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12/03/2022 - 07:34

Frota Hamburgo "Dresden" e "Praga" tem saldo positivo


Os dois novos barcos de combate a incêndios de Hamburgo impressionam com seus sistemas de acionamento híbrido diesel-elétrico ecológicos e sistemas de bateria da EST-Floattech.

Após os primeiros 100 dias de operação, a Flotte Hamburg está completamente satisfeita como operadora dos dois novos barcos de combate a incêndio "Dresden" e "Praga": —Devido à aprovação total para o uso do sistema de bateria EST 'Green Orca 1050' em navios de navegação interior, que já estavam disponíveis no início do projeto, os primeiros navios híbridos da frota de Hamburgo foram colocados em operação com sucesso em estreita cooperação com o estaleiro de construção Damen Shipyards e o parceiro de projetos elétricos e de automação Royal Van der Leun —relata Christof Sacher, gerente de projetos da Flotte Hamburg, responsável pela nova construção dos dois navios Subsidiária da Autoridade Portuária de Hamburgo (HPA).

A frota de Hamburgo, que desde 2017 é a gestora da frota de todos os cerca de 50 navios da Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo, está implementando sua estratégia ambiental para ambos os barcos de combate a incêndios. O conceito de 5 pilares inclui a mudança para combustíveis de baixa emissão (pilar I), bem como pós-tratamento de exaustão para novas aquisições (pilar II), modernização de navios existentes (pilar III) e operação eficiente de navios (pilar V). Um exemplo do Pilar IV - tecnologias de acionamento inovadoras — é o acionamento híbrido diesel-elétrico com buffer de bateria, que combina potência, confiabilidade e proteção ambiental de forma otimizada.

Módulos com certificação DNV da EST-Floattech com capacidade de bateria de 315 quilowatts-hora não — O sistema de baterias dos dois navios, com 35,50 metros de comprimento e 7,80 metros de largura e velocidade máxima de doze nós, foi fornecido pela empresa holandesa de tecnologia de energia EST-Floattech, que tem dez anos de experiência no desenvolvimento e instalação de baterias de lítio em navios podem cair de volta. Os módulos "Orca 1050", certificados pela sociedade classificadora DNV, possuem, cada um, uma capacidade total de bateria de 315 quilowatts-hora. O plug-in híbrido permite até quatro horas de viagem totalmente elétrica e, portanto, livre de emissões pelo porto a uma velocidade média.

Um aspecto importante na escolha dos sistemas de bateria foi a segurança do uso das baterias de íon-lítio. —Usamos células de bateria de bolsa de alta qualidade que garantem alta densidade de energia, boa dissipação de calor e alta eficiência energética— explica Marc Mühlenbeck, gerente de contas de vendas da EST-Floattech Hamburg, subsidiária alemã da empresa holandesa fundada em 2021. —Além disso, dois sistemas independentes de gerenciamento de bateria monitoram e controlam o carregamento e descarregamento seguro. Outros recursos de segurança incluem uma caixa à prova de fogo e um sistema de ventilação em caso de fuga térmica—.

Blackout praticamente impossível, design compacto da bateria, alto padrão de segurança — Este equipamento provou-se na prática: —Devido à implementação amigável do gerenciamento de energia a bordo e à integração suave das baterias como uma espinha dorsal confiável do fornecimento de energia a bordo, o acionamento híbrido teve a maior aceitação entre as tripulações desde o primeiro dia de operação, contrariando as ressalvas iniciais —diz Sacher . —Em particular, a movimentação quase silenciosa ao dirigir eletricamente e o fato de que um apagão clássico do navio é praticamente impossível é a base para a grande popularidade. Na fase de projeto, a estrutura compacta das baterias como sistema encapsulado e o alto padrão de segurança em termos de projeto e monitoramento pelo sistema integrado de gerenciamento de baterias foram decisivos— completa.

E a nova tecnologia de propulsão também foi bem recebida pelas tripulações: —Estou encantado com o manuseio dos dois bombeiros no modo híbrido —diz Melvin Siebold, capitão da Flotte Hamburg. —Como capitão, posso não apenas realizar manobras extremamente precisas, mas também navegar por grandes partes do porto de Hamburgo em modo de bateria com um estilo de direção voltado para o futuro. Além de uma condução agradável e silenciosa, também observo que meus colegas não estão expostos a gases de escape ao trabalhar no convés—.

Josefin Klindt, Marc Mühlenbeck

Tanto o "Prag", que é fretado em tempo integral para a brigada de incêndio de Hamburgo, quanto o "Dresden", que é usado multifuncionalmente pela HPA (por exemplo, para inspeções de edifícios) e pela brigada de incêndio, foram construídos nos estaleiros da Damen Hardinxveld. | www.est-floattech.com

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