Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2022 - 07:47

Killing S.A. Tintas e Adesivos é certificada pelo Programa Origem Sustentável em nível Ouro


E conquista Prêmio Primus Inter Pares.

Em noite de eventos da Assintecal, a Killing foi reconhecida como uma das empresas que tem as práticas sustentáveis certificadas pelo único programa de sustentabilidade no mundo que certifica a cadeia calçadista e venceu o Prêmio Primus Inter Pares na categoria Inovação Tecnológica, com o Sistema Run.

A Killing S.A. Tintas e Adesivos, que completa 60 anos de trajetória em maio de 2022, saiu vitoriosa da noite eventos promovida pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) que aconteceu nesta segunda-feira, 07 de março. Durante o evento, a marca recebeu o Selo Origem Sustentável, em nível Ouro, uma identificação das empresas certificadas pelo Programa Origem Sustentável, o único a certificar a sustentabilidade na cadeia calçadista, conduzido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Assintecal. Além disso, a Kisafix também conquistou o Prêmio Primus Inter Pares, na categoria Inovação Tecnológica, com o Sistema Run. A cerimônia de entrega da certificação e do prêmio ocorreu no Hotel Swan Tower, em Novo Hamburgo/RS.

A sustentabilidade faz parte da Killing desde a sua fundação, ainda que, na época, as discussões sobre o tema não fossem difundidas. Celestino Killing, fundador da empresa, foi o grande responsável por arraigar a sustentabilidade na cultura da Killing, promovendo ações de preservação ambiental como a manutenção e o plantio de árvores nativas no pátio da matriz. Para mais, o objetivo era fornecer soluções de qualidade, fortalecendo a competitividade do arranjo produtivo do Vale dos Sinos, além do conhecimento e a cultura da região. Na dimensão ambiental, ainda destaque-se o uso total de energia elétrica de origem renovável desde 2019 e o parque fabril adequado para a minimização da evaporação e recuperação de solventes durante o processo produtivo.

O comprometimento da Killing com a sustentabilidade não parou por aí. Seguindo a trajetória de crescimento da empresa, a Killing se atentou às novas possibilidades e foi pioneira no desenvolvimento e na implantação de adesivos base água na indústria calçadista brasileira, ainda em 1994. Além disso, a empresa tem desenvolvido novas tecnologias de colagem isentas de solventes que promovem a redução de etapas do processo produtivo, de refugos e da necessidade de recursos hídricos e de energia.

Seguindo os quatro pilares de sustentação do conceito: econômico, ambiental, cultural e social, a Killing realiza diversas ações de apoio e promoção da cultura e do desenvolvimento social. Relembramos as frequentes colaborações nas revitalizações de patrimônios históricos, como museus e monumentos gaúchos, além do simbólico Muro da Mauá, em Porto Alegre/RS. No campo social, a Killing realiza diversas doações a projetos e organizações sociais que vão desde cestas básicas a tintas e materiais de pintura para revitalizações de espaços.

— Em 2020, estabelecemos o Comitê de Sustentabilidade, na Killing, composto por um time multidisciplinar e ligado diretamente à presidência da empresa. O comitê tem o objetivo de levantar e gerenciar as ações ligadas à sustentabilidade e ESG na organização, permeando de forma matricial e independente. A certificação no Programa Origem Sustentável, em nível Ouro, é uma grande conquista, resultado de esforços coletivos constantes que tem origem na fundação da empresa e nos valores de nosso fundador. O processo de certificação forneceu muitas ideias de como a Killing poderá evoluir ainda mais neste tema. Os próximos passos serão a triagem destas ideias através do comitê, avaliando a viabilidade. A Política de Sustentabilidade irá evoluir de forma a alinhar a empresa aos padrões e práticas ESG — explica Guilherme Medaglia, gerente de marketing da Killing.

Para receber a certificação no Programa Origem Sustentável, é preciso estar adequado às melhores práticas internacionais de sustentabilidade, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ao Global Reporting Initiative, seguindo os indicadores em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. O programa é divido em quatro níveis de certificação para acompanhar os estágios de evolução das empresas, sendo eles: bronze, prata, ouro e diamante. O Selo tem abrangência internacional e validade garantida por dois anos.

Perfil — O Sistema Run consiste em dois produtos exclusivos da Kisafix: um solvente de limpeza de EVA e um adesivo, que juntos reduzem tempo, etapas, equipamentos e custos operacionais. Um processo convencional de colagem em uma produção de calçados passa por quatro etapas essenciais: a limpeza do solado, a aplicação primer, o processo de cura UV e a aplicação do adesivo. O Sistema Run reduz esse processo pela metade, pois não necessita da aplicação do primer e do processo de cura UV. A solução garante, no mínimo, 20% em melhoria de processo em aplicações com adesivos aquosos ou no mínimo 30% em melhoria de processo em aplicações com adesivos à base de solvente.

Além disso, o Sistema Run torna o processo de colagem de EVA 30% mais rápido, reduzindo, no mínimo, 10 minutos, tempo de secagem do primer. A economia gerada com a utilização da solução criada pela Kisafix pode chegar a R$ 8 mil por mês, com a redução de consumo de energia de até 80kw por dia, devido a não utilização do equipamento de cura UV, também não há custo de manutenção. Com Sistema Run, a emissão de gás ozônio no processo de colagem é zero, a quantidade de produto utilizado é menor e o processo fica mais eficiente. A solução garante colagem resistente ao envelhecimento acelerado, ao amarelamento e à lavagem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira