Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/03/2022 - 08:26

Parceria entre empresas: uma relação de cooperação mútua

Pouca gente sabe, mas a parceria empresarial é uma estratégia muito comum no mundo dos negócios — no entanto, pode se tornar incrivelmente desafiadora. Cada união tem uma dinâmica e formatos únicos, que dependem de diversos fatores estabelecidos antes e durante o relacionamento entre as empresas. Para se obter uma junção estratégica que visa a otimização dos recursos e o agregamento de competências complementares entre os parceiros, é importante lembrar o que cada um pode oferecer para que esta relação seja saudável do ponto de vista econômico e cultural dentro da companhia.

Quando duas empresas firmam uma parceria, passam a ganhar a atenção de clientes ou pessoas que talvez nunca soubessem da existência de suas marcas. Além disso, há um compartilhamento de leads e maiores chances de crescimento e ampliação nos processos de inovação.

70% das inovações feitas em parcerias são voltadas para o “core business” da empresa. Outros 30% estão relacionados a novos mercados e fronteiras de negócio.

Neste cenário colaborativo, quem se une resiste, enquanto outros padecem pela dificuldade de união. De acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita Federal e com levantamento de campo, a taxa de mortalidade dessa área de negócios é de 29%. Já as microempresas têm taxa, após cinco anos, de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%. Nos últimos anos, as empresas entenderam que, se ficassem fechadas em seus ambientes, teriam mais dificuldades para inovar e poderiam perder competitividade diante dos concorrentes.

Um ponto interessante é que essa proposta de criar laços de cooperação mútua entre empresas é bem recente, entretanto demonstra ampla adesão — e essas parcerias vão desde a criação de novas soluções, até ações promocionais direcionadas à divulgação de produtos, serviços ou simplesmente das próprias marcas parceiras.

Portanto, é importante estar de olhos abertos para as possibilidades que o mercado te apresenta. Ser parceiro de uma empresa ou de um empresário requer uma relação próxima e saudável, que dará insumos a você e ao seu parceiro sobre a hora de irem, ficarem ou se juntarem a outras empresas para conquistar resultados extraordinários.

Um brinde à saúde de todos. Inclusive a dos nossos negócios.

. Por: Felipe Podolano, Diretor de Alianças Estratégias da CertiSign, IDtech e especialista em identidade e segurança digital.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira