Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2008 - 09:33

Estudante vence concurso no Brasil e apresenta projeto para ING Renault F1 Team

Gustavo Brambilla representará o Brasil na etapa final do concurso mundial da Altran, disputando estágio remunerado no departamento de engenharia da escuderia, na Inglaterra.

A Academia Altran de Engenharia (Altran Engineering Academy) acaba de anunciar o projeto que representará o Brasil na disputa mundial pelo estágio remunerado no Departamento de Engenharia do ING Renault F1 Team, em Enstone (Inglaterra). Desenvolvido por Gustavo Brambilla, que cursa o último ano de Engenharia Mecânica Automobilística na FEI (SP), o projeto propõe o desenvolvimento de um sistema hidráulico que refina a variação de cambagem da suspensão dianteira para carros de Fórmula 1. “Até o último segundo, eu nem imaginava quem poderia vencer. Foi uma excelente surpresa, pois os demais projetos também são bem interessantes”, comemora Brambilla.

“É difícil conseguir o melhor ângulo de inclinação dos pneus para satisfazer todo o circuito, pois cada tipo de curva sugere uma cambagem ideal”, explica. Foi pensando neste problema que o estudante, de 24 anos, teve a idéia de criar um sistema para otimizar a capacidade de força lateral gerada pelos pneus e ampliar performance dos veículos nas curvas. “Se aumentarmos a aderência dos pneus nas curvas, os carros poderão ter mais segurança e velocidade.”

Sem nenhum dispositivo eletrônico, Brambilla idealizou um sistema hidráulico que atuará na suspensão dianteira dos carros de Fórmula 1. O objetivo é possibilitar uma regulagem mais precisa e adequada do ângulo de cambagem cada trecho do circuito. “Ao esterçar o veículo, o sistema acionará a entrada ou a saída do fluido que vai controlar a movimentação dos braços superiores da suspensão dianteira. Dessa forma, a inclinação dos pneus poderá alcançar o ângulo mais adequado para cada trecho do circuito”, detalha.

Inglaterra: a grande final - Brambilla já se prepara para a etapa final do prêmio, que acontecerá no dia 30 de junho, em Enstone (Inglaterra), onde irá disputar o sonhado estágio com representantes de mais sete países. Se vencer, Brambilla passará seis meses no Departamento de Engenharia do ING Renault F1 Team, com acomodação, carro e bolsa total de £6.500.

Com o apoio de consultores da Altran, especializados em projetos para a indústria automobilística, o estudante quer incrementar sua proposta. “Com a ajuda da Altran, espero conseguir mais dados técnicos do carro para detalhar meu projeto. Quero investir nas explicações técnicas para representar bem o País e tentar trazer este prêmio para a Altran do Brasil.”

Este ano, a quinta edição do prêmio da Altran Engineering Academy reuniu 16 projetos brasileiros. Entre os quatro semifinalistas selecionados, Brambilla se destacou ao lado dos concorrentes Diego Pagliari, Jossano Marcuzzo e Marcos Magalhães.

Comissão julgadora - A análise dos projetos foi comandada pelo presidente da Altran no Brasil, Patrick Dauga, acompanhado pelo júri multidisciplinar composto por Augusto César França Pessoa, diretor de engenharia da Ericsson; Betto D´Elboux, editor e piloto de testes da revista Racing; Vilson Silva, supervisor de engenharia de desenvolvimento da Continental Siemens VDO; Marc Barral, diretor adjunto de engenharia de veículos para o Mercosul da Renault; Milton Bueno da Silva Neto, gerente de experimentação da PSA Peugeot Citroën; e pelos diretores da Altran do Brasil, Daniel Campos, Rafael Giacobbe e Samuel Moleiro.

Segundo Dauga, além de apresentar um projeto excelente, Brambilla se demonstrou equilibrado, sério e bastante dedicado. “É este tipo de talento que queremos apoiar, seja no trabalho de consultoria, nas pistas ou nos boxes”, completa.

A Altran mantém especialistas na unidade de motores do ING Renault F1 Team, em Viry-Châtillon (França), e na fábrica de chassis, em Enstone (Inglaterra). Segundo Dauga, a parceria entre a Altran e a escuderia francesa é um excelente exemplo da experiência e versatilidade da consultoria. “Desde 2004, quando a Altran Engineering Academy foi criada, recebemos projetos do mundo todo, criados por candidatos que sonham em trabalhar em uma escuderia de ponta. Os vencedores das edições de 2004 e 2005, por exemplo, foram efetivados no ING Renault F1 Team”, lembra Dauga.

Pistas e veículos desde a infância - Natural de Santos (SP), Gustavo Brambilla sempre teve paixão por automobilismo. Desde 1990, quando tinha apenas seis anos, sua família mantém um autocross – veículo mais conhecido como 'gaiola', no meio off-road.

Embora já tenha participado de diversas competições, atualmente Brambilla utiliza a gaiola apenas para diversão e treinamento profissional. Isso porque, nas horas vagas, o estudante aplica o aprendizado adquirido na faculdade em seu próprio veículo, que já tem diversas adaptações. “Esta gaiola era ideal para andar nas dunas, mas foi modificada para trilhas e, de vez em quando, deixa até jipes para trás”, finaliza.

Fundada em 1982, na França, a Altran é líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação, destacando-se no setor como um dos maiores do mundo. A Altran emprega 17.500 colaboradores e fatura US$ 2.3 bilhões ao ano.

Entre as empresas que compõem o grupo Altran, destacam-se Arthur D.Little, Cambridge Consultants, Hilson Moran, Control Solutions, Media Aerospace, Pr(i)me, DCE Consultants, Praxis, Synectics e Segime.

A empresa está presente no Brasil desde 1999, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sob o comando de Patrick Dauga – executivo com mais de 20 anos de experiência na América Latina, Ásia, Europa e EUA –, as operações da companhia no Brasil envolvem quatro áreas complementares: Consultoria em Tecnologia e Inovação (Altran Technologies), Consultoria em Engenharia (Altran TCBR), Consultoria em TI (Altran CIS) e Consultoria Estratégica e Gestão (Arthur D.Little).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira