Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2022 - 08:01

Santander Datagro Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2022/23 supera expectativa

De participantes presenciais. Com direito à viagem inaugural de ônibus movido a biometano, evento reuniu autoridades, executivos do setor sucroenergético, produtores, usineiros e mais de 1300 pessoas.

A 6ª edição do evento Santander Datagro Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2022/23 foi o destino da viagem inaugural do ônibus para transporte coletivo urbano da Scania, movido a biometano e/ou gás natural, no dia 09 de março (quarta-feira). A viagem experimental, inédita na cidade de Ribeirão Preto, foi responsável pelo traslado das autoridades que participaram da abertura oficial do evento.

Estavam a bordo: o senhor Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto; Arnaldo Jardim, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Valorização do Setor Sucroenergético; Itamar Borges, secretário de Estado da Agricultura do Estado de São Paulo; Francisco Maturro, secretário executivo; Christopher Podgorski, CEO e presidente, Scania Latin America; Plinio Nastari, presidente Datagro; Eduardo Leão, diretor executivo Unica; Maurilio Biagi Filho, presidente, Grupo Maubisa; João de Biase, vice-presidente do Corporate, Santander Brasil; entre outros importantes nomes.

Em seu retorno ao formato presencial, mas também com transmissão ao vivo para mais de 2000 participantes, o evento Santander Datagro Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2022/23 realizado dia 09 de março, em Ribeirão Preto (SP), recebeu o dobro da quantidade prevista de participantes presenciais nesta retomada pós-Covid: foram 1380 participantes. Representando um aumento de 20% em relação ao número da última edição totalmente presencial do evento, em 2020.

Durante a cerimônia de abertura, a guerra entre Ucrânia e Rússia, assunto em voga na mídia, foi também foco de considerações feitas pelas autoridades e executivos do segmento sucroenergético presentes.

A mensagem central foi de que a atual situação de fornecimento de petróleo e gás provenientes da Rússia é mais um fator que aponta para a importância de se continuar avançando em direção a uma economia descarbonizada, que proporcionaria independência global de combustíveis fósseis.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite adiantou que além de estar apto a receber elevados volumes de investimentos em projetos “verdes”, o Brasil já desenvolve propostas para viabilizar a criação de um mercado de carbono nacional.

Ele afirmou que o país é o que mais apresenta diversidade de rotas para descarbonização e que a geração de créditos de carbono verdes, inclusive advindos do biometano, poderão ser negociados e utilizados na prática como ativos ambientais-financeiros do Brasil.

—Poderemos exportar estes créditos— disse.

Ainda durante a cerimônia de abertura, Patrick Tranjan, subsecretário de Articulação Regional de São Paulo, que na oportunidade representou o senhor Rossieli Soares, Secretário da Educação do Estado de São Paulo, anunciou que o governo do Estado revisará o material didático utilizado no sistema educacional público, com o intuito de corrigir incongruências acerca do que se fala a respeito do agronegócio.

—A maneira como se fala do agro no material escolar é o modo como a população vai enxergar o agro —disse Tranjan.

No evento, a Datagro anunciou parceria com o movimento "De Olho no Material Escolar", cuja missão é contribuir para que o conteúdo do material didático distribuído às escolas reflita a realidade moderna e atual do agro brasileiro.

—Eu quero dizer com muito orgulho que a Datagro faz parte da associação, contribuindo com conteúdo para ajudar a haver uma melhor compreensão das nossas crianças sobre a importância do agro para todo o pais”, disse Plinio Nastari.

A Datagro divulgou, também, suas estimativas para a safra de cana 2022/23 em painel moderado por Renato Pontes Cunha, presidente Sindaçúcar – PB e Presidente da Novabio, com participação de Plinio Nastari, presidente da Datagro; Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); e Alberto Gomes, engenheiro agrônomo da Datagro.

Destaque para ameaça à safra 22/23 no Centro-Sul do Brasil devido ao clima irregular. As condições do primeiro terço da safra, piores por conta do fogo e geadas do ano passado, trazem viés de baixa para estimativa de 562 milhões de toneladas de cana para a região, por enquanto maior que a de 21/22 — 525 milhões de toneladas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira