empresários, agentes de viagem, formadores de opinião e moradores conhecerem Paraty a partir da perspectiva cultural, terá a apresentação da íntegra do Plano de Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty feita pelo consultor de turismo em marketing, Josep Chias. A marca turística do destino, elaborada para projetar culturalmente o município, será apresentada pelo designer Kiko Farkas.

A iniciativa do planejamento proposto no Plano de Desenvolvimento Cultural de Paraty faz parte do projeto Destinos Indutores, previsto no Plano Nacional de Turismo 2007-2010, do governo federal. A cidade de Paraty está entre os dez municípios apontados como destinos-referência e foi escolhida como modelo em turismo cultural. Segundo a Embratur, Paraty ocupa a 11ª posição no ranking de visitação de estrangeiros.

.Mar de Cultura, evento que faz parte do projeto "Paraty - Referência em Turismo Cultural" - dia 06/06/2008, das 15h às 18h30, na Casa da Cultura de Paraty (Rua Dona Geralda, 177 _ Paraty (RJ). | Por: AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira