Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2008 - 09:29

O impacto da violência na saúde física e mental da população

Os ataques terroristas enfrentados por vários países do planeta, tornaram a violência um assunto global e atual. Sem conviver diretamente com o terrorismo, mas enfrentando uma guerra civil surda e não declarada, os grandes centros urbanos do país convivem com níveis elevados de violência, e altas taxas de homicídios, que atingem principalmente os estratos mais jovens da população. A violência afeta diretamente nosso cotidiano, impondo restrições e sofrimento, sendo sem dúvida uma das maiores causas de prejuízo a sociedade, com conseqüências importantes na saúde física e mental da população. A violência tornou-se matéria diária dos noticiários trazendo uma sensação de imobilidade, como se nada pudesse ser feito para mudar este cenário.

Com o progressivo reconhecimento de que a violência representa um importante problema de saúde pública devido aos efeitos deletérios que acarretam sobre a saúde geral e, principalmente, sobre a saúde mental dos habitantes de grandes centros urbanos, vem crescendo substancialmente a demanda por conhecimentos que possam subsidiar o desenvolvimento de políticas e práticas capazes de prevenir a instalação de problemas de saúde mental entre as vítimas da violência, ou de tratá-los adequadamente, quando já instalados.

A idéia do Simpósio é apresentar várias pesquisas que avaliam fatores de risco para o desenvolvimento do transtorno de estresse pós-traumático.

Essas pesquisas incluem fatores psicológicos, sociais e biológicos; estudos sobre a eficácia de medidas terapêuticas também serão discutidos no evento.

Como o Instituto do Milênio engloba áreas distintas do saber, integrando diversos domínios de pesquisa, temos a convicção de que seus resultados permitirão que se avaliem as conseqüências da violência sobre a população brasileira e vão fornecer subsídios consistentes para o planejamento de ações de saúde - tanto de prevenção, quanto de tratamento.

O simpósio contará, também, com a presença de diversos participantes internacionais que há anos desenvolvem pesquisas relacionadas à violência e saúde mental e que poderão contribuir com sua expertise para a busca de soluções preventivas e terapêuticas que melhor se adaptem à realidade do país, bem como para o aprofundamento do estudo científico dos temas abordados.

O formato do evento, que conta com diferentes modalidades de apresentação - conferências, mesas redondas e seção posters, bem como com mini-cursos – irá contemplar um público diversificado, que inclui desde alunos de graduação, até pesquisadores experientes, passando por pós-graduandos e profissionais de diversas áreas e diferentes tipos de instituição. Com isso, o evento pretende contribuir tanto para o desenvolvimento científico e acadêmico, quanto para o aprimoramento e instrumentalização dos profissionais que lidam com as conseqüências da violência em sua prática cotidiana. Este forum é ímpar para a constituição de parcerias e redes que integram o Instituto do Milênio visando acumular conhecimento para subsidiar a sociedade no combate à violência.

Serviços I Simpósio Internacional de Violência e Saúde Mental, nos dias 20, 21 e 22 de junho, na Rua Botucatu, 862 - Vila Mariana - São Paulo (Unifesp) Universidade Federal de São Paulo). Valor das inscrições: de R$ 130,00 a R$ 300,00. Mais informações no site: www.detaileventos.com.br/simposiointernacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira